Harun (que a paz esteja sobre ele)

Harun (que a paz esteja sobre ele)

O Profeta Harun (Aarão) era o irmão mais velho de Mussa (Moisés) – que a paz esteja sobre ambos. Ele era filho de Imran e foi nomeado por Allah para ajudar seu irmão Mussa na árdua tarefa de libertar e moldar os filhos rebeldes de Israel em uma nação. Ele era responsável por realizar os rituais de adoração designados por Mussa. Seus descendentes ainda realizam esses rituais nos templos de Bani Israil. Ele atuou como braço direito de Mussa e acompanhou seu irmão nas viagens pelo deserto até sua morte no Monte Hur.


Quem foi o profeta Harun?

A história do profeta Harun no Islam está intimamente ligada à história do profeta Mussa. A história deles é mencionada no Alcorão e Harun é mencionado 20 vezes pelo nome.

Mussa rezou para que seu irmão Harun recebesse a missão da profecia para que pudesse ajudá-lo quando Allah, louvado e exaltado seja, ordenou que ele fosse falar com Firaun (Faraó). Na Sura Ta Ha do Alcorão Sagrado, Allah nos revela esta duaa’ (súplica de Mussa antes de ir ter com Firaun):

“Mussa disse: “Senhor meu! Dilata-me o peito, e facilita-me a missão, e desata-me um nó da língua, para que eles entendam meu dito, e faze, para mim, um vizir, assistente, de minha família: Harun, meu irmão, intensifica, com ele, minha força, e associa-o à minha missão, para que te glorifiquemos amiúde, e para que amiúde nos lembremos de Ti. Por certo, de nós, Tu és Onividente.” [Surah Ta-Ha, 20:25-35]

História do Profeta Harun no Alcorão

O Profeta Harun, que tinha talento para falar em público, frequentemente falava no lugar do Profeta Mussa, que tinha problemas de fala (explicaremos sobre este detalhe no texto sobre Mussa, clique aqui para ler). Ele desempenhou um papel significativo na educação dos israelitas sobre a forma de adoração descrita na porção relevante da Torá.

De acordo com o Islam, o Harun não teve nada a ver com a decisão dos israelitas quanto a adorar o bezerro de ouro. Ao contrário, ele foi espancado e ameaçado de morte por seu povo. Quando Mussa voltou do monte, ele instantaneamente acusou Harun e agarrou-o pela barba. No entanto, Harun explicou o que havia acontecido, e Mussa implorou a Allah que ambos fossem perdoados.

O Profeta Muhammad, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, disse: “Tu estás na mesma posição em relação a mim como Harun estava em relação a Mussa, com (esta diferença distinta) que não há profeta depois de mim”, de acordo com Amir bin Sa’d bin Abi Waqqas (com base na autoridade de seu pai). [Muslim]

Há informações de que Harun viveu 122 anos e podemos extrair de sua vida a lição da piedade e confiança em Allah em tempos difíceis.

Leia também as histórias dos outros profetas e mensageiros: clique aqui

Histórias de Profetas e Mensageiros Uncategorized