Virtudes de Abu Bakr, ‘Umar, ‘Uthman, ‘Ali, Talhah, Zubair e ‘Abbas

Virtudes de Abu Bakr, ‘Umar, ‘Uthman, ‘Ali, Talhah, Zubair e ‘Abbas
Compartilhe

Esta narração traz a visão de Ibn ‘Abbas sobre seus companheiros: Abu Bakr, ‘Umar, ‘Uthman e ‘Ali – os califas bem guiados e, também Talhah e Zubair: Certa vez, ‘Abdullah ibn ‘Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele) obteve permissão para visitar Mu’awiyah (que Allah esteja satisfeito com ele). Naquela época, vários dignitários entre os coraixitas estavam presentes, e Sa’id ibn al-‘As estava sentado à direita de Mu’awiyah. Quando Mu’awiyah viu que Ibn ‘Abbas estava chegando, ele disse a Sa’id: “Ó Sa’id! Por Allah, farei tais perguntas a Ibn ‘Abbas e ele será incapaz de respondê-las.” Sa’id disse: “Ibn ‘Abbas nunca deixará de responder às tuas perguntas.”


Quando Ibn ‘Abbas se sentou, Mu’awiyah perguntou a ele: “O que tu dizes sobre Abu Bakr (que Allah esteja satisfeito com ele)?” Ele respondeu:

“Que Allah (louvado e exaltado seja) tenha misericórdia de Abu Bakr, ele seguiu o Alcorão, manteve-se afastado do desvio e dos atos indecentes (obscenos). Ele costumava proibir o mal (e o que está errado); e possuía o conhecimento (completo) da religião. Ele temia a Allah, permanecia em adoração perante Ele à noite, mantinha-se em jejum durante o dia, e ainda, foi salvo dos males do mundo. Ele era determinado em promover a justiça, ordenando o bem. Ele agradeceu (a Allah) em todas as circunstâncias e lembrou-se de Allah pela manhã e à noite. Ele foi severo em corrigir sua própria alma. Ele superou seus amigos (companheiros) em piedade, sobriedade, renúncia (dos prazeres mundanos), retidão, cuidado (consigo mesmo quanto à humilhação mundana), confiança (na providência de Allah) e igualdade. Que Allah castigue o perverso, que O desonra, até o Dia do Juízo.”

Então, Mu’awiyah perguntou a Ibn ‘Abbas: “O que tu dizes sobre ‘Umar bin al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com ele)?” Ele respondeu:

“Que Allah tenha misericórdia de Abu Hafs (ou seja, ‘Umar). Eu declaro por Allah: ele era um confederado do Islam, um abrigo para o órfão, uma morada da fé (iman), um refúgio para os fracos, um castelo para o confiável (hunafa, que também pode significar muçulmano), uma fortaleza para a criação e um ajudante para os miseráveis. Ele defendeu a verdade com paciência e contentamento até que Allah tornou Sua religião superior; ou seja, muito territórios foram conquistados e Allah foi lembrado em todas as terras: perto dos rios (e mares), nas colinas, nos campos, nas cidades e nas florestas. Ele enfrentou com dignidade a linguagem obscena, foi grato (a Allah) tanto nas dificuldades quanto no conforto, e lembrou-se de Allah o tempo todo. Que Allah castigue aquele que o odeia, até o Dia do Juízo.”

E Mu’awiyah perguntou a ele: “O que tu dizes sobre ‘Uthman ibn Affan (que Allah esteja satisfeito com ele)?” Ele respondeu:

“Que Allah tenha misericórdia de Abu ‘Amr (ou seja, ‘Uthman): juro por Allah, ele era o mais respeitável da família. Ele costumava manter relações com homens bons e era dos mais tolerantes dentre aqueles que lutam no caminho de Allah. Ele oferecia as orações do tahajjud na última parte da noite, e chorava copiosamente quando Allah era lembrado diante dele. Ele era atencioso com a causa (dos muçulmanos). Ele se levantava para cada ato nobre, e estava sempre pronto para praticar boas ações. Ele se manteve afastado de todo ato que leva ao desastre (na outra vida). Foi ele quem alimentou o exército do Profeta na batalha de Tabuk, e quem confiou o poço de água aos muçulmanos. Ele era genro do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), casou-se com duas de suas filhas. Que Allah castigue aquele que o amaldiçoar (e abusar) dele, até o Dia do Juízo.”

Então, Mu’awiyah perguntou a ele: “O que tu dizes sobre ‘Ali ibn Abi Talib?” Ele respondeu:

“Que Allah tenha misericórdia de Abul-Hasan (ou seja, ‘Ali): eu juro por Allah, ele era a bandeira da orientação, o reduto da piedade, a morada da sabedoria, a montanha do bem, a luz para aquele que viaja na escuridão da noite. Ele era quem convidava ao caminho largo (ou seja, à religião do Islam), e o estudioso dos livros revelados. Ele permaneceu firme na interpretação correta do Alcorão e com a lembrança no sermão. Ele era apegado aos meios de orientação. Ele renunciou à injustiça, à tirania e aos caminhos que levam ao desastre. Ele foi o melhor entre aqueles que aceitaram a crença e adquiriram piedade. O líder de todos aqueles que se envolveram em um manto; o mais virtuoso dentre todos aqueles que estabeleceram justiça e igualdade; e o palestrante mais bem-sucedido, além dos Profetas (que a paz esteja sobre todos eles). Ele estava entre aqueles que ofereceram salat para o qiblatein, ou seja, Jerusalém (al-Quds) e Makkah (al-Kaabah). Não há ninguém que possa reivindicar ser semelhante a ele. Ele era o marido da melhor mulher (ou seja, Fátima), e o pai dos dois netos (do Profeta). Eu não vi ninguém igual a ele, e não verei (no futuro) também – até o Dia do Juízo. Que Allah castigue aquele que o amaldiçoar, até o Dia do Juízo.”

Em seguida, Mu’awiyah perguntou a ele: “O que tu dizes sobre Talhah e Zubair (que Allah esteja satisfeito com ele)?” Ele respondeu:

“Que Allah tenha misericórdia de ambos: por Allah, eles eram castos, piedosos e estavam entre aqueles que se rendem à vontade de Allah (isto é, muçulmanos). Eles eram puros, dentre aqueles que purificam os outros, testemunhas (da religião de Allah), e estudiosos (do Islam). Eles cometeram um erro, e se Allah quiser, Ele (louvado e exaltado seja) os perdoará. Eles estiveram na companhia do Profeta desde o início, ajudaram a religião de Allah e praticaram boas ações.”

Por último, Mu’awiyah perguntou: “O que tu dizes sobre ‘Abbas?” Ele respondeu:

“Que Allah tenha misericórdia de ‘Abdul-Fadl: por Allah, ele e o Profeta pertenciam à mesma árvore. Ele era um descanso para os olhos e foi escolhido por Allah. Ele era o reduto para as nações e o líder dos tios (do Profeta). Ele, devido à sua perspicácia, superou todas as dificuldades e teve grande visão em todos os assuntos. Ele foi condecorado com o conhecimento. As virtudes de outras pessoas são inúteis diante dele. A glória de outras famílias não tem nenhum valor diante da glória de sua família. E é devido ao fato de que sua família é baseada em ‘Abdul-Mutalib, que foi o mais digno dentre os coraixitas que andam ou cavalgam.”

Então, ‘Abdullah bin ‘Abbas continuou suas palestras…

Fonte: at-Tabarani (transmitido por), sob a autoridade de Rabi’ ibn Harrash conforme narrado por al-Haithimi, vol. IX, pág. 160.

Leia também sobre a história do Islam: Breve História do Islam – akh-Khulafá ar-Rashidun


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *