Escolhendo um Parceiro para o Casamento

Escolhendo um Parceiro para o Casamento
Compartilhe

O casamento é recomendado para parceiros que partilham o mesmo estilo de vida.. Os parceiros matrimoniais devem estar aptos a contemplar o propósito da criação assim como é definido por Allah.Eles devem estar aptos a efetivamente levar adiante suas responsabilidades como zeladores (khalifah) da terra. Eles devem partilhar o mesmo objetivo comum de construir uma comunidade islâmica bem integrada e serem aptos a trabalhar harmoniosamente para este propósito.


Critérios para selecionar um parceiro

Normalmente o critério para se selecionar um companheiro são muitos: partimônio, beleza, status, caráter, simpatia, compatibilidade, religião, etc. O Alcorão ordena que os Muçulmanos selecionem parceiros que são bons e puros (tayyib).

“As despudoradas estão destinadas aos despudorados, e os despudorados às despudoradas; as pudicas aos pudicos e os pudicos às pudicas. Estes últimos não serão afetados pelo que deles disserem; obterão indulgência e um magnífico sustento”
(Sagrado Alcorão 24:26).

O Profeta Muhammad (saws) recomendou aos Muçulmanos que selecionem aqueles parceiros que são os melhores na religião (din) e caráter:
“Pode-se casar com uma mulher por quatro razões: suas propriedades, seu status, sua beleza e por sua religião (e caráter). Então, case-se com aquela que é a melhor em religião e caráter e próspera.” (Bukhari e Muslim)

O Profeta Muhammad (saws) garantiu a generosidade de Allah para com aqueles que desejam se casar e viver uma vida pura e limpa.
“Allah Se obrigou a ajudar três grupos de pessoas: os Mujahid na causa de Allah, um trabalhador que paga suas dívidas, e aquele que quer se casar para viver uma vida casta.” (Tirmidhi)

Liberdade para escolher um parceiro

O Islam deu a liberdade de escolha para aqueles que desejam se casar. A escolha mútua dos futuros noivos (homem e mulher) é mantida em grande consideração:

Se vos divorciardes das mulheres, ao terem elas cumprido o seu período prefixado, não as impeçais de renovar a união com os seus antigos maridos, se ambos se reconciliarem voluntariamente. Com isso se exorta a quem dentre vós crê em Deus e no Dia do Juízo Final. Isso é mais puro e mais virtuoso para vós, porque Deus sabe e vós ignorais.
(Sagrado Alcorão 2:232)

O processo de escolha do parceiro deve ser uma média saudável entre a liberdade de escolha dos futuros noivos e a consideração do consentimento e influência dos pais/guardiões.

A liberdade de escolha daqueles que desejam se casar não deve desvalorizar a influência e consentimento dos pais/guardiões nem devem os pais/guardiões ignorar os desejos e consentimento dos futuros noivos.

Apaixonar-se não é uma pré-condição para o casamento no Islam. Entretanto, para o propósito de selecionar um parceiro apropriado, aos futuros noivos é garantido o direito de se verem e de conversarem.

O Profeta Muhammad (saws) recomendou:
“Quando um de vocês busca uma mulher para casamento, e então se ele estiver apto a olhar para a mulher que ele deseja se casar, deixe que o faça” (Abu Dawood).
Os pretendentes podem se olhar para o propósito de casamento, sob a supervisão de seus parentes mahram. Esta provisão deve ser executada com piedade e modéstia.

O Profeta Muhammad (saws) instruiu:
“Nenhum homem tem o direito de estar em privacidade com uma mulher que não é permitida para ele. Satanás é a terceira pessoa, ao menos que exista um mahram” (Ahmad).

Recomenda-se que os pretendentes que residem em sociedades não-Muçulmanas entrem com um compromisso pré-nupcial para salvaguardar os valores Islâmicos e a pessoa legal Muçulmana.

Mohammad Mazhar Hussaini
[Source: Marriage and Family in Islam]


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *