Como Alertar e Advertir Erros

Como Alertar e Advertir Erros

Pergunta: É uma condição avisar [em privado] aquele que se opõe a uma ideia antes de adverti-lo [publicamente]? Porque algumas pessoas depois que presenciam [tal situação], perguntam a você: Ele foi aconselhado antes? A pessoa espalha algumas ideias ruins que às vezes exige que você se apresse em alertar contra ele.


Sheikh Ahmad Bazmul, que Allah o preserve, respondeu:

Bismillah wa sallatu wa sallam ‘ala rasulullah wa ‘ala alihi wa sahbihi wa man walahu

Prosseguindo:

Se a pessoa comete um erro e este erro não se espalha, então o melhor é adverti-lo em privado e direcionar a ele o que é bom. Dessa forma ele se arrepende e se volta do erro. Se ele for avisado em privado e não se corrige do erro, então nós o censuramos e o criticamos publicamente e esclarecemos seu erro que está em oposição da verdade.

Se este erro já se espalhou dentre as pessoas, então ele é refutado publicamente e se tiver alguém que possa adverti-lo em privado, que seja feito também. Para os que dizem que é WAAJIB (obrigatório) avisar em segredo antes de avisar em público, isso vai contra a metodologia dos Salaf. Então, quando olhamos para o Manhaj dos Salaf (Metodologia dos Predecessores), vemos que quando um erro chegava a eles, imediatamente repreendiam e refutavam este erro. Eles não diziam: “vamos esperar para aconselhá-lo em segredo” ou “vocês o aconselharam antes”. Não foi narrado do Salaf coisas como estas [da pergunta]. Foi apenas narrado deles – que Allah os recompense com o bem – suas ações verdadeiras, sua repreensão ao erro de forma imediata, e Allah sabe melhor.

Fonte: https://www.sahab.net/forums/index.php?app=forums&module=forums&controller=topic&id=108091

Para maior aprofundamento sobre os métodos que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) utilizava para corrigir as pessoas, recomendamos o seguinte livro: clique aqui

Etiqueta e Comportamento