A Sabedoria por trás das Calamidades

A Sabedoria por trás das Calamidades
Compartilhe

Eu ouvi muitas vezes que há uma grande sabedoria por trás das calamidades que recaem sobre pessoas. O que é essa sabedoria?


 Louvado seja Allah. 

Sim, há uma grande sabedoria por trás calamidades, incluindo o seguinte:

1 – Alcançar a verdadeira submissão e servidão (‘uboodiyyah) a Allah, o Senhor dos Mundos.

Muitas pessoas servem apenas aos seus próprios caprichos e desejos e não são verdadeiros servos de Allah. Se dizem servos de Allah, mas quando são testados dão às costas a Ele e se perdem neste mundo e no outro, e isso é uma perda evidente. Allah diz :

“E, dentre os homens, há quem adore a Allah com restrições. Então, se o alcança um bem, tranquiliza-se, mas se o alcança uma provação, desvia sua face, renega sua Fé. Perde a vida terrena e a Derradeira Vida. Essa é a evidente perdição!” [al-Hajj 22:11] .

2 – Provações preparam os crentes para prevalecer sobre a terra

Foi dito ao Imam al-Shaafa’i (que Allah tenha misericórdia dele): Qual é melhor, a paciência ou as provações ou a prevalência? Ele disse: Prevalência é o nível atingido pelos Profetas, e não pode haver prevalecente sem provações. Se uma pessoa é provada, vai se tornar paciente, e se permanecer paciente, prevalecerá.

3 – Expiação dos pecados

Al-Tirmidhi (2399) narrou que Abu Hurayrah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “as provações vão continuar a acontecer aos crentes,  homem ou mulher, aos seus filhos e à sua riqueza até que ele conheça Allah, sem pecado.” Narrado por al-Tirmidhi (2399), classificado como saheeh por al-Albani, em al-Silsilah al-Saheehah, 2280.

Foi narrado que Anas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quando Allah quer o bem para Seu servo, Ele apressa a punição para ele neste mundo; e quando Allah quer o mal para Seu servo, ele retém a punição por seus pecados e retém seu pecado até que ele venha com todos os seus pecados no Dia da Ressurreição.” Narrado por al-Tirmidhi (2396).; classificado como saheeh por al-Albani, em al- Silsilah al-Saheehah (1220).

4 – Obtenção de recompensa e aumento no Status 

Muslim (2572) narrou que ‘Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O crente não é prejudicado por uma aflição ou algo maior, mas, desse modo, Allah  aumenta seu status, ou apaga um de seus pecados.”

5 – Calamidades proporcionam uma oportunidade para pensar sobre as falhas e deficiências e erros do passado

Pois se é um castigo, qual foi o pecado?

6 – Calamidade é uma lição de Tawhid, fé e confiança em Allah

Isso mostra, em um sentido prático, o que você realmente é, então, você irá perceber que você é um servo fraco, que não tem força e nenhum poder, exceto com o seu Senhor, assim você irá, verdadeiramente, colocar sua confiança Nele em, e irá voltar-se a Ele verdadeiramente, deixará de lado sua posição, orgulho, arrogância, autoadmiração e negligência, e irá entender que você é pobre e precisa de seu Senhor, que você é fraco e precisa se voltar para o Mais Forte, o Todo-Poderoso, Glorificado seja.

Ibn al-Qayyim disse:

Se Allah não tratasse seus servos com o recurso das provações e calamidades, eles iriam transgredir tanto que ultrapassariam o permitido. Quando Allah quer o bem para Seus servos Ele lhe dá a cura para as calamidades e provações de acordo com a sua situação, de modo a curá-lo de todas as doenças fatais e enfermidades, até que Ele o purifique e limpe, e assim, faz com que ele seja qualificado para a mais honrosa posição neste mundo, que é a de ser um verdadeiro servo de Allah (‘uboodiyyah), e para a maior recompensa na Outra Vida, que é vê-Lo e estar perto Dele. Fim de citação.

Zaad al-Ma’aad, 4/195

7 – Calamidades expulsam a auto-admiração de nossos corações e os aproxima mais de Allah

Ibn Hajr disse: Yoonus ibn Bukayr narrou em Ziyaadaat al-Maghaazi que al-Rabee’ ibn Anas disse: Um homem disse no dia da Hunayn: “Nós jamais seremos derrotados hoje por falta de números.” Isso perturbou o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e então eles foram derrotados.

Ibn al-Qayyim disse em Zaad al-Ma’aad (3/477):

Em Sua sabedoria, Allah decretou que os muçulmanos deveriam primeiro sentir o gosto amargo da derrota, apesar de seu grande número e dispositivos suficientes e força, de modo a humilhar alguns indivíduos que se sentiam orgulhosos como resultado da conquista de Meca, os quais não tinham entrado em Sua terra e Seu santuário como o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) entrou: inclinando a cabeça enquanto monta seu cavalo de forma que o queixo quase tocava a sela, mostrando humildade diante do seu Senhor.

Allah diz (interpretação do significado):

“E para que Allah purifique os que creem e extermine os renegadores da Fé” [Aal ‘Imraan 3: 141].

Al-Qaasimi (4/239) disse:  

Ou seja, para limpá-los e purificá-los do pecado, do orgulho e da arrogância. Ele também os purifica dos hipócritas, e os fazem se diferenciar deles… Então Ele menciona outra razão, que é “destruir os descrentes”, pois se estes prevalecerem, irão transgredir e ultrapassar o permitido, o que será causa de sua queda e destruição. As leis de Allah ditam que quando Ele quer destruir seus inimigos e eliminá-los, Ele coloca diante deles os meios que os conduzirão à destruição e erradicação, entre o maior dos quais, após a sua kufr, está a sua transgressão e tirania na perseguição, opondo-se e lutando contra Seus amigos íntimos… Allah destruiu aqueles que travaram guerra contra Seu Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) no dia da Uhud e persistiu em kufr. Fim de citação.

8 – Demonstrar a verdadeira natureza das pessoas, pois existem pessoas cuja virtude é desconhecida até calamidade as aflija

Al-Fudayl ibn ‘Iyaad disse: Enquanto as pessoas estão bem, sua verdadeira natureza está escondida, mas quando calamidade os aflige suas verdadeiras naturezas são reveladas, assim o crente recorre à sua fé e o hipócrita recorre à sua hipocrisia.

Al-Bayhaqi narrou em al-Dalaa’il que Abu Salamah disse: Muitas pessoas estavam confusas (após a Isra’) e algumas pessoas chegaram a Abu Bakr e disseram-lhe isso. Ele disse: “Eu testemunho que ele está dizendo a verdade.” Eles disseram: “Você acredita que ele foi para a Síria em uma noite, depois voltou para Meca?” Ele disse: “Sim, e eu acredito nele em mais do que isso, eu acredito no que o que ele diz sobre a Revelação que lhe vem do céu.” E por causa disso, ele foi nomeado al-Siddeeq.

9 – Calamidades fortalecem a determinação das pessoas

Allah escolheu para o Seu Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) uma vida dura preenchida com todos os tipos de dificuldades desde tenra idade, a fim de prepará-lo para a grande missão que o aguardava, que ninguém poderia suportar, senão os mais forte dos homens, que passaram dificuldades e que são testados com calamidades e as suporta com paciência.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nasceu órfão de pai e não demorou muito para que sua mãe também morresse.

Allah lembrou o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) de quando Ele disse (interpretação do significado):

“Porventura, não te encontrou órfão e te amparou?” [al-Duha 93:6] 

É como se Allah quisesse preparar o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) para assumir a responsabilidade e suportar as dificuldades desde tenra idade.

10 – Outra razão por trás das calamidades e dificuldades é que uma pessoa se torna capaz de distinguir entre os verdadeiros amigos e amigos que só têm os seus próprios interesses no coração.

11 – Calamidades lembram-no de seus pecados, de modo que você pode se arrepender deles.

 Allah diz (interpretação do significado):

“O que quer de bom que te alcance emana de Allah, e o que quer de mau que te alcance provém de ti mesmo.”

[al-Nisa ‘4:79]

“E o que quer que vos alcance de desgraça, é pelo que vossas mãos cometem. E Ele perdoe muitas coisas.”

[al-Shoora 42:30] 

Calamidades oferecem uma oportunidade para se arrepender antes que venha a maior punição no Dia da Ressurreição. Allah diz (interpretação do significado):

“E, em verdade, fá-los-emos experimentar algo do castigo menor (o castigo terreno), antes do castigo supremo (na Vida Vindoura), para que (se arrependam) e retornem (aceitem o Islam).”

[al-Sajdah 32:21] 

O “quase tormento” é sofrimento neste mundo e as coisas ruins que acontecem a uma pessoa.

Se a vida continua a ser fácil, a pessoa pode tornar-se vaidosa e arrogante, e talvez não tenha nenhuma necessidade de Allah, por isso, por Sua misericórdia Ele prova as pessoas para que possam voltar a Ele.

12 – Calamidades mostram a verdadeira natureza deste mundo e sua transitoriedade, e que são conveniências temporárias, e nos mostra que a verdadeira vida é aquela que está além deste mundo, uma vida em que não há nenhuma doença ou exaustão.

“E esta vida terrena não é senão entretenimento e diversão. E, por certo, a Morada na Vida Vindoura é a verdadeira Vida. Se soubessem!”

[al-‘Ankaboot 29:64] 

Mas esta vida é apenas sofrimento e exaustão.

“Com efeito, criamos o ser humano em uma atmosfera de tribulações.”

[al-Balad 90:4] 

13 – Calamidades nos lembram das grandes bênçãos de boa saúde e facilidade.

Esta calamidade mostra da forma mais clara o significado de saúde e facilidade que temos apreciado por muitos anos, mas não provamos sua doçura ou não apreciamos totalmente. 

Calamidades nos lembram das bênçãos e d’Aquele que as concede a nós, e nos levam a agradecer e louvar a Allah por Suas bênçãos.

14 – Anseio pelo Paraíso

Você nunca vai desejar tanto o Paraíso até que você sinta o gosto amargo deste mundo. Como pode você ansiar pelo Paraíso quando você está satisfeito com este mundo?

Isso é um pouco da sabedoria por trás das calamidades, e os interesses obtidos por meio delas, e a sabedoria de Allah é grande de fato.

E Allah sabe mais.

Fonte: islamqa.info


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *