À Procura da Lailatul Qadr e suas características
“Por certo, fizemo-lo descer, na noite de al Qadr. E o que te faz inteirar-te do que é a noite de al Qadr? A noite de al Qadr é melhor que mil meses. Nela, descem os anjos e o Espírito, com a permissão de seu Senhor, encarregados de todas ordens. Paz é ela, até o nascer da aurora.” (Suratul Qadr, 97: 1-5)
Índice
Os dez últimos dias de Ramadan
Nos últimos 10 dias do Ramadan devemos estar focados em procurar pela Lailatul Qadr (Noite do Poder). A Laylat Al-Qadr é descrita no Qur’an como:
“A Noite do Decreto é melhor do que mil meses” (Qur’an 97:3)
Isto é, adorar a Allah nessa noite é melhor que adorá-Lo por mil meses (83 anos e 4 meses).
Adoração na Noite do Decreto
Qualquer ação feita nesta noite, como recitar o Qur’an, lembrar Allah (dhikr), etc., é melhor que fazê-la por mil meses.
Embora tenhamos aumentado a nossa adoração a Allah neste mês em geral, agora estamos a entrar nos dias finais e é imperativo que o nosso nível de adoração esteja no máximo dos máximos. Como ‘A’isha (radiAllahu ‘anha) relatou: “O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava esforçar-se mais na adoração durante os últimos dez dias do que em qualquer outra noite”. (Ahmad e Muslim. Algumas narrações em Bukhari são semelhantes)
Por isso, aqui estão alguns conselhos para os irmãos e irmãs tirarem o máximo destas 10 noites:
- Concentrem-se mais na oração e adoração;
- Tentem persuadir outros membros da vossa família a estarem acordados em oração e adoração;
- I’tikaf (isolamento retiro): Era costume do Profeta (a paz e as bençãos de Allah estejam sobre ele) passar os últimos dez dias do Ramadan na mesquita para aumentar a sua adoração e concentração.
- Façam longos, sinceros e profundos du’as (súplicas), como os mencionados no seguinte hadith:
‘A’isha (radiAllahu ‘anha) disse: Eu perguntei ao Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)”Ó Mensageiro de Allah, se eu souber que noite é a noite de Qadr, o que é que devo dizer nesta?”. Ele disse: “Diz ‘Ó Allah, Tu perdoas e gostas de perdoar, por isso perdoa-me.'” (Ahmad, Ibn Majah e At-Tirmidhi)
Transliteração do du’a: “Allahuma innaka ‘afuwwun tuhibbul ‘afwa fa’fu ‘anni”
- Façam com que os vossos pecados sejam apagados:
Abu Huraira narrou que o Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem estiver (a orar) na Laylat Al-Qadr enquanto nutre a sua fé com auto-avaliação, esperando a recompensa de Allah, terá todos os seus pecados perdoados”. (Bukhari e Muslim)
- Sejam generosos:
An-Nawawi disse:
“A generosidade é muito encorajada no Ramadan, especialmente durante as últimas dez noites. Ao fazer isso, imitamos o exemplo do Mensageiro de Allah ? tal como o exemplo das gerações piedosas…”
Características da Noite do Decreto
“Aisha disse: Ó mensageiro de Allah. O que tu recomendas que eu diga em minha súplica se presenciar a Lailatul Qadr?
Ele disse: Diga: Allahumma innaka afuwwun tuhibbu al afwa fa’fu anni.
(Ó Allah, Tu és Perdoador e ama o perdão, então me perdoe)” (Ibn Majah)
Os Sinais de Laylatu-l-Qadr
- 1- Uma noite pacífica
É uma noite agradável e sabemos que será uma noite agradável pelo versículo do Alcorão citado acima:
“Paz é ela, até o nascer da aurora”
Então, estamos procurando por uma noite que seja muito calma, muito pacífica.
Ibn Khuzaymah disse que “não é uma noite quente nem fria”.
- 2- A lua parece um pedaço (metade) de um prato (Muslim)
- 3- Está dentre as últimas noites ímpares
A Lailatul Qadr é uma das últimas dez noites nas noites ímpares: 21, 23, 25, 27, 29 do Ramadan.
Há muitas pessoas que tentam buscar a Noite do Decreto apenas no dia 27 de Ramadan. Existem narrações referentes a esta noite, mas também há narrações para outras noites.
Os sábios disseram que isso é algo relacionado à sabedoria, pois, se soubéssemos com certeza que ela é a noite de 27, por que fariamos os atos de adoração em qualquer outra noite?
Então, basicamente, a Lailatul Qadr muda de ano para ano, mas ainda fica entre as últimas dez noites (nas ímpares), e assim, os muçulmanos devem continuar trabalhando duro pelas recompensas.
- 4- Há possibilidade de chuva
Há relatos em que o profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) mencionou que sonhou com a Lailatul Qadr, naquele sonho ele se prostrou e quando se levantou, seu rosto estava molhado de água da chuva e lama. (Al-Bukhari, 813)
- 5- O nascer do sol na manhã seguinte
Relatos dizem que será um sol sem raios. Isso significa que é um sol muito fraco, ou seja, pode-se olhar diretamente para ele. Imam An-Nawawi nos deu duas explicações:
- Allah deseja que seja assim. Ele, louvado seja, queria que o sol nascesse de uma forma muito especial após uma noite especial.
- Devido à quantidade de anjos enchendo o céu, eles estão, na verdade, bloqueando os raios de sol.
Súplica durante a Noite do Decreto
Retirado do Tafsir Ibn Kathir
Recomenda-se suplicar frequentemente durante todos os momentos, especialmente durante o mês de Ramadan, nas últimas dez noites, e durante as noites ímpares ainda mais. Recomenda-se dizer bastante a seguinte súplica:
“Ó Allah! Em verdade, Tu és o Perdoador, Tu amas o perdão, então, perdoe-me”
“Allaahumma Innaka ‘Afuwwun Tuhibbul-‘Afwa Fa’affu ‘anni”
Isto é devido ao que o Imam Ahmad registrou a partir de Aisha (radhiAllahu ‘anha) que disse: “Ó Mensageiro de Allah! Se eu encontrar a Noite de Al-Qadr o que devo dizer?” Ele (sallallaahu ‘alaihi wa sallam) respondeu:
Diga: “Ó Allah! Em verdade, Tu és o Perdoador, Tu amas o perdão, então, perdoe-me” [Ahmad 6: 182].
At-Tirmidhi, An-Nasai e Ibn Majah registraram este Hadith. At-Tirmdhi disse: “Este Hadith é Hasan Sahih”. [Tahfat Al-Ahwadhi 9:495, An-Nasai em Al-Kurba 6:218, e Ibn Majah 2:1265]
Al-Hakim registrou em seu Mustadrak (com uma corrente diferente da narração) e disse que é autêntico de acordo com o critério dos dois Shaikhs (Al-Bukhari e Muslim).
[Al-Hakim 1:530] An-Nasai também o registrou. [An-Nasai em Al-Kubra 6:219]
Leia também: A Preferência das Dez Últimas Noites de Ramadan e Os Esforços dos Últimos Dez Dias de Ramadan e a Lailatul-Qadr