Zacaria (que a paz esteja sobre ele)

Zacaria (que a paz esteja sobre ele)
Compartilhe

Esta é a história de um homem idoso e debilitado que amava e temia a Allah; um homem de idade avançada, chamado Zacaria (Zacarias) que passou sua vida adquirindo conhecimento e ensinando outros, apenas para agradar a Allah. O Alcorão nos conta sua história nos capítulos 3 e 19 e é semelhante à história contada no Evangelho de Lucas[Lucas 1:5-80]. Entretanto, nos concentraremos no que o Alcorão tem a nos dizer sobre esse homem abençoado:


“Este é o relato da misericórdia de teu Senhor, para com Seu servo Zacarias, quando ele chamou por seu Senhor, em secreto chamado. Disse: “Senhor meu! Por certo meus ossos, fraquejam e minha cabeça flameja encanecida, e, jamais, fui infeliz, Senhor meu, na súplica a Ti!” (Surah Mariam, 19:2-4)

Quem era Zacaria?

O profeta Zacaria era um membro da família de Imran, uma família abençoada que também incluía Jesus e sua mãe Mariam.  Quando a jovem Mariam foi para a Casa de Oração em Jerusalém, Allah, através de Sua sabedoria e graça nomeou Zacaria como o guardião dela. Todo dia ele visitava Mariam para se assegurar de que todas as necessidades dela eram atendidas. A devoção de Mariam a Allah impressionou Zacaria e ele ficou admirado pelas provisões que encontrava em seu quarto. Diz-se que ela tinha frutas de inverno durante o verão e frutas de verão durante o inverno (Ibn Kathir). Quando Zacaria perguntou como Mariam obtinha as frutas ela respondeu que Allah, o Sustentador, era Quem provinha seu sustento. Mariam disse:

“Ela disse: “De Allah.” Por certo, Allah dá sustento, sem conta, a quem quer.” (Surat Al-Imran, 3:37)

Quando Zacaria observou a submissão total de Mariam a Allah e sua fé inabalável, seus olhos foram abertos para um novo conceito (Ibn Kathir). Não importa o quão esmagadores, ou então, o quão insignificantes nossas necessidades possam nos parecer, Allah está sempre pronto para ouvir e responder. Esta é uma ideia muito importante a ser contemplada.  Allah dará a Seus servos virtuosos de forma ilimitada. Mariam tinha recebido frutas fora da estação; Zacaria suplicou por algo, que de acordo com os padrões humanos não era possível, porque ele e sua esposa eram muito idosos e a época de conceberem uma criança já havia passado. As dádivas de Allah não estão restritas a limitações mundanas, pelo contrário, tudo é possível. Zacaria aprendeu essa lição importante de sua tutelada, Mariam.

A concepção de Yahia

Assim, Zacaria suplicou a seu Senhor em segredo, dizendo que era velho, seu cabelo era grisalho e sua esposa também era velha e estéril; ainda assim ele desejava um herdeiro que agradasse a Allah. Zacaria pediu um filho que herdasse dele – e ele não estava pensando em termos de riqueza, porque era pobre. Ele desejava um filho para continuar a missão profética e propagar o conhecimento que havia adquirido durante sua vida. Allah respondeu imediatamente e disse:

“Então, os anjos chamaram-no enquanto orava, de pé no santuário: “Allah alvissara-te o nascimento de Yahia, João, confirmador de um Verbo de Allah; e será senhor, e casto, e profeta entre os íntegros.” (Surat Al-Imran, 3:39)

Nesse versículo do Alcorão o “Verbo de Allah” tem um significado específico: Jesus, porque ele foi criado por uma palavra vinda de Allah – “Sê” (e ele foi). O filho de Zacaria, Yahia (João Batista – clique aqui para ler sua história), estava entre aqueles que acreditavam e seguiam a mensagem de Jesus, que a paz esteja sobre ambos.

Quando Zacaria recebeu essa notícia surpreendente ele estava rezando. Ele respondeu perguntando como isso seria possível, considerando sua idade avançada e a esterilidade de sua esposa.  Allah, então, confirmou a lição que Mariam havia compreendido: 

“Allah faz o que quer.” (Surat Al-Imran, 3:40). 

Zacaria pediu um sinal, perguntando-se como saberia que esse milagre estava realmente acontecendo a ele e à sua esposa. Allah respondeu que ele (Zacaria) não seria capaz de se comunicar, exceto através de sinais. Zacaria foi instruído a passar o tempo lembrando e glorificando Allah, e quando deixou seu local de oração, já estava incapacitado de falar.

O Esforço de Zacaria e sua esposa

O Alcorão nos conta que o profeta Zacaria e sua esposa fizeram boas ações, suplicaram a Allah com temor e esperança e foram humildes, e dessa forma Allah os recompensou em sua idade avançada, com um filho.

“Então, atendemo-lo e dadivamo-lo com Yahiã, João, e tomamos fecunda sua mulher. Por certo, eles se apressavam para as boas cousas e Nos invocavam com rogo e veneração. E foram humildes coNosco.” (Surat al-Anbiya, 21:90)

O Profeta Yahia

Essa não era uma criança comum.  Yahia recebeu sabedoria ainda na infância e foi instruído por Allah para aderir firmemente à Torá.  Era compreensivo e capaz de demonstrar compaixão e misericórdia pela humanidade.  Allah criou Yahia virtuoso e livre de pecados.

“Ó Yahia! Toma o Livro, com firmeza! E concedemo-lhe a sabedoria, em sendo infante, e ternura, de Nossa parte, e pureza. E era piedoso.” (Alcorão 19:12-13)

As súplicas sinceras de um homem idoso e sua esposa estéril foram aceitas por Allah, e uma lição valiosa foi ensinada a toda a humanidade.  As graças de Allah são ilimitadas.  Ele é o Provedor, o Sustentador, o Único!

Fonte: Histórias dos Profeta, Ibn Kathir e islam religion
Leia também as histórias dos outros profetas e mensageiros: clique aqui


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *