Faça deste o seu Melhor Ramadan!

Faça deste o seu Melhor Ramadan!
Compartilhe

Todo muçulmano sabe do verdadeiro valor do sagrado mês do Ramadan, já que é o mais virtuoso mês dentre todos os meses do ano. Allah, glorificado seja, definiu muito alta a importância de cada pequena ação feita neste mês, no qual a recompensa pelas boas ações é multiplicada. Como muçulmanos devemos fazer todos os esforços possíveis para tirar o melhor partido deste consagrado mês do calendário islâmico. De acordo com a seguinte aya:

Ó vós que credes! É-vos prescrito o jejum, como foi prescrito aos que foram antes de vós, para serdes piedosos (…).

[Sura Al-Baqara, 183]


Se for afortunado o suficiente para presenciar outro mês de Ramadan, certifique-se de que tira o melhor proveito dele como se fosse o último Ramadan da sua vida. Aqui estão algumas dicas de como fazer isso.

1. Prepare-se para o Ramadan

Prepare-se para este prestigioso mês com antecedência. Decida fazer o melhor dele. Planeje as suas orações e defina metas para o mês inteiro. Foi devidamente narrado num hadith:

“Não há inteligência como o planeamento.”

[Bayhaqi, Shu’ab al-imaan]

As pessoas que precisam de aconselhamento médico devem planejar a maneira certa de jejuar. Prepare-se de todas as formas, física e mentalmente, para tirar o melhor proveito do Ramadan.

2. Afaste-se das Distrações e seja Consistente

Certifique-se de que se afasta de todas as distrações e prepare-se para fazer os devidos sacrifícios de forma a atingir os seus objetivos religiosos. Minimize o uso de coisas que lhe irão afastar de Allah, glorificado seja. Seja consistente nas suas ações. Defina tabelas de horário em como executar os seus planos. Isto, em função do hadith:

“As ações mais amadas por Allah são aquelas feitas regularmente, ainda que sejam pequenas.”

[Muslim]

3. Evite Pecados oTanto quanto Puder

O principal propósito deste sagrado mês é no seu melhor a remoção de pecados e o ganho de recompensas através de atos piedosos. É importante assegurar-se de que evita ações proibidas ou ilícitas. Até mesmo evitando o menor dos pecados lhe aproximará de Allah, o Onipotente.

Livre-se de mentir, roubar, e de usar palavrões. Tente evitar de ver televisão e de ouvir música. Se você estiver faminto e com sede, porém continuar fazendo pecados e más ações, Allah, glorificado e exaltado seja, não lhe recompensará por apenas permanecer o dia inteiro sem se alimentar.

“Pode haver pessoas que jejuam e não ganham nada do seu jejum exceto a fome.”

[Ibn Majah]

4. Recite o Sagrado Qur’an

Allah, glorificado e exaltado seja, revelou o Nobre Qur’an no mês do Ramadan, o que também contribui para a grandiosidade deste mês. Isto em conformidade com a aya:

Ramadan é o mês em que foi revelado o Alcorão (…).

[Sura Al-Baqara, 185]

É relevante para um muçulmano compreender o valor de se recitar o Qur’an neste especial mês do Ramadan. Cada palavra do Qur’an recitada neste mês será de grande importância. Todo aquele que o consegue fazer devidamente precisa recitar o Sagrado Livro completo pelo menos uma vez e tentar recitá-lo ainda mais do que isso. Allah irá certamente aumentar o grau [dessa pessoa] no Jannah.

5. Fazer as Orações no seu Devido Tempo

Todo muçulmano deve fazer cinco orações diárias, e isto é compulsório para cada muçulmano independentemente do mês. Porém, no Ramadan deve-se ter um cuidado extra com as orações. O muçulmano deve orar cinco vezes ao dia e fazer dessas orações uma obrigação. Dessa forma, não só a recompensa será multiplicada, mas também o jejum seria incompleto.

O seu jejum nunca será completo se você não rezar de forma sincera cinco vezes ao dia. Isto vem de acordo com o hadith:

“O jejum é um escudo com que o servo se protege do Fogo.”

[Ahmad. Sahih]

Portanto, certifique-se de que faz todas as cinco orações e tira o máximo proveito do Ramadan.

6. Faça Pequenas Boas Ações

Toda as pequenas ações ou mesmo aquelas planejadas fazem uma grande diferença no Ramadan. Até mesmo fazer algo pequeno com a intenção purificada conta como uma boa ação que pode ser recompensada. Buscar o prazer de Allah, glorificado e exaltado seja, através da Sua lembrança e fazer du’a ou ajudar alguém pode fazer a pessoa obter uma grande retribuição do Criador. Tratar bem os animais e outras criaturas e ter gestos bondosos é também uma forma de mostrar amor uns para com os outros e buscar o prazer de Allah.

7. Alimentar o Pobre e o Necessitado

Todo muçulmano jejua do amanhecer ao anoitecer. É nosso dever ter em atenção que todos os nossos irmãos muçulmanos têm comida suficiente para o suhur e o iftar, e caso haja alguém que não tenha devemos assisti-lo em obter o seu alimento.

Não devemos desperdiçar comida e devemos assegurarmo-nos de que permanecemos humildes e generosos para cada pessoa rica ou pobre. É nossa responsabilidade mantermos a humanidade e a bondade presentes de todas as formas possíveis. Devemos seguir o exemplo do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), sendo ele conhecido pela sua generosidade e seguir o Qur’an e a Sunnah.

8. Faça Orações Voluntárias

Faça orações voluntárias o tanto quanto conseguir. Existem muitas orações extras para o Ramadan. Minimize o seu sono e maximize o tempo nas orações. Estabeleça rakat extra na sua oração e prolongue o sujud.

Faça du’a e recite versículos do Qur’an, busque as noites de Ramadan e chore por perdão. Suplique a Allah pelas coisas que deseja e faça o seu caminho para o Paraíso. Isto em função do hadith:

“A du’a é a essência da adoração.”

[Tirmidhi]

Conclusão

Tendo em conta todos os aspectos aqui mencionados, devemos considerar este próximo Ramadan como se fosse o último Ramadan das nossas vidas, e devemos dar o nosso melhor de todas as formas. Allah, glorificado e exaltado seja, poderá perdoar os nossos pecados e recompensar-nos com a melhor das recompensas. Você deve ponderar noite e dia sobre como buscar o prazer do seu Criador e de como obter um lugar especial no Jannah. Neste abençoado mês, as portas do perdão são abertas por Allah, glorificado e exaltado seja, e Ele nos concede o máximo dos benefícios como muçulmanos. O jejum é um pilar importante do Islam e como tal devemos assegurarmo-nos de que fortalecemos a nossa posição de todas as formas possíveis. Isto vem de acordo com a aya:

Por certo, o mais honrado de vós, perante Allah é o mais piedoso.

[Sura Al-Hujurat, 13]

Fonte: www.piouscouple.com

Leia também outros artigos sobre siyam e ramadan: clique aqui


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *