Ilyas (que a paz esteja sobre ele)

Ilyas (que a paz esteja sobre ele)
Compartilhe

O Profeta Ilyas (Elias), descendente do Profeta Harun (clique aqui para ler a história de Harun) foi enviado ao povo de Bal, região à oeste de Damasco. Ele foi enviado para conduzir os israelitas ao Tawhid e encaminhá-los para a verdade. No versículo 85 da surat al-Anam: “E Zacarias e João e Jesus e Elias”, o profeta Ilyas é referido pela primeira vez como um profeta. Ele também é mencionado em vários versículos do Alcorão. Fontes islâmicas afirmam que seu nome completo é Ilyas ibn Yasin, como é referido na surata As-Saffat “Salamun Al’aa il Yasin: Que a paz esteja com Yasin (Ilyas)” (As-Saffat 37:130). Após o falecimento do Profeta Suleiman, a Profecia de Ilyas começou e o reino (de Suleiman) foi dividido em Israel e Yahuda (clique aqui para ler a história de Suleiman)


O reino de Yahuda

O reino de Yahuda permaneceu estável por muito tempo porque abrangia Quds (Jerusalém) e ali havia diversas relíquias sagradas, estudiosos orientavam o povo e a Torá era recitada na Masjid al-Aqsa. Devido à perda de tais fortalezas, o povo de Israel (bani israil) começou a se afastar da shari’ah de Mussa (clique aqui para ler a história de Moisés), e a prática da idolatria entre os Filhos de Israel começou a se espalhar.

O nome do ídolo adorado pelos cidadãos de bani israil era Baa’l, um ídolo de quatro faces que tinha 13,6 metros de altura e era feito de ouro. A localização deste ídolo foi referida como Ba’lbek (nome dado em homenagem ao ídolo). Atualmente, a cidade de Baalbek em Damasco ainda tem esse nome.

Todo aquele reino se desviou e caiu na armadilha do shaitan. Com exceção de muito poucos, todos praticaram shirk, começaram a adorar ídolos e cometeram atos ilícitos. Aqueles que se recusaram a se rebelar contra os profetas e Allah, louvado seja, foram submetidos a terríveis torturas e eventualmente executados.

A missão de Ilyas

Em um esforço para encaminhá-los à verdade, o Profeta Ilyas, que a paz esteja sobre ele, aconselhou-os contra o shirk (idolatria) e kufr (politeísmo) e os proibiu disso. Ele se empenhou para convencê-los de que seus ídolos eram fracos e impotentes, mas os incrédulos prestaram pouca atenção às suas mensagens.

“E, por certo, Elias era dos Mensageiros, quando disse a seu povo: “Não temeis a Allah? Invocais Baal e deixais O Melhor dos criadores, Allah, vosso Senhor e O Senhor de vossos pais antepassados?” (As Saffat 123-126)

Ilyas suplicou a Allah que punisse as pessoas ignorantes e pediu ajuda. Allah atendeu às suas orações. Uma seca se espalhou por todo o reino de Ácabe e durou três anos. A fome estava matando as pessoas, e elas estavam constantemente pedindo ajuda a Ba’al. As pessoas se arrependeram de suas ações passadas e imploraram ao Profeta Ilyas que pedisse a Allah, para que a chuva acabasse com a seca quando nada os havia ajudado ainda.

Ilyas suplicou a Allah; que o ouviu; então, choveu; as pessoas foram libertadas da fome e aceitaram a da’wah (convite à submissão a Allah) de Ilyas.

Mas, muitos simplesmente se esqueceram disso e continuaram adorando ídolos e negando a realidade. É relatado que quando Ilyas viu sua ignorância, ele suplicou a Allah por sua morte e então, Allah o elevou aos céus em uma carruagem de fogo. E Allah é o Sapiente.

Que possamos aprender algo valioso com a História do Profeta Ilyas para nos tornarmos piedosos e confiantes em Allah durante tempos difíceis.

Fontes: sunnah online e word of Prophet


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *