Ali bin Abi Talib (que Allah esteja satisfeito com ele)

Ali bin Abi Talib, que Allah esteja satisfeito com ele, é primo e genro do Mensageiro de Allah, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele. Sua mãe, Fatima bint Asad bin Abd Manaf, de Bani Hashim, era prima de Abu Talib. O quarto dos Califas Bem Guiados, um dos dez que receberam as boas novas do Paraíso e um dos seis povos da Shura. Vamos conhecer mais sobre essa grande personalidade.
Infância e conversão ao Islam
Ibn Ishaq mencionou que Ali bin Abi Talib uma vez foi até o Profeta – que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele – enquanto ele estava rezando com a Sra. Khadija – que Allah esteja satisfeito com ela – e perguntou a ele sobre a natureza dessa adoração. Então, O Profeta explicou a ele que é um dos rituais do Islam e convidou-o ao monoteísmo. Ali hesitou em aceitar e quis consultar o pai sobre isso. O Profeta não gostou da divulgação da notícia do chamado antes de ele mesmo anunciá-lo, então o Mensageiro pediu a Ali para manter o assunto em segredo.
Ali passou aquela noite pensando no assunto do chamado até que a fé transbordou em seu coração. Então ele voltou ao Profeta – que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele – pedindo-lhe que repetisse o que ele havia dito. Assim, o Profeta repetiu os dois testemunhos e ele rejeitou Al-Lat e Al-Uzza. Dessa forma, Ali abraçou o Islam, pronunciou os dois testemunhos e manteve sua fé escondida, temendo Abu Talib.
Vida pregressa
Ali – que Allah esteja satisfeito com ele – nasceu dez anos antes da missão. Ele foi criado sob os cuidados do Mensageiro de Allah – que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele – e ele nunca o abandonou. Abu Talib teve muitos filhos, e havia infortúnio e pobreza entre os coraixitas naquela época.
O Mensageiro de Allah – que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele – pediu a seu tio Al-Abbas que aliviasse Abu Talib. Então, eles foram a Abu Talib para alivi-a-lo de seus filhos, para que as dificuldades que haviam abatido os coraixitas fossem removidas. Al-Abbas levou Jaafar bin Abi Talib – que Allah esteja satisfeito com ambos – e o Profeta – que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele – levou Ali. Então Jaafar ficou com Al-Abbas até que ele abraçou o Islam, e Ali ficou com o Mensageiro – que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele – até que ele abraçou o Islam e o seguiu.
Seu papel na migração para Medina
Ibn Abbas – que Allah esteja satisfeito com ele – mencionou o papel de Ali bin Abi Talib – quando os politeístas queriam emboscar nosso mestre Muhammad, com o intuito de assassiná-lo. Então, Ali dormiu na cama do Profeta na noite da migração de Muhammah e Abu Bakr, de Meca para Medina.
Os politeístas passaram a noite pensando que estavam sitiando o Mensageiro de Allah em sua casa. No entanto, ele havia seguido em direção à caverna. Quando amanheceu, eles invadiram a casa e ficaram surpresos ao ver que Ali estava dormindo em sua cama. Eles perguntaram a Ali sobre o Profeta e ele respondeu que não sabia de seu paradeiro.
Ali – que Allah esteja satisfeito com ele – migrou para Medina três noites depois que o Profeta migrou para lá. Depois de restituir aos seus donos os fundos os quais haviam sido confiados ao Mensageiro – que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele.
O Papel de Ali nas Campanhas Militares “Ghazawat”
Ali bin Abi Talib – que Allah esteja satisfeito com ele – participou de todas as batalhas ocorridas na época do Profeta – que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele – exceto a Batalha de Tabuk. Com isso, o Profeta o nomeou califa sobre Medina.
Ali era conhecido por sua coragem e possuía posições estratégicas em todas as batalhas. Ele teve muitas posturas corajosas, incluindo a habilidade duelar com Amr bin Abd Wad e derrubá-lo na Batalha da Trincheira. Assim, Ali mostrou sua coragem e auto sacrifício. Amr também era conhecido por sua força e coragem, mas Ali o derrotou. Ali bin Abi Talib – que Allah esteja satisfeito com ele – foi firme com o Profeta – que as bênçãos e a paz estejam com ele – no campo de batalha no dia de Hunayn depois que os muçulmanos fugiram, e sua firmeza com outros companheiros foi uma das razões pela vitória nessa batalha.
Eleição e papel como califa
Ali se tornou o quarto califa do Islam em 656 EC, após o assassinato de Uthman Ibn Affan. Seu reinado foi marcado por vários desafios, incluindo uma rebelião de alguns de seus próprios companheiros, conhecidos como carijitas. Ali era conhecido por sua piedade e seu compromisso com a justiça social, e estabeleceu várias políticas públicas destinadas a melhorar a vida dos muçulmanos.
O khilafa de Ali também foi marcado por várias campanhas militares, incluindo a Batalha do Camelo e a Batalha de Siffin. Esses conflitos foram travados contra outros grupos muçulmanos e estavam enraizados em divergências políticas e teológicas. Apesar desses desafios, Ali conseguiu manter a unidade da comunidade muçulmana e estabelecer um governo forte.
Embora Ali bin Abi Talib, que Allah esteja satisfeito com ele, não tenha feito nenhuma conquista durante seu khilafa, este se caracterizou por muitas conquistas civis e sociais, incluindo a organização da polícia e o estabelecimento de centros especializados para atendimento ao cidadão – como a Casa das Queixas e o Fragmento de Al-Dhawal. Kufa também floresceu durante seu khilafa, e escolas de jurisprudência e literatura foram construídas lá. Ali bin Abi Talib, que Allah esteja satisfeito com ele, ordenou que Abu Al-Aswad Al-Du’ali formasse as letras do Alcorão pela primeira vez.
Assassinato
Ali sabia que morreria assassinado, pois o Profeta havia lhe dado as boas novas de que ele seria morto como um mártir. Ali – que Allah esteja satisfeito com ele – foi martirizado na noite de sexta-feira, dezessete de Ramadan, no quadragésimo ano da migração.
Fonte: Arabian Tongue
Leia também os outros 3 Califas bem Guiados: Abu Bakr as-Siddiq, Umar bin al-Khattab e Uthman Bin Affan