A Posição do Profeta Jesus de acordo com o Alcorão e a Sunnah

A Posição do Profeta Jesus de acordo com o Alcorão e a Sunnah

Pergunta: Qual é a posição do profeta ‘Issa [Jesus] de acordo com o Qur’an e a Sunnah autêntica?


Resposta: Allah (Exaltado seja) criou o Seu Profeta ‘Issa [‘alayhi as-salam] a partir de uma mãe apenas. Allah (Exaltado seja) diz:

E menciona, Muhammad, no Livro, a Maria, quando se insulou de sua família, em lugar na direção do oriente, e colocou entre ela e eles um véu; então, enviamo-lhe Nosso Espírito, e ele apresentou-se-lhe como um homem perfeito. Ela disse: “Por certo, refugio-me n’O Misericordioso, contra ti. Se és piedoso, não te aproximes.” Ele disse: “Sou, apenas, o Mensageiro de teu Senhor, para te dadivar com um filho puro.” Ela disse: “Como hei de ter um filho enquanto nenhum homem me tocou, e nunca fui mundana?” Ele disse: “Assim teu Senhor disse: ‘ Isso Me é fácil, e sê-lo-á para fazer dele um sinal para os homens e misericórdia de Nossa parte.’ E foi uma ordem decretada.” Então, ela o concebeu, e insulou-se com ele, em lugar longuínquo. E as dores do parto levaram-na a abrigar-se ao tronco da tamareira. Ela disse: “Quem dera houvesse morrido antes disto, e fosse insignificante objeto esquecido!” Então, abaixo dela, uma voz chamou-a: “Não te entristeças! Com efeito, teu Senhor fez correr, abaixo de ti, um regato. E move, em tua direção, o tronco da tamareira, ela fará cair, sobre ti, tâmaras maduras, frescas. Então, come e bebe e refresca de alegria teus olhos. E, se vês alguém, dos mortais, dize: ‘Por certo, fiz votos de silêncio aO Misericordioso, e, hoje, não falarei a humano algum.’ E ela chegou, com ele, a seu povo, carregando-o. [Surah Maryam (19):16-27]

Isto indica que ‘Issa nasceu de sua mãe Maryam [Maria, ‘alayha as-salam] apenas, sem um pai, pela Vontade e Palavra de Allah. Ele não teve um pai, e portanto é um sinal para a humanidade. Contudo, os Judeus acusaram a Maryam de adultério. Assim sendo, Allah fez com que o seu filho, ‘Isa, pronunciasse a sua inocência quando este ainda estava no berço. Allah (Exaltado seja) diz:

E ela chegou, com ele, a seu povo, carregando-o. Disseram: “Ó Maria! Com efeito, fizeste uma cousa assombrosa! Ó irmã de Aarão! Teu pai não era pessoa atreita ao mal e tua mãe não era mundana! Então, ela apontou para ele. Eles disseram: “Como falaremos a quem está no berço, em sendo infante?” O bebê disse: “Por certo, sou o servo de Allah. Ele me concederá o Livro, e me fará Profeta, e me fará abençoado, onde quer que esteja, e me recomendará a oração e az-zakah, enquanto permanecer vivo, e me fará blandicioso para com minha mãe, e não me fará tirano, infeliz; E que a paz seja sobre mim, no dia em que nasci, e no dia em que morrer e no dia em que for ressuscitado, vivo! Esse é Jesus, filho de Maria. É o Dito da verdade, que eles contestam. Não é admissível que Allah tome para Si um filho. Glorificado seja! Quando decreta algo, apenas, diz-lhe: “Sê”, então, é . [Surah Maryam (19): 27-35]

Assim, Allah exonera-o com este milagre, de ser um filho ilegítimo, e considera-Se acima de ter tido um filho. Deste modo, ‘Isa não é o filho de Allah. Maryam afirmou que nenhum ser humano teve relações sexuais com ela. Allah confirmou a sua afirmação e atribuiu-lhe [à Maryam] ao seu filho mais do que uma vez no Qur’an.

Se ‘Issa tivesse tido um pai, Allah o teria atribuído ao seu pai, já que esta é a lei de Allah nas Suas Palavras. Isto confirma que ‘Isa nasceu a partir de apenas uma mãe, e que ele é o Profeta e Mensageiro de Allah, como estabelecido nas ayat anteriores e outras.

Que Allah nos conceda sucesso. Que a paz e as bençãos estejam sobre o nosso Profeta Muhammad, sua família, e Companheiros.

Comité Permanente para Pesquisa Académica e Ifta’

Membro: ‘Abdullah ibn Qa’ud

Membro: ‘Abdullah ibn Ghudayyan

Vice-Presidente: ‘Abdul-Razzaq ‘Afify

Presidente: ‘Abdul-‘Aziz ibn ‘Abdullah ibn Baz

Fonte: Alifta.Com

Jesus (عليه سلم) - Um Profeta do Islam