O álcool evapora totalmente quando aquecido ou cozinhado?

O álcool evapora totalmente quando aquecido ou cozinhado?
Compartilhe

De acordo com o Departamento Federal dos EUA, a resposta é “Não. Não evapora todo.”

Uma parte, não total, do álcool evapora durante o cozimento. O Departamento da Agricultura dos EUA publicou a seguinte informação sobre métodos de cozimento com álcool:

Quantidade de Álcool Retida Durante o Cozimento
Fonte: USDA (United States Department of Agriculture)
Processo utilizadoEvaporaçãoRetenção
Álcool adicionado a líquido fervente, e depois removido do fogo85%15%
Álcool flamejante70%30%
Sem cozinhar, guardando durante a noite75%25%

Muitas pessoas acreditam que por causa da sensibilidade do álcool para com o calor, este é eliminado com o cozimento. No entanto, nem todo o conteúdo alcoólico é de bebidas alcoólicas é removido com o calor; isso depende do tipo e do tempo de cozimento.

Por exemplo, se adicionar cerveja ou vinho a um líquido ebuliente, e tirar a solução imediatamente do fogo, 15% do conteúdo alcoólico permanecerá. Se flamejar o álcool, como em pratos flambé, 30% permanecerá. Mesmo depois de deixar a cozinhar em fogo baixo por uma hora e meia, ainda terá 20% do conteúdo alcoólico original.

Só se deixar cozinhar por 2 ou mais horas, (como numa caçarola de bife, baseada em vinho), é que 5 a 10% do conteúdo alcoólico original permanecerá.

Retenção de Álcool Durante o CozimentoFonte: USDA
Processo utilizadoTempoEvaporaçãoQuantidade Retida
Assado – mistura não mexida/agitada25 min55%45%
Assado – deixado a cozinhar ou com mistura mexida/agitada15 min60%40%
30 min65%35%
1 hora75%25%
1.5 horas80%20%
2 horas90%10%
2.5 horas95%5%

Agora, quanto ao estatuto disto no Islam de acordo com o Qur’an e ahadith autênticos: Qualquer e todo o álcool é totalmente haram (proibido). A prova disso está nos versos do Qur’an onde Allah nos diz:

“Perguntam-te pelo vinho [isto é, toda a bebida inebriante] e pelo jogo de azar. Dize: ‘Há em ambos grande pecado e [algum] benefício para os homens, e seu pecado é maior que seu benefício.” [2:219]

“Ó vós que credes! O vinho [isto é, toda a bebida inebriante] e o jogo de azar e as pedras levantadas com nomes dos ídolos e as varinhas da sorte não são senão abominação: ações de Satã. Então evitai-as na esperança de serdes bem-aventurados.” [5:90]

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) esclareceu muitas vezes que o álcool é definitivamente proibido e não pode ser consumido por muçulmanos. Ele também esclareceu que mesmo pequenas quantidades são proibidas.

Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Se uma grande quantidade de algo causa intoxicação, então uma pequena quantidade disso é proibida”. [Sunan Abi Dawud 3681; outros relatos com a mesma proibição podem ser encontrado em Sunan An-Nasa’i, Sunan Ibn Majah, Bulugh al-Maram, entre outros]

Depois desta informação, o muçulmano deve avaliar a real importância que comidas cozinhadas desta maneira têm para ele. Valerá a pena custo da desobediência ao seu Sustentador?

Fonte: Islam Tomorrow


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *