O que Fazer quando sua Reputação foi Manchada?

O que Fazer quando sua Reputação foi Manchada?
Compartilhe

O que se deve fazer quando se está sendo acusado de calúnia e fitnah (tentação, tribulação), quando não há verdade no assunto e sua reputação foi afetada?

Você deve perceber que foi provado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Como é maravilhoso o caso do crente, pois, tudo é bom, e isso não se aplica a ninguém, exceto ao crente. Se algo de bom acontece com ele, ele dá graças, e se algo de ruim acontece, ele carrega-o com paciência e isso é bom para ele.” [Narrado por Muslim, 2999]. Este hadith indica que todos os assuntos do crente são bons, pois ele alterna entre gratidão e paciência, e há recompensa em ambos.


Você também deve observar que as melhores pessoas, os mensageiros, foram caluniadas por seus inimigos. Allah diz:

“Assim, não chegou aos que foram antes deles Mensageiro algum sem que dissessem: ‘É mágico ou louco!’” [Qur’an 51:52]

Até nosso Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) foi caluniado por seus inimigos e acusado de ser um feiticeiro ou um louco.

Na verdade, as coisas ficaram tão ruins que os hipócritas rejeitaram sua honra, mas, apesar de tudo, ele conseguiu suportar com paciência e procurou recompensa em Allah, e colocou sua confiança n’Ele.

“E quem teme a Allah. Ele lhe fará saída digna, e lhe dará sustento, por onde não suporá. E quem confia em Allah, Ele lhe bastará. Por certo, Allah atinge o que quer de Sua ordem, Allah fez para cada cousa uma medida.” [Qur’an 65:2-3]

Então você tem que ser paciente e buscar a recompensa em Allah, e lembre-se que este é um dos meios pelos quais Allah expia seus pecados.

Você tem o direito de se defender e estabelecer a sua inocência de tudo o que você está sendo acusado, e denunciar como mentirosos os que te acusam; isso não é considerado como um tipo de ghibah (calúnia ou fofoca) que é proibido. Allah diz:

“Allah não ama a declaração de maledicência, exceto a de quem sofre injustiça. E Allah é Oniouvinte, Onisciente.” [Qur’an 4:148]

Se você pode confrontar a pessoa que o acusou e aconselhá-lo e exortá-lo a temer Allah, isso é bom. Talvez ele desista do que vem fazendo, e a causa de seu arrependimento seja seguir o caminho reto. Ou você poderia enviar uma pessoa sábia para fazer isso.

Você tem que evitar situações e lugares que possam causar dúvidas e desconfiança, porque essa pessoa pode levá-los como confirmação das suas suspeitas. Você tem que ser paciente e voltar-se para Allah, suplicando, e Allah lhe concederá isenção do que você está enfrentando. E Allah sabe mais.

Fonte: IslamQA


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *