Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)

Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)
Compartilhe

O profeta Muhammad nasceu na cidade de Makkah, na península arábica, no ano de quinhentos e setenta da era cristã. Seu pai faleceu antes de seu nascimento e sua mãe quando ele ainda era muito jovem. Após o falecimento de sua mãe, o Mensageiro de Allah ficou sob os cuidados de seu avô e depois, de seu tio, Abu Talib.


Naquela época, as comunidades na Península Arábica se organizavam em tribos com fortes vínculos de união e eram, principalmente de religião politeísta. Muhammad pertencia à tribo dos coraixitas da cidade de Makkah e nunca foi um politeísta. Desde muito jovem, ele já era conhecido em sua tribo e por todos por ser uma pessoa de caráter justo e confiável.

Aos doze anos de idade, Muhammad, acompanhou seu tio Abu-Talib em uma caravana comercial até a Síria. Foi durante essa viagem que ele foi, pela primeira vez, reconhecido como profeta, por um monge estudioso das revelações do Evangelho e da Torá, que deu abrigo à caravana de seu tio.

Aos 25 anos de idade, Muhammad, começa a trabalhar como comerciante para a viúva Khadija, e eles se casam algum tempo depois. Khadija, a primeira esposa do profeta, é descrita como uma mulher sábia que possuía poder econômico e grande influência na sociedade da época. Quando o profeta recebe a revelação divina, por intermédio do anjo Gabriel, ela é a primeira pessoa a crer e ficar ao seu lado, tornando-se a primeira muçulmana.

Mas como aconteceu a revelação?

O profeta costumava passar algumas noites meditando sobre a criação na caverna de Hira. Em uma destas noites, aos seus quarenta anos de idade, ele recebe a visita do anjo Gabriel. O anjo lhe dá um abraço arrebatador, enquanto lhe ordena que leia os primeiros versículos revelados do Alcorão. No entanto, Muhammad, não sabia ler, assim como muitas pessoas de sua época, então o anoj Gabriel lhe recita os primeiros versículos que dizem: “Lê, em nome do teu Senhor (…)”, que são repetidos pelo profeta. Este foi o início do período da profecia e durante os próximos 23 anos Muhammad recebeu de Allah a revelação do Alcorão, a última mensagem de Allah para a humanidade.

No início, o mensageiro de Allah pregou durante três anos de forma secreta, em seguida passou a pregar publicamente, o que resultou na sua perseguição pelos líderes e pessoas influentes de Makkah, que eram politeístas. Eles acreditavam que o monoteísmo pregado por Muhammad afetaria o funcionamento da cidade que era um local de visitação de peregrinos que cultuavam deuses politeístas e estadia de caravanas e expedições comerciais. Por consequência, eles temiam que aquela nova fé afetasse o poder e influência que eles exerciam na região.

Os primeiros anos da revelação do Alcorão foram muito difíceis e a maioria dos primeiros seguidores do islam eram pessoas pobres e oprimidas.

A Migração para Madinah

No ano seiscentos e vinte e dois, aos 53 anos de idade, o profeta Muhammad e muitos de seus seguidores migraram para a cidade de Madinah, ao norte na península arábica. O ano da migração do profeta de Makkah para Madinah, que ficou conhecido como Hégira, também é o início da contagem do calendário islâmico de todos os muçulmanos até a atualidade.

É nessa cidade que, após diversas batalhas e dificuldades, o profeta e seus companheiros consolidam as bases de uma sociedade orientada pelos princípios da revelação divina. Muitas pessoas reconheceram a veracidade da mensagem e se tornam muçulmanos nesse período.

O profeta Muhammad era um verdadeiro líder, após seu estabelecimento em Madinah ele envia delegações para as diversas tribos da península arábica e até mesmo ao Imperador Heráclio, do Império Bizantino. Essas delegações anunciavam a mensagem do monoteísmo puro, de que “não há outra divindade além de Allah”, e convidava os líderes a aceitá-la.

A Simplicidade e Nobreza do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)

Apesar de ser um grande líder, Muhammad também era descrito por seus companheiros como uma pessoa simples, que vivia em uma moradia sem qualquer luxo que o distinguisse de seus seguidores. Certa vez, um de seus companheiros, Ibn Khattab, relatou que, quando visitou o mensageiro de Allah, ele estava deitado em uma esteira no chão, em uma moradia extremamente simples, com pouca mobília e que tinha como alimento apenas algumas tâmaras. Ibn Khattab ficou surpreso e lhe disse: “Os imperadores vivem cercados de luxo e abundância, enquanto você, que é o Mensageiro escolhido por Allah, vive em condições tão humildes!” Mas o mensageiro de Allahsabiamente lhe respondeu:

“Você não está satisfeito que, para nós, haverá a prosperidade da outra vida, e, para eles, haverá apenas a prosperidade deste mundo?”.

E há vários relatos de seus companheiros que o descreviam como uma pessoa amável, que costumava consertar as próprias roupas, brincar com as crianças e ajudar nas tarefas domésticas.

Ainda mais exemplar foi a sua conduta com o povo de Makkah, que o perseguiu e a seus seguidores de forma hostil. Quando Allah Ihe deu a vitória e o honrou com a conquista daquela cidade, ele reuniu a todos e disse-lhes que estavam livres e perdoados, assim como o profeta Yusuf havia perdoado seus irmãos que o traíram, e que Allah é o Perdoador.

Após completar a revelação da mensagem do Alcorão, o Mensageiro de Allah faleceu aos sessenta e três anos, no ano de seiscentos e trinta e dois da era cristã, que é o décimo primeiro ano do calendário islâmico.

Diversos filósofos, literatos e grandes líderes não muçulmanos da atualidade, ao longo de toda a história, que estudaram cuidadosamente a biografia do profeta Muhammad, reconhecem-no como um dos mais importantes líderes da história da humanidade e uma pessoa exemplar.

Características do Mensageiro de Allah

O Mensageiro de Allah era, entre todos os aspectos de sua vida, um exemplo para toda humanidade. É o modelo de comportamento dos muçulmanos e um exemplo para aqueles que não são, seu caráter humano serve de exemplo a todos, em todas as épocas.

Ele era o melhor em caráter e falou em um de seus ditos sobre si mesmo:

“Allah me enviou para aperfeiçoar as boas maneiras e fazer boas obras.” (Bukhari)

O mensageiro de Allah era a pessoa que tinha a melhor das boas maneiras:

Todos seus atos representavam seu excelente caráter e moral. Era e é um exemplo de boas maneiras e ética, tanto com os muçulmanos, quanto para as pessoas que não aceitaram o Islam como sua religião.

Um dos seus companheiros disse dobre o Mensageiro de Allah:

“O Profeta (que a paz e a bênção de Allah estejam sobre ele) não xingou ninguém, nem foi rude, nem amaldiçoou ninguém. Se Ele desejasse repreender alguém, Ele diria: ‘O que há de errado com ele?” (Bukhari)

Seu excelente caráter se estendia também às crianças, as quais sempre tratou com bondade e misericórdia. O mensageiro de Allah gostava da companhia das crianças e brincava com elas. Um de seus companheiros narra: O mensageiro de Allah costumava dizer às crianças: “Eu darei tal e tal (ou seja, um presente ou algo assim) para aquele que vier a mim primeiro.” Então eles costumavam correr e se jogar nas costas e no peito dele. (Ahmad)

Era também a pessoa mais generosa que existiu, preferia os outros a si mesmo, e sempre atendia àqueles que pediam algo a ele. Um de seus companheiros relata:

“O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não se recusou a dar nada que tinha a alguém que lhe pedisse.” (Bukhari)

Ele cumprimentava a todos com um sorriso e sempre falava com as pessoas com gentileza. Seu companheiro disse sobre Ele:

“Eu nunca vi um homem que sorria tanto quanto o Mensageiro de Allah.” (Tirmidhi)

A personalidade do Mensageiro de Allah nos mostra que ele sempre deixava boa impressão para as pessoas, e demonstrava amor e gentileza.

O Mensageiro de Allah, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, gastava com os necessitados e não tinha medo da pobreza. Ele não queria nada deste mundo, e mesmo que tivesse, gastava com outras pessoas e as ajudava a resolver seus problemas e questões materiais. 

Um de seus companheiros relata: “O Mensageiro de Allah não deixou nenhuma moeda de ouro ou prata, ou um escravo, homem ou mulher, após sua morte. Ele só deixou para trás sua montaria branca, suas armas e um pedaço de terra que declarou como caridade”. (Bukhari)

O Mensageiro de Allah, era modesto, tímido e encorajava esses atributos em seus companheiros. Não encorajava a vulgaridade e o desperdício. É relatado:

“A modéstia faz parte dos ensinamentos dos profetas anteriores e qualquer um que não a tenha é mais provável que faça o que quer.” 

Ele, que a paz esteja sobre ele, demonstrava sua excelente personalidade e forte caráter a todos, fossem mulheres, crianças, órfãos, inimigos, seguidores, velhos, ou qualquer um na sociedade. Ele respeitava e acolhia crianças e órfãos, incentivava o bom trato com os animais, deu às mulheres seus direitos, respeitava os mais velhos, era caridoso com quem pedia algo a ele, era atencioso com todos sem qualquer discriminação. Disse em um hadith:

“Eu defendo a oração com a intenção de prolongá-la. Enquanto isso, ouço o choro de um bebê e tenho que encurtar minha oração, temendo que minha recitação de um longo verso possa afetar a mãe do bebê.” (Bukhari)

Temos no exemplo do Mensageiro de Allah, em todas suas esferas, o modelo de excelente caráter. Que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, seus companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Texto de Patrícia Oliveira e Tayrini Costa

Leia também mais detalhes sobre a vida e profecia do Profeta Muhammad: clique aqui


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *