Marido e Esposa Devem Permanecer na Mesma Casa Durante o ‘Iddah?

Marido e Esposa Devem Permanecer na Mesma Casa Durante o ‘Iddah?
Compartilhe

É permitido que o marido mude-se de casa durante o período de iddah de sua esposa? Quanto tempo ele tem que mantê-la após ele pronunciar o divórcio?


Se ele abandona o lar e não mantém a esposa, o que a Sharia diz sobre tais ações?


Todos os Louvores são para Allah.

É obrigatório que uma mulher divorciada fique na casa do seu marido durante o período de iddah (especificamente após o primeiro e segundo divórcios).
Não é permitido que o marido a force para fora de casa. O verso do Alcorão que afirma isto é al-Talaaq (65:1), (interpretação do significado):

“… Não as façais sair de suas casas, e que elas não saiam, exceto se cometerem evidente obscenidade…”

O marido também é obrigado a ser o provedor dela durante este período de iddah, como ela ainda está sob sua guarda (‘isma). É permitido que a mulher se embeleze para o seu marido durante o iddah. Na verdade, um dos motivos para o iddah é prover um período de reflexão e contemplação, para que cada parte considere as consequências e revejam as decisões e circunstâncias, para dar uma chance de que eles fiquem juntos novamente.

Se o marido abandona a casa ou força sua esposa para fora, as razões para as quais Allah ordenou este período foram perdidas. Além disto, cabe ao marido estar alerta disto, já que ele estaria desobedecendo um comando de Allah.

Não há nada de errado na esposa sair de casa para visitas, etc, com a permissão dele, da mesma forma como antes do divórcio.
Em relação à duração do iddah, por favor leia a questão nº31.

Que Allah nos guie para o caminho correto.


Islam Q&A Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid

Fonte: http://www.islamqa.com/en/ref/145 Tradução de Danielle Aisha

Nota:
*Iddah = O tempo de espera imposto à mulher, para poder casar-se novamente.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *