A Etiqueta ao se Fazer as Refeições

A Etiqueta ao se Fazer as Refeições
Compartilhe

Pergunta: Qual é a etiqueta islâmica ao se fazer as refeições?


Resposta: Todos os louvores são para Allah.

 No Islam, existe a etiqueta ao se fazer refeições.

 A etiqueta antes da refeição iniciar:

 1- Lavar as mãos antes de comer: As mãos devem ser lavadas antes de comer, para que elas estejam limpas quando a pessoa as usa para comer, para que ela não seja prejudicada por alguma sujeira existente em suas mãos.

2- Parte da etiqueta da alimentação é perguntar sobre a comida se você é um convidado e não sabe o que é (que tipo de comida está sendo servida), e você não tem certeza do que está sendo oferecido a você. O Mensageiro (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) não costumava comer até que lhe fosse dito o que era ou como se chamava, para que ele soubesse o que era. Al-Bukhaari narrou de Khaalid ibn al-Waleed que ele e o Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) entraram em Maymoonah, que era a tia materna de Khaalid e a tia materna de Ibn ‘Abbaas, e descobriram que ela havia assado lagarto que a irmã dela Hafeedah bint al-Haarith tinha trazido de Najd. Ela ofereceu o lagarto ao Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele), mas raramente ele se servia antes de ser dito a ele até que lhe fosse dito que tipo de comida era. O Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) esticou seu braço para alcançar a comida, então uma das mulheres que estavam presentes disse, “Diga ao Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) que o que lhe está sendo oferecido é lagarto.” O Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) voltou atrás, e Khaalid ibn al-Waleed perguntou, “Lagarto é haraam, Oh Mensageiro de Allah?” Ele disse, “Não, mas não é encontrado nas terras do meu povo e eu sinto que eu poderia não gostar.Khaalid disse, Então eu mastiguei e comi e o Mensageiro de Allah estava olhando para mim. (Narrado por al-Bukhaari, 5391; Muslim, 1946)

 Ibn al-Teen disse:

Ele costumava perguntar, porque os árabes comiam qualquer coisa pois a comida era difícil de se encontrar. O Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) podia não gostar de algumas coisas, então por isso que ele perguntava. Isto pode ser interpretado como se ele costumava perguntar porque alguns animais são proibidos pela shariah e outros são permitidos, mas eles (os árabes) não consideravam nada proibido e eles poderiam ter trazido alguma carne assada ou grelhada a ele que não poderia ser distinta de outros tipos se não fosse perguntado. (Fath al-Baari, 9/534)

 3- Apressar-se a comer quando o alimento é trazido pelo anfitrião: Parte em honrar o convidado é se apressar a oferecer-lhe algo e parte em honrar o anfitrião é apressar-se em aceitar o alimento e comer dele. Se o anfitrião vê que o convidado não está comendo, ele pode pensar algo ruim. Então o convidado tem que acalmar seu anfitrião apressando-se em comer da sua comida, pois isso irá acalmá-lo.

 4 – Mencionar o nome de Allah antes de comer: É obrigatório mencionar o nome de Allah antes de comer. Isso significa dizer “Bismillah (em nome de Allah)” quando começar a comer. Foi narrado por Umm Kalthoom de Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) que o Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quando um de vocês comer, mencione o nome de Allah. Se ele esquecer-se de mencionar o nome de Allah no início, então que diga ‘Bismillaahi awwalahu wa aakhirahu (Em nome de Allah no início e no final).” (Narrado por al-Tirmidhi, 1858; Abu Dawood, 3767; Ibn Maajah, 3264. Classificado como saheeh por al-Albaani em Saheeh Sunan Abi Dawood, 3202).

 E Umar ibn Abi Salamh disse: Eu era um jovem rapaz aos cuidados do Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele), e minha mão costumava vagar pelo prato (de comida). O Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse para mim, “Oh jovem, diga Bismillah, coma com sua mão direita e coma do que está diretamente à sua frente.” (Narrado por al-Bukhaari, 3576; Muslim, 2022).

Etiqueta enquanto come:

 1 – Coma com a mão direita: É obrigatório para o muçulmano comer com sua mão direita; ele não deve comer com sua mão esquerda. Foi narrado por Ibn ‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Ninguém dentre vocês deve comer com a mão esquerda ou beber com ela, pois Shaytan come com sua mão esquerda e bebe com ela.” (Narrado por Muslim, 2020).

 Isto se aplica se não há um problema; se a pessoa tem uma desculpa para não comer e beber com sua mão direita, como doença ou machucado, etc., então não há nada errado em comer com sua mão esquerda.

 O hadith indica que a pessoa deve evitar ações que assemelham-se com as ações de Shaytan.

 2 – Comer o que está diretamente à sua frente: É Sunnah para uma pessoa comer do alimento que está diretamente em frente dele, e não alcançar para pegar a comida que está diretamente em frente de outros, ou do meio da travessa, porque o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse para ‘Umar ibn Abi Salamah, “Oh jovem, diga Bismillah, coma com sua mão direita e coma do que está diretamente à sua frente.” (Narrado por al-Bukhaari, 3576; Muslim, 2022).

 É de maus hábitos ou falta de educação comer do prato de seus companheiros. Pois a pessoa pode se sentir enojado, especialmente se a comida é suculenta, etc. Ibn ‘Abbaas narrou que o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “As bençãos descem no meio do alimento, então coma das beiradas e não comam pelo meio.” (Narrado por al-Tirmidhi, 1805; Ibn Maajah, 3277. Classificado como saheeh por al-Albaani em Saheeh al-Jaami’, 829).

 Mas se o alimento são tâmaras ou algo deste tipo, (os estudiosos) narraram que é permissível comer de todas as partes da travessa.

 3 – Lavar as mãos depois de comer: A Sunnah pode ser feita lavando com água somente. “Ibn Raslaan disse: Mas é melhor lavar as mãos com sabão ou algo similar.” (Veja Tuhfat al-Ahwadhi, 5/485)

 Então lavar as mãos é mustahabb ambos antes e depois de comer, mesmo se a pessoa tem wudu válido.

 4 – Enxaguar a boca depois de comer: É mustahabb enxaguar a boca depois de comer porque Basheer ibn Yassaar narrou que Suwayd ibn al-Nu’maan disse  que eles estavam com o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) em al-Sahba’ – que é de alguma distância de Khaybar – e a hora da oração tinha chegado. Ele pediu comida, mas não encontrou nada além de um pouco de saweeq (mingau de cevada). Então ele comeu um pouco e todos nós comemos com ele. Então ele pediu água e enxaguou sua boca, e então ele rezou e nós rezamos, e ele não fez wudu. (Narrado por al-Bukhaari, 5390).

 5 – Rezar por seu anfitriã: Anas narrou que o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) veio até Sa’d ibn ‘Ubaadah que havia lhe trazido um pouco de pão e óleo. Então o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Que as pessoas quebrem o jejum com você, que os corretos comam da sua comida e que os anjos enviem bênçãos sobre você.” (Narrado por Abu Dawood, 3854; classificado como saheeh por al-Albaani em Saheeh Sunan Abi Dawood, 3263).

 6 – Comer com três dedos:. A Sunnah é comer com três dedos; comer com mais de três dedos é sinal de ganância e é um mal hábito, porque não há necessidade de mais de três dedos para pegar uma porção. Se é necessário usar mais que três, porque a comida é muito leve e não pode ser juntada com três dedos, então ele deve usar o quarto ou o quinto. (Veja Fath al-Baari, 9/578)

 Isto se aplica se a pessoa está comendo com sua mão. mas não há nada errado em usar uma colher etc, como veremos abaixo.

 7 – Comer um pedaço de comida que caiu no chão: Se um pedaço de comida cai no chão, então a pessoa que esta comendo deve retirar qualquer sujeira que ficar nele e comer; ele não deve deixá-lo para o Shaytan, porque ela não sabe onde está a bênção da comida; pode estar no pedaço que caiu e deixá-lo pode fazer com que a pessoa perca a bênção do alimento. Anas ibn Maalik narrou que quando o Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) comia, ele lambia seus três dedos. Anas disse: “E ele disse: ‘Se algum de vocês deixar cair um pedaço de comida, remova a sujeira e coma e não deixe para o Shaytan.’ E ele mandava-nos limpar a travessa, e dizia, ‘Pois vocês não sabem onde a bênção do alimento está.’” (Narrado por Muslim, 2034).

 8 – Não se reclinar enquanto come:  O Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Eu não como enquanto estou reclinado.” (Narrado por al-Bikhaari, 5399). Os acadêmicos diferenciam o que reclinar significa. Ibn Hajar disse: Os estudiosos diferem no que reclinar significa. Foi dito que pode significar estar muito confortável em uma posição sentado de qualquer maneira; ou que significa estar inclinado para um lado ou que isto significa descansar com o braço direito no chão… Ibn ‘Adiyy narrou com um hadith da’eef (fraco) isnaad que o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) criticou severamente um homem por descansar em seu braço esquerdo enquanto comia. Maalik disse, isto é uma maneira de se reclinar. Eu digo, isto indica que Maalik considerava makrooh tudo que podia ser considerado como reclinar enquanto come e ele não mencionou nenhum tipo específico de posição. (Fath al-Baaru, 9/541)

 9 – Não cuspir ou assoar o nariz enquanto comer, a não ser que seja necessário.

 10 – A etiqueta da alimentação também inclui: comer com um grupo; não falar sobre assuntos haraam enquanto comer; comer com a esposa e as crianças; não manter um alimento especial para si mesmo a não ser que exista uma razão para isso, como por propósitos médicos por exemplo – mas sim, a pessoa deve sempre oferecer o melhor alimento para os outros primeiro, como pedaços de carne  bons e pães macios. Se o convidado se satisfez e parar de comer, seu anfitrião deve dizer, “Coma!” e repetir isso contando que ele não pense que seu convidado tenha comido o suficiente, mas ele não deve repetir isso mais de três vezes. Ele deve limpar entre seus dentes e não engolir nenhum pedaço de comida que sair de entre seus dentes.

 Etiqueta ao final das refeições:

 É Sunna dizer as palavras de louvor a Allah e du’aa após ter terminado a refeição. Quando ele terminava de comer, o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava dizer, “Al-hamdu Lillaahi hamdan katheeran tayyiban mubaarakan fihi ghayra makfiyyin wa laa muwadda’in wa laa mustaghnan ‘anhu rabbana (Louvado seja Allah com louvor abundante, agradável, abençoado nele, Você não necessita de ninguém e nós não podemos viver sem seu favor interminável e indispensável).” (Narrado por al-Bukhaari, 5458). 

E todas as vezes que ele comia qualquer coisa que não fosse leite, o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizia, “Allaahumma baarik lana fihi, wa at’imna khayran minhu (Oh Allah, abençoa-o para nós e alimenta-nos com algo melhor que ele).” E quando ele bebia leite ele dizia, “Allaahumma baarik lana fihi wa zidna minhu (Oh Allah, abençoa-o para nós, e dá-nos mais dele.).” (Narrado por al-Tirmidhi, 3377; classificado como hasan por al-Albaani em Saheeh al-Jaami’, 381).

 Ibn ‘Abbaas (que Allah esteja satisfeito com ele) narrou que o Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer que tenha sido alimentado por Allah, que diga, ‘Allaahumma baarik lana fihi, wa at’imna khayran minhu (Oh Allah, abençoa-o para nós e alimenta-nos com algo melhor que ele).’ E a qualquer um que seja dado leite para beber por Allah, que diga, ‘Allaahumma baarik lana fihi wa zidna minhu (Oh Allah, abençoa-o para nós, e dá-nos mais dele)’.” (Narrado por al-Tirmidhi, 3455; classificado como hasan por al-Albaani em Saheeh Sunan al-Tirmidhi, 2749).

Etiqueta geral em relação ao alimento:

 1 – Não criticar a comida: Abu  Hurayrah (que Allah esteja satisfeito com ele) narrou que o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) nunca criticava nenhum alimento. Se ele gostava ele comia e se ele não gostava ele a deixava. (Narrado por al-Bukhaari, 3370; Muslim, 2046)

 O que se refere acima é o alimento permissível; para os alimentos haraam ele criticava e proibia.

 Al-Nawawi disse:

Parte da etiqueta confirmada da alimentação é não criticar, como por exemplo dizer que está muito salgada, ou muito azedo, ou sem sal, ou espesso ou ralo, ou não está bem cozido, etc. Ibn Battaal disse: Isto não é parte das boas maneiras, porque uma pessoa pode não gostar da comida como as outras, mas não há nada errado em comer qualquer coisa que é permitida pela shariah. (Sharh Muslim, 14/26)

 2 – Parte da etiqueta da alimentação é a moderação ao comer e não encher o estômago: O máximo que um muçulmano é permitido fazer é dividir seu estômago em três-terços: um-terço para comida, um terço para bebida e um terço para o ar. “Um homem não enche nenhum recipiente pior que seu estômago. É suficiente para o filho de Adão comer o necessário para mantê-lo vivo. Mas se ele tem que fazer isto, então um terço para sua comida, um terço para sua bebida e um terço para o ar.”  (Narrado por al-Tirmidhi, 2380; Ibn Maajah, 3349; classificado como saheeh por al-Albaani em Saheeh al-Tirmidhi, 1939).

 Isto mantêm o corpo saudável e leve, porque comer até encher-se faz o corpo pesado, o que leva a preguiça de adorar e preguiça de trabalhar. Um-terço é definido como um terço daquela quantidade que lhe faria sentir cheio.(Al-Mawsoo’ah, 25/332)

 3 – Evitar beber e comer de recipientes de ouro e prata, pois isto é haraam:  O Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não use seda ou brocado, e não beba de recipientes de ouro ou prata e nem coma de travessas do mesmo (material). Eles são para eles neste mundo e para nós na outra vida.” (Narrado por al-Bukhaari, 5426; Muslim, 2067)

 E Allah sabe mais.

 4 – Agradecer após terminar de comer: Existe muita virtude nisto. Foi narrado por Anas ibn Maalik que o Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Allah está satisfeito com Seu escravo quando ele come alguma coisa e louva Allah por isto, ou bebe algo e louva Allah por isto.” (Narrado por Muslim, 2734).

Muitas maneiras de dar louvor a Allah foram narradas pelo Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) :

 1 – Al-Bukhaari narrou que Abu Umaamah disse: Quando o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) terminava de comer, ele dizia, “Al-hamdu Lillaah hamdan katheeran mubaarakan fihi ghayra makfiyyin wa laa muwadda’in wa laa mustaghnan ‘anhu rabbana (Louvado seja Allah com louvor abundante, agradável, abençoado nele, Tú não necessitas de ninguém e nós não podemos viver sem Teu favor interminável e indispensável).” (Narrado por al-Bukhaari, 5458).

 Ibn Hajar disse: ” ‘ghayra makfiyyin (Tú não necessitas de ninguém)’ significa que Ele não tem necessidade de nenhum de Teus escravos pois Ele é Aquele que alimenta Teus escravos e os agracia.”

 2 – Foi narrado por Au’aadh ibn Anas que seu pai disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer que coma algum alimento então diga, ‘Al-hamdu Lillaahi allahi at’amani haadha wa razaqnihi min ghayri hawlin minni wa laa quwwata (Louvado seja Allah quem me alimentou e me proveu disto sem nenhum poder ou força de minha parte),’ seus pecados prévios serão perdoados.” (Narrado por al-Tirmidhi, 3458; Ibn Maajah, 3285; classificado como hasan por al-Albaani em Sahih al-Tirmidhi, 3348).

 3 – Foi narrado que Abu Ayyoob al-Ansaari (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “Quando o Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) comia ou bebia qualquer coisa ele dizia, ‘Al-hamdu Lillaahi allahi at’amani haadha wa razaqnihi min ghayri hawlin minni wa laa quwwata (Louvado seja Allah que proveu comida e bebida e a fez fácil de engolir e proveu uma saída para ela).’ “ (Narrado por Abu Dawood, 3851 e classificado como sahih por al-Albaani).

 4 – Foi narrado por ‘Abd al-Rahmaan ibn Jubayr que um homem que servia o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) por oito anos contou que ele ouviu o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizendo, quando a comida era trazida para perto dele, “Bismillaah.” E quando ele tinha terminado de comer ele dizia, “Allaahumma at’amta wa asqayta wa hadayta wa ahyayta, fa laka’l-hamd ‘ala ma a’tayta (Oh Allah, Você me alimentou, me deu de beber, me guiou e trouxe a vida, então os louvores são para Ti pelo que tem provido).” (Narrado por Ahmad, 16159; classificado como sahih por al-Albaani em al-Silsilah al-Sahiha, 1/111)

 Nota: é mustahabb usar todas as palavras de louvor que foram narradas ao serem ditas no término de uma refeição. Então você pode dizer uma du’aa em uma ocasião e outra em outra ocasião, e assim em diante, então você terá seguido a Sunnah em todas as formas e conseguirá as bênçãos destas du’aas se estiver sentindo o significado destas palavras em seu coração quando você as diz, porque você fica acostumado a dizer uma du’aa especifica todas as vezes você pensa menos no significado, por te-la dito muitas vezes.

 De al-Sdaab por al-Shalhoob, p.155.

Fontes: Islam Q&A e Livro “Proteção do Muçulmano”


Compartilhe

O Islam

2 comentários sobre “A Etiqueta ao se Fazer as Refeições

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *