Os Jinn – de Acordo com o Alcorão e a Sunnah

Os Jinn – de Acordo com o Alcorão e a Sunnah
Compartilhe

Parte 1 de 3 – SOBRE OS JINN

Jinn – Os Tipos Diferentes

Ibn Abdul Barr disse: “Os jinns, de acordo com os estudiosos da língua, podem ser de tipos diferentes:”


Se alguém está mencionando o jinn puramente, eles são chamados jinni.*

Se alguém está mencionando o jinn que vive entre a humanidade, ele é chamados de aamar cujo plural é amaar.

Se alguém está mencionando aqueles que antagonizam os jovens, eles são chamados de arwaah.

Se alguém está mencionando os maus, que antagonizam os humanos, eles são chamados de shaitan no singular e shayatin no plural.

Se eles causam ainda mais dano e se tornam fortes, eles são chamados de afrit.”**

*Note o som similar entre jinni e do inglês “genie” (nota da tradutora: gênio em português). A TV e outras midias distorceram o conceito de jinn; entretanto, é interessante notar sua origem no Islam. “Jeannie é um Gênio” é um seriado de TV baseado em um Gênio (jinni, plural de jinn). Neste seriado, Jeannie, o gênio, frequentemente concede o pedido àquele que o fez , mas que quase nunca recebe o que pediu; e ela está sempre criando erros não intencionais. Entretanto, entendemos que os shaitan, dentre os jinn que antagonizam os humanos, não são seres generosos que acidentalmente cometem erros em algumas ocasiões. Aqueles que buscam auxílio nos jinni (fazendo pedidos ou pedindo favores), encontrarão traição e um tipo distorcido de auxílio, que na verdade não resolve a necessidade original do solicitante, mas sim que satisfaz o desejo mal do jinn shaytanico.

**Um Ifrit (forte) dos jiins disse: “Um intrépido, dentre os gênios, lhe disse: “Eu to trarei antes que te tenhas levantado do teu assento, porque sou poderoso e fiel ao meu compromisso” [O Sagrado Alcorão 27:39].

Narração – Relatada por al-Tahhaawi em Mushkil al-Athaar, 4/95, e por al-Tabaraani em al-Kabeer, 22/214.

Abu Tha’labah al-Khushani disse: “O Mensageiro de Allaah disse: ‘Os  jinn são de três tipos: um tipo que tem asas, e eles voam pelo ar; um tipo que se parece com cobras e cães; e um tipo que pára para descansar e depois retoma sua jornada.’” [Shaykh al-Albaani disse em al-Mishkaat (2/1206, no. 4148): al-Tahhaawi e Abu’l-Shaykh relatou com um saheeh isnaad].


A Origem dos Jinn

Os jinn NÃO são anjos caídos. Eles foram criados de uma chama de fogo sem fumaça. O primeiro jinn que foi desobediente, de que se tem relato, é Iblis. Jinns e humanos descrentes e desobedientes são conhecidos como shayatin (satans).

O Sagrado Alcorão – Ar-Rahmaan 55:15, 15:

 “Ele criou o ser humano de argila sonorosa, como a cerâmica.

  E criou os gênios do fogo vivo.”

O Sagrado Alcorão – Al-Hijr 15:26-42:

 “Criamos o homem de argila, de barro modelável.

Antes dele, havíamos criado os gênios de fogo puríssimo.

Recorda-te de quando o teu Senhor disse aos anjos: Criarei um ser humano de argila, de barro modelável.

E ao tê-lo terminado e alentado com o Meu Espírito, prostrai-vos ante ele.

Todos os anjos se prostraram unanimemente,

Menos Lúcifer, que se negou a ser um dos prostrados.

Então, (Deus) disse: Ó Lúcifer, que foi que te impediu de seres um dos prostrados?

Respondeu: É inadmissível que me prostre ante um ser que criaste de argila, de barro modelável.

Disse-lhe Deus: Vai-te daqui (do Paraíso), porque és maldito!

E a maldição pesará sobre ti até o Dia do Juízo.

Disse: Ó Senhor meu, tolera-me até ao dia em que (os mortos) forem ressuscitados! 

Disse-lhe: Serás, pois, dos tolerados, até ao dia do término prefixado.

(Iblis/Satã) Disse: Ó Senhor meu, por me teres colocado no erro, juro que os alucinarei na terra e os colocarei, a todos, no erro; salvo, dentre eles, os Teus servos sinceros.

Disse-lhes: Eis aqui a senda reta, que conduzirá a Mim!

Tu não terá autoridade alguma sobre os Meus servos, a não ser sobre aqueles que te seguirem, dentre os seduzíveis. (Mushrikûn e aqueles que se perdem, criminosos, politeístas e os que praticam o mal, etc).” 


A Experiência de Salomão com os Jinn

Allah fez todos os jinns subservientes ao Profeta Sulaimaan (Salomão), um dom dado por Allah, swt, que nunca será dado a ninguém depois dele.

O Sagrado Alcorão – Saad 38:35-39:

 “Disse: Ó Senhor meu, perdoa-me e concede-me um império que ninguém, além de mim, possa possuir, porque Tu és o Agraciante por excelência!

 E lhe submetemos o vento, que soprava suavemente à sua vontade, por onde quisesse.

 E todos os (shayatin) demônios, (incluindo) alvanéis e mergulhadores disponíveis.

 E outros cingidos por correntes.

 (Dizeres de Allah para Sulaiman): Estes são as Nossas dádivas; prodigaliza-mo-las, pois, ou restringi-mo-las, imensuravelmente.”

O Sagrado Alcorão – Saba’ 34:12-14:

 “E fizemos o vento (obediente) a Salomão, cujo trajeto matinal equivale a um mês (de viagem) e o vespertino a um mês (de viagem). E fizemos brotar, para ele, uma fonte do cobre, e proporcionamos gênios, para trabalharem sob as suas ordens, com a anuência do seu Senhor; e a quem, dentre eles, desacatar as Nossas ordens, infligiremos o castigo do tártaro.

 Executaram, para ele, tudo quanto desejava: arcos, estátuas, grandes vasilhas como reservatórios, e resistentes caldeiras de cobre. (E dissemos): Trabalhai, ó familiares de Davi, com agradecimento! Quão pouco são os agradecidos, entre os Meus servos!

 E quando dispusemos sobre sua morte (de Salomão), só se aperceberam dela em virtude dos cupins que lhe roíam o cajado; e quando tombou, os gênios souberam que, se estivessem de posse do incognoscível, não permaneceriam no afrontoso castigo.”

O Sagrado Alcorão – An-Naml 27:17-19:

 “E foram consagrados ante Salomão, com os seus exércitos de gênios, de homens e de aves, em formação e hierarquia.

 (Marcharam) até que chegaram ao vale profundo das formigas. Uma das formigas disse: Ó formigas, entrai na vossa habilitação, senão Salomão e seus exércitos esmagar-vos-ão, sem que disso se apercebam.

 (Salomão) sorriu das palavras dela, e disse: Ó Senhor meu, inspira-me, para eu Te agradecer a mercê com que me agraciaste,a mim e aos meus pais, e para que pratique o bem que Te compraz, e admite-me na Tua misericórdia, juntamente com os Teus servos virtuosos.”


Todo humano tem um parceiro Jinn

Hadith – Sahih Muslim 6757, Narrou Abdullah ibn Mas’ud, narração similar  6759 por ‘Aisha, r.a.:

O Mensageirode Allah disse: Não há nenhum de vocês que não esteja ligado a um dos jinns (maus). Eles (os Companheiros) disseram: Oh Apóstolo de Allah com você também? Ao que a seguir respondeu: Sim, mas Allah me ajuda contra ele e então eu sou salvo das mãos dele e ele não me comanda a não ser para o bem.


Distanciando-se

Fiqh 4.124:

Anas relatou que o Profeta disse:“A barreira entre os olhos do Jinn e a nudez dos Filhos de Adão é [criada] quando um muçulmano retira uma vestimenta e diz, “Em nome de Allah, Que não tem parceiros.” (Ibn As-Sinni)

Hadith – Ahmad, an-Nasa’i, Dawud, al-Hakim e al-Baihaqi:

Qatadah relatou de ‘Abdullah ibn Sarjas que disse: “O Menssageiro de Allah proibiu urinar dentro de um buraco.” Disse Qatadah, “O que há de errado em urinar dentro de um buraco?” Ele disse, “É a residência dos jinns.” [Ibn Khuzaimah e Ibn as-Sakin classificou como sahih]


Mais Sobre os Jinns

Hadith – Sahih Bukhari 4:533, Narrou Jabi bin ‘Abdullah:

O Profeta disse: “Cubra seus utensílios e amarrem seus cantis de couro e fechem suas portas e mantenham suas crianças próximas a vocês durante a noite, pois os Jinns se espalham a esta hora e furtam coisas. Quando você for para a cama apague as luzes, pois o enganador (o rato) pode arrastar o pavio da vela e queimar os habitantes da casa.” Ata disse, “Os demônios.” (aos invés de os Jinns)

Hadith – Suna de Abu Dawood, Narrado por Abu Sa’id al-Khudri:

Muhammad ibn AbuYahya disse que seu pai disse que ele e seu companheiro foram para AbuSa’id al-Khudri para lhe fazer uma visita, pois estava doente. Ele disse: Então partimos e encontramos um companheiro seu que queria ir com ele. Nós fomos em frente e sentamos na mesquita. Ele então veio e nos contou que ele ouviu AbuSa’id al-Khudri dizer: O apóstolo de Allah disse: Algumas cobras são jinns; então quando qualquer um que veja uma em sua casa, ele deve lhe dar um aviso três vezes. Se ela retornar depois disso, deve matá-la, pois é um demônio.

Hadith – Al-Muwatta 54.33:

 …A cobra agitou-se no fim da lança e o jovem caiu morto. Ninguém sabia qual deles morreu primeiro, a cobra ou o jovem. Foi mencionado ao Mensageiro de Allah que disse: “Há gênios em Madina, que tornaram-se muçulmanos. Quando você vir um deles, chame a ele por três dias. Se ele aparece depois disso, em seguida, matá-lo, pois é um Satanás. ”

Hadith – Muwatta, 49.21:

…Satanás não abre uma porta trancada ou desata um nó amarrado, ou descobre um vasilhame.

Hadith – Tirmidhi #350:

Mensageiro de Deus disse: Não se limpe com esterco ou com ossos, pois isso é o alimento de seus irmãos dentre os gênios. [Transmitido por Tirmidhi, Nasa’i com esta ressalva de que ele não fez menção de:. O Alimento dos seus irmãos dentre os gênios]

O Nobre Alcorão – Ar-Rahmaan 55:56:

 Ali haverá, também, aquelas (donzelas) de olhares recatados que, antes deles, jamais foram tocadas yatmithhunna (rompeu seus hímens com a relação sexual) por homem ou gênio.

Hadith – Abu Dawood 1046, Narrado por Ali ibn Abu Talib:

 Ali disse no púlpito da mesquita de Kufah: Quando chega sexta-feira, os demônios vão para os mercados com suas bandeiras, e envolvem as pessoas em suas necessidades e as impedem de ir para a oração de sexta-feira.


Deus vai encher o inferno com gênios e homens, todos juntos.

O Nobre Alcorão – As-Saaffaat 37:158:

 “E inventaram um parentesco entre Ele e os gênios, sendo que estes bem sabem que comparecerão (entre os réprobos)!”

O Nobre Alcorão – Huud 11:119:

“Salvo aqueles de quem teu Senhor Se apiade (do seguidor do verdadeiro Monoteísmo Islâmico). Para isso os criou. Assim, cumprir-se-á a palavra do teu Senhor: (Seu dizer)  Encherei o inferno, tanto de gênios, como de humanos, todos juntos.”

O Nobre Alcorão – Al-An’aam 6:130, 131

 “Ó assembléia de gênios e humanos, acaso não se vos apresentaram mensageiros, dentre vós, que vos ditaram Meus versículos e vos admoestaram com o comparecimento neste vosso dia? Dirão: Testemunhamos contra nós mesmos! A vida terrena os iludiu, e confessarão que tinham sido incrédulos.

Isto porque teu Senhor jamais destruirá injustamente as (populações das) cidades (por associarem outros com Allah), enquanto seus habitantes estiverem desavisados (para tanto os Mensageiros foram enviados).”

O Sagrado Alcorão – Al-A’raaf 7:179

 “Temos criado para o inferno numerosos gênios e humanos com corações com os quais não compreendem, olhos com os quais não vêem, e ouvidos com os quais não ouvem (a verdade). São como as bestas, quiçá pior, porque são displicentes.”


Cartomantes /Adivinhos

Hadith – Al-Bukhari 7.657, Narrado por ‘Aisha, r.a.:

Algumas pessoas perguntaram ao Mensageiro de Allah (saaws) sobre os advinhos. Ele disse. -Eles não são nada. “Eles disseram,-Ó Mensageiro de Allah! Às vezes, eles nos falam de uma coisa que acaba por ser verdade.” O Mensageiro de Allah disse: “Um Jinn agarra a palavra verdadeira e a derrama na orelha de seu amigo (o advinho) (como se coloca algo em uma garrafa). O advinho, em seguida, se mistura com essa palavra cem mentiras.”

CONTINUA


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *