O retorno de Jesus (عليه السلم) significa que Muhammad ﷺ não é o Último Profeta?

O retorno de Jesus (عليه السلم) significa que Muhammad ﷺ não é o Último Profeta?
Compartilhe

O Qur’an diz que Muhammad ﷺ é o Último Profeta:

“Muhammad não é o pai de homem nenhum dentre vocês, mas é o Mensageiro de Allah e o último dos profetas. E Allah é Onisciente (sempre consciente de todas as coisas). (33:40)

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) reafirma nesta narração autêntica atribuída a ele: “A cadeia de mensageiros e profetas aconteceu e terminou. Não haverá nenhum mensageiro nem profeta depois de mim.” (Sunan At-Tirmidhi, kitab: ur-Rou’ya, Bab: Zahab-un-Nubuwwa, Hadith nº 2198)


Sheikh Al Albani em seu livro Erwaa’ Al Ghalil, nº 2473, 8ª edição diz sobre o hadith acima citado:

‘Coletado por Ahmad (3/267) e At-Tirmidhi (2/44) e foi dito: “Este hadith é hasan (bom) sahih (autêntico) e Al Hakim (4/391) disse, “é autêntico baseado no critério de Muslim (i.e Sahih Muslim) e Al Dhahabi concordou com ele e é como ele disse”.’

Existem alguns que apontam que um dos sinais do Dia do Julgamento é o retorno de Jesus (que a paz esteja sobre ele). Jesus (que a paz esteja sobre ele) é, como todos sabemos, um Profeta de Deus. Por isso como poderíamos dizer que Muhammad é o Último Profeta se Jesus (que a paz esteja sobre ele) é um profeta e voltará após a morte de Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)?

Duas respostas poderiam resolver este problema aparente:

A primeira é fácil e apenas é uma questão de senso comum. Jesus (que a paz esteja sobre ele) não pode ser considerado o Último Profeta porque ele foi enviado aproximadamente 600 anos antes de Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). O fato que Jesus (que a paz esteja sobre ele) ascendeu aos céus temporariamente e retornará novamente não muda isso. Só porque Jesus (que a paz esteja sobre ele) viveu mais (e vive mais) que Muhammad ?, não muda o fato que Muhammad ? foi o selo final dos profetas.

A segunda resposta é que Jesus (que a paz esteja sobre ele) não voltará à Terra como profeta. Quando voltar não exercerá as funções de um profeta nem as funções que exerceu durante sua primeira vinda ao planeta Terra.

Imam Al Nawawi em seu comentário no Sahih Muslim, livro 031, nº 5914 afirma:

Os estudiosos disseram: neste hadith há prova que quando Jesus, filho de Maria (que a paz esteja sobre ele), descer à Terra durante o final dos tempos, virá como regente e juiz dentre os regentes e juízes desta Ummah e regerá e julgará pela Shari’ah do nosso Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Ele não virá como profeta.’ (Imam Al Nawawi, Sharh Sahih Muslim, kitab: Fadaa’il Al Sahaabah, Bab: Min Fadaa’il ‘Ali bin Abi Taalib (Radiya Allaahu’ Anhu), comentário no Hadith nº 4418)

Jesus (que a paz esteja sobre ele) regendo pela Shari’ah de Muhammad ? e descendo como juiz é atestado por diversos ahadith autênticos:

Em Sahih Muslim, livro 001, nº 0289:

Foi Narrado sob a autoridade de Abu Huraira que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) observou: “Eu juro por Allah que o filho de Maria certamente voltará como juiz justo e ele definitivamente quebrará a cruz, matará os suínos e abolirá a Jizya (imposto pago per capita cobrado a uma parte dos cidadãos não-muçulmanos de um estado islâmico [1]) e deixará a jovem camela e ninguém se atreverá a coletar Zakat dela. Rancor, ódio, inveja mútua, certamente irão desaparecer e quando ele convocar as pessoas a aceitarem a riqueza, nem mesmo um aceitará.”

Livro 001, nº 0292:

Foi Narrado sob a autoridade de Abu Huraira que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) observou: “O que vocês farão quando o filho de Maria vier no meio de vocês e os liderar como um de vós?”

Ibn Abi Dhi’b sob a autoridade de Abu Huraira narrou: “Vosso líder dentre vocês”.

Ibn Abi Dhi’b disse: ‘Você sabe o que as palavras “os liderar como um de vós” significa?’. Eu disse: ‘Explique-me’. Ele disse: ‘Ele os liderará de acordo com o Livro de seu Senhor (Glorificado e Exaltado seja) e a Sunnah do seu Mensageiro ?.’

Como pudemos ver, Jesus virá:

  • Como regente e juiz, em nenhum lugar está escrito que ele virá como profeta;
  • Para reger pela Revelação enviada a Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e não por nenhuma revelação nova.

Concluindo, não há contradição entre a segunda vinda de Jesus e Muhammad ser o Último Mensageiro de Deus.

Por Bassam Zawadi
Leia também: Jesus – Filho de deus?


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *