Ramadan e Saúde Mental/Espiritual

Ramadan e Saúde Mental/Espiritual
Compartilhe

Saúde Mental

Como os distúrbios e condições de saúde mental são considerados doenças reais, podem potencialmente cair na categoria de isenções de jejum, tal como outras doenças. Devido ao estigma e aos conceitos errados em torno da saúde mental, a grande maioria das pessoas com perturbações mentais sofrerá em silêncio, inclusive durante este mês sagrado.


É por isso que recomendo fortemente que você procure orientação e conselho de um estudioso islâmico de confiança, formado em psicologia, e de seu profissional médico psiquiatra, para ver se o jejum é viável com o problema de saúde mental com o qual você convive.

Quando se trata de uma variedade de transtornos, problemas e condições de saúde mental, como depressão, ansiedade e TDAH, onde os medicamentos são necessários, é crucial que haja uma discussão com seu médico/terapeuta sobre quando e como esses medicamentos são ingeridos, dados os tempos iftar e suhur.

Talvez você possa até considerar praticar alguns dias antes do início do mês para se acostumar com as mudanças de horário, de modo que haja interrupção mínima em seu plano de tratamento medicamentoso.

Os transtornos alimentares podem ser bastante desencadeantes nesta época do ano e precisam ser abordados com delicadeza. Aqueles que lutam com tais perturbações podem conversar com os seus médicos ou profissionais de saúde mental para se certificarem de que podem, em primeiro lugar, jejuar e, em segundo lugar, ter o apoio necessário quando enfrentam desafios.

Como diz Ammaarah Zayna, “torna-se difícil diferenciar se você está jejuando por Allah ou por causa de seu distúrbio alimentar, e todo o processo pode ser incrivelmente difícil de gerenciar”.

É realmente interessante refletir sobre tais lutas enquanto navegamos através deste mês sagrado de adoração planejada, centrada na abstenção de comida e de alguns outros prazeres mundanos.

No entanto, para a pessoa que vive com um transtorno alimentar ou outros problemas de saúde mental, a falta de controle ou a compensação excessiva de controle, juntamente com o mau humor ou pensamentos intensos, opressores e ansiosos, podem ser potencialmente prejudiciais para si mesmo se não for proativo no estabelecimento de planos e apoiado antecipadamente. Sem contar que toda a sua dinâmica bioquímica pode ser impactada principalmente quando há medicamentos envolvidos.

Uma pessoa que vive com tais condições pode comunicar antecipadamente com os seus amigos e familiares sobre como deseja ser apoiada durante o mês. Isso pode evitar situações difíceis e embaraçosas com o passar do Ramadan.

Saúde Espiritual

Ainda, no que diz respeito ao seu próprio crescimento e desenvolvimento espiritual. Ouvimos repetidamente que este mês não se trata de uma leitura rápida do Alcorão Sagrado para completá-lo ou de quantos bons atos de caridade você exibe, é realmente uma jornada pessoal de reflexão e contemplação em direção à sua conexão com Allah, louvado seja.

Alguém pode facilmente ser pego comparando-se com os outros e sentir-se desanimado com a falta de esforço pessoal ou potencialmente cair na armadilha da “síndrome do impostor”, onde a pessoa sente que não é boa para jejuar, mesmo se tiver rezado regularmente ao longo do ano, ou não usar o hijab, ou não ser tão “religiosa” como Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ou Fátima (que Allah esteja satisfeito com ela). O ponto chave aqui é que TODOS estamos em uma jornada pessoal sem julgamentos, onde nossa espiritualidade oscilará naturalmente em qualquer época do ano, bem como durante este mês sagrado.

Saber que as portas do céu estão abertas para receber nossas boas ações e súplicas é um grande motivador para fazermos o nosso melhor para crescer e nos beneficiarmos da abundância de espiritualidade com que este mês está nos abençoando. Depende de você como planejar e implementar suas metas para este mês, assim como faria para um projeto que precisa de planejamento e execução adequados. E sim, decorar a casa e fazer tâmaras com cobertura de chocolate pode ser uma forma divertida de entrar no espírito! No entanto, estas são apenas ações de nível superficial.

Usar um planejador para os últimos dez dias do Ramadan pode ser uma ferramenta maravilhosa para monitorar seu desenvolvimento espiritual com lembretes, dicas, versículos do Alcorão e citações tradicionais para capacitá-lo na solidificação de suas rotinas e para ajudar a alcançar suas metas para o mês e além.

Os alunos/trabalhadores ocupados com tarefas e exames podem sentir que estão perdendo e potencialmente letárgicos. É comum e normal. Eles podem tentar encontrar um tempo de concentração ideal que funcione para eles e também lembrar que a sua luta (jihad) nos seus estudos/trabalho é também uma forma de adoração, como somos lembrados pelos nossos estudiosos! Não se cobre tanto, mas, por outro lado, aja da melhor forma que puder.

Leia também: Faça deste seu melhor Ramadan

Fonte: The Muslim Vibe


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *