Cuidado com Rumores em Tempos de Adversidade

Cuidado com Rumores em Tempos de Adversidade
Compartilhe

بِسْمِ اللهِ الرَّحْمٰنِ الرَّحِيْمِ

Em Nome de Allah o Clemente, o Misericordioso

Sem dúvida que, em tempos de adversidade, há muita propaganda e excitação, daí vem o papel dos rumores.


É sabido que a verificação de novidades é obrigatória de acordo com a Shari’ah, porque Allah diz:

“Ó vós que credes! Se vos chega um perverso com um informe, certificai-vos disso, para não lesar por ignorância certas pessoas; então tornar-vos-íeis arrependidos do que havíeis feito.” [Qur’an 49:6]

O Legislador deu um aviso severo contra contar tudo o que se ouve. Foi narrado que Hafs ibn ‘Asim disse: O Mensageiro de Allah (que a paz esteja com ele) disse: “É mentira suficiente para um homem falar sobre tudo o que ouve”. [Muslim, al-Muqaddimah, 6; Sahih al-Jami’, 4482]

 Foi narrado de Abu Hurairah que o Profeta (que a paz esteja com ele) disse: “É pecado suficiente para um homem falar sobre tudo o que ele ouve”. [As-Silsilah as-Sahihah, 2025]

An-Nawawi disse:

“Normalmente, uma pessoa ouve verdades e mentiras, então se ela falar sobre tudo o que ouve, ela estará a mentir, contando sobre coisas que não aconteceram, e ao falar de algo de maneira que não aconteceu; e ela não tem de o fazer de forma deliberada (para que seja reconhecido como mentir).”

Foi narrado que Al-Mughirah ibn Shu’bah disse: O Profeta (que a paz esteja com ele) disse: “Allah proibiu-vos de desobedecer as vossas mães, de enterrar vivas as vossas filhas, de não pagar os direitos dos outros e de mendigar. E Ele detesta bisbilhotice para vós, que façam demasiadas perguntas, e o esbanjo de dinheiro.” [Al-Bukhari, 2231]

Al-Hafiz ibn Hajar disse:

“Em relação às palavras de que Ele detesta bisbilhotice [qila wa qala – lit. ‘foi dito e ele disse’] para vós’, Al-Muhibb al-Tabari disse que existem três pontos de vista quanto ao significado deste hadith:

1- Este indica que é makruh (detestável) falar demasiado, porque isso leva a erros.

2- Este refere-se a querer passar adiante o que as pessoas dizem e procurar por isso para contar aos outros sobre isso, para que a pessoa diga “Fulano tal disse tal e tal, e tal e tal foi dito…”. A proibição disso é uma repreensão por fazê-lo demasiado ou refere-se a um tipo de conversa particular, em que a pessoa de quem se fala não gostaria de ser mencionada.

3- Este refere-se à narração de diferenças de opinião sobre assuntos religiosos, tal como dizer “Esta pessoa disse tal e tal e aquela disse tal e tal”. A razão pela qual isto é detestável é que falar sobre tais assuntos pode levar a erros. Isto aplica-se especialmente àqueles que transmitem opiniões sem as verificar, meramente imitando aqueles de quem ouviram sem ter qualquer cuidado. Isto é apoiado pelo hadith sahih: “É pecado suficiente para um homem falar sobre tudo o que ele ouve” [Muslim].

Foi narrado que Abu Qalabah disse: Abu Mas’ud disse a Abu ‘Abdullah, ou Abu ‘Abdullah disse a Abu Mas’ud: O que ouviste o Mensageiro de Allah (que a paz esteja com ele) dizer sobre dizer “eles dizem…”? Ele disse: Eu ouvi o Mensageiro de Allah (que a paz esteja com ele) dizer: “Quão ruim é um homem dizer ‘eles dizem…’” [Al-Silsilah Al-Sahihah, 866]

Al-‘Azimabadi disse:

“Isto significa que é uma má forma de chegar a um objectivo, dizendo ‘eles dizem…’. Dizer ‘eles dizem…’ é coo conjectura, ou seja, o pior hábito de um homem é usar a frase ‘eles dizem’ para servir os seus propósitos, então ele diz algo meramente repetindo o que outros disseram sem o verificar, e então ele transmite mentiras… isto era a opinião de Al-Manawi.”

Assim os nossos antepassados piedosos estavam dispostos a estabelecer provas e a ter cuidado com rumores.

‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “Cuidado com a fitnah, pois uma palavra em tempos de fitnah pode ser tão devastadora quanto uma espada.”

A História mostra-nos o perigo dos rumores quando estes se espalham entre a ummah. Os seguintes são alguns exemplos disso:

1- Quando os Sahabah migraram de Makkah para a Etiópia, eles estavam seguros, mas então um rumor espalhou-se que os kuffar dos Quraysh em Makkah tinham-se tornado muçulmanos, então alguns dos Sahabah deixaram Etiópia e viajaram até chegar a Makkah, e descobriram que o relato não era verdadeiro, e foram perseguidos pelos Quraysh. Tudo isso aconteceu por causa de rumores.

2- Durante a batalha de Uhud, quando Mus’ab ibn ‘Umayr foi morto, havia um rumor de que tinha sido o Mensageiro de Allah (que a paz esteja com ele) a ser morto, então o exército do Islam retirou-se por causa de um rumor, e alguns deles fugiram para Madinah e outros pararam de lutar.

3- Havia um rumor do incidente da calúnia (al-ifk), quando a inocente e pura ‘A’isha foi acusada de conduta imoral, que levou à angústia do Mensageiro de Allah (que a paz esteja com ele) e à dos muçulmanos com ele. Tudo causado por rumores.

Então qual é o método shari’ apropriado para lidar com novidades/notícias?

1- Deliberação

O Profeta (que a paz esteja com ele) disse: “Deliberação é de Allah e pressa é do Shaytan.” [Al-Silsilah As-Sahihah, 1795]

Aquele que delibera, pondera ou considera pode encontrar algumas das suas necessidades enquanto que o que apressa pode enganar-se.

2- Verificar as novidades/notícias

Allah diz:

“Ó vós que credes! Se vos chega um perverso com um informe, certificai-vos disso, para não lesar por ignorância certas pessoas; então tornar-vos-íeis arrependidos do que havíeis feito.” [Qur’an 49:6]

A razão pela qual este verso foi revelado:

O Profeta (que a paz esteja com ele) enviou al-Walid ibn ‘Uqbah ibn Abi Mu’it a Banu al-Mustaliq para receber o zakah deles. Quando as novidades disso alcançou-os, eles regozijaram-se e partiram para se encontrarem com o Mensageiro de Allah (que a paz esteja com ele). Quando al-Walid ouviu que eles tinham partido para se encontrarem com ele, ele voltou para o Mensageiro de Allah (que a paz esteja com ele) e disse “Ó Mensageiro de Allah, Banu al-Mustaliq recusaram [pagar] o zakah”.

O Mensageiro de Allah (que a paz esteja com ele) ficou irritado com isso, e enquanto ele pensava em lançar uma campanha contra eles, a delegação veio até ele e disse “Ó Mensageiro de Allah, foi-nos dito que o seu mensageiro tinha voltado a meio da viagem, e tememos que ele tinha voltado porque recebeu uma mensagem de si a dizer que você estava irritado connosco. Pedimos refúgio com Allah da ira de Allah e da ira do Seu Mensageiro”.

Então Allah desculpou-os no Seu Livro e revelou as palavras:

“Ó vós que credes! Se vos chega um perverso com um informe, certificai-vos disso, para não lesar por ignorância certas pessoas; então tornar-vos-íeis arrependidos do que havíeis feito.” [Qur’an 49:6]

[Al-Silsilah As-Sahihah, 3085]

Verificar é fazer o esforço para encontrar a verdade sobre o assunto, para estabelecer a prova disso ou não, e ter a certeza da verdade do relato e das suas circunstâncias.

Al-Hasan Al-Basri disse: “O crente reserva o julgamento até o assunto ser provado”.

Finalmente: aconselhamos toda a gente a verificar os assuntos e a não se apressar quanto a novidades/notícias até terem a certeza de que elas são verdadeiras, mesmo que estas sejam boas novidades, porque se se tornar aparente que aquele que passou as novidades está em erro, ele perderá credibilidade perante as pessoas… e qualquer pessoa que carregar rancor contra ele, usá-lo-á contra ele.

Que Allah nos ajude a fazer aquilo que Ele ama e o que Lhe agrada.

Fonte: IslamQA


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *