‘Umar bin al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com ele)

‘Umar bin al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com ele)
Compartilhe

‘Umar bin al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com ele) foi um grande sahaba e uma das maiores personalidades da história. Ele foi o segundo dos califas bem guiados depois de Abu Bakr Al-Siddiq, que Allah esteja satisfeito com ambos. O Estado Islâmico floresceu durante seu khilafa e alcançou uma perfeição que não havia alcançado em nenhuma época, e ele foi capaz de estabelecer o maior império da história.

Uma das coisas mais importantes que distinguiu ‘Umar bin al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com ele) foi sua veracidade e seu zelo pelo Islam, além da sua sabedoria e senso de justiça. O Sagrado Alcorão confirmou sua opinião em muitas situações, incluindo seu dito ao Mensageiro de Allah, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele: (Se tivéssemos tomado o local de Abraão como um lugar de oração). Então, as palavras de Allah Todo-Poderoso foram reveladas:

“E lembrai-vos de quando fizemos da Casa lugar de visita e segurança para os homens, e dissemos: “Tomai o Maqãm de Abraão por lugar de oração.” Surah Al-Baqarah, 125.


Quem foi ‘Umar Ibn al-Khattab?

‘Umar bin al-Khattab Ibn Nufail Al-Qurashi Al-Adawi (que Allah esteja satisfeito com ele) – foi apelidado de Abu Hafs, e sua mãe é Hantama bint Hashim bin Al-Mughirah Al-Makhzoumiyyah.

Umar nasceu em Meca em 586 dC no clã Banu Adi da tribo Quraish. Ele nasceu treze anos após o ano do Elefante. ‘Umar bin Al-Khattab cresceu em uma casa nobre, com seu pai, Al-Khattab bin Nufail, e sua mãe, Hantama. Ele era da nobreza e uma pessoa honrada entre os coraixitas na era pré-islâmica, então assumia o papel de embaixador se uma disputa ocorresse entre as pessoas.

Sua Oposição ao Islam

‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) vivia em Meca como o resto dos coraixitas que professavam o paganismo e bebiam álcool. Quando o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) veio com o chamado ao monoteísmo, ‘Umar Ibn Al-Khattab foi um dos que resistiu. Ele costumava torturar e perseguir aqueles que se convertiam ao Islam, até mesmo as pessoas mais próximas foram perseguidas por ele, incluindo sua irmã Fatima bint Al-Khattab, e seu marido Said bin Zaid, que Allah esteja satisfeito com eles. Foi narrado que ele torturava uma escrava de Bani Al-Mu’ammal, ele a espancaria até se sentir entediado, então ele diria a ela: “peço desculpas, só te deixei por tédio”.

Sua conversão ao Islam

Ibn Ishaq relatou que a conversão de ‘Umar ibn al-Khattab ao Islam ocorreu no quinto ano da da profecia. Houve muitos relatos que narraram o incidente de sua conversão ao Islam. O mais famoso desses relatos afirma que ele estava um dia com sua espada embainhada, marchando até Muhammad para matá-lo. Então, um homem de Bani Zahra o encontrou e perguntou sobre seu problema, ele disse que queria matar Muhammad. Aquele homem disse a ele que se preocupasse antes com sua irmã e o marido dela que haviam entrado na religião de Muhammad.

Assim, ‘Umar foi para a casa de sua irmã, e o casal estava recebendo um homem chamado Al-Khabab. Este senhor, quando ele sentiu que ‘Umar estava chegando, contou ao casal e se escondeu em casa. Eles estavam recitando Surat Taha, e ‘Umar ouviu o som da recitação, então ele perguntou o que era aquilo. Eles disseram que haviam entrado na verdadeira religião, então ‘Umar atacou o marido de sua irmã, ela o afastou dele e ‘Umar a atingiu no rosto com um golpe que a machucou.

‘Umar sentiu sua firmeza e persistência, então ele pediu para ver o livro que eles estavam lendo. A princípio, sua irmã recusou e disse a ele que aquele era um livro que só poderia ser tocado pelos purificados. E ela lhe disse: “Levanta e toma banho”, assim fez ‘Umar, e ela o entregou o livro, ele leu até chegar ao que Allah Todo-Poderoso disse:

“Por certo, eu sou Allah; não existe deus além de Mim; então, adora-Me e cumpre a oração em lembrança de Mim.” (surah Taha, 20:14)

Então, ‘Umar disse: “Guie-me até Muhammad”, e quando al-Khabab ouviu isso, ele se apresentou e disse a ele: “Anuncie boas novas, ‘Umar”. E ele disse: “Espero que o chamado do Mensageiro de Allah seja: Ó Allah, valorize o Islam com ‘Umar bin Al-Khattab ou Amr bin Hisham.” Assim, Khabab o levou ao Mensageiro de Allah e ‘Umar declarou sua shahada.

O papel de ‘Umar durante a vida do profeta Muhammad

Após sua conversão ao Islam, ‘Umar se tornou um dos companheiros mais próximos do Profeta. Ele era conhecido por sua lealdade feroz ao Profeta e seu compromisso inabalável com a causa do Islam. A presença e o apoio de ‘Umar foram cruciais nos primeiros anos da comunidade muçulmana, e suas contribuições para o estabelecimento do estado islâmico não podem deixar de ser mencionadas.

O papel de ‘Umar durante a vida do Profeta foi multifacetado. Ele era um firme defensor do Islam e desempenhou um papel vital na divulgação da fé para os outros. ‘Umar também era um conselheiro de confiança do Profeta e frequentemente consultado sobre importantes questões de estado. Ele era conhecido por sua sabedoria e capacidade de fornecer soluções práticas para problemas complexos.

O Papel de ‘Umar nas Campanhas Militares “Ghazawat”

Segundo Ibn al-Jawzi, ficou comprovado que ‘Umar presenciou tados as batalhas que o profeta Muhammad lutou. Na Batalha de Badr, ‘Umar foi o segundo a falar em resposta ao Mensageiro de Allah, quando os consultou antes da Batalha de Badr, ele falou bem e convocou a luta contra os politeístas.

O khilafa de ‘Umar

Após a morte de Abu Bakr, ‘Umar foi eleito o segundo califa do Islam. Durante seu mandato, ele expandiu o império islâmico e fez contribuições significativas para o crescimento e desenvolvimento do Estado Islâmico. Ele estabeleceu um sistema administrativo forte e eficiente e implementou várias reformas para garantir justiça e igualdade para todos.

‘Umar também era conhecido por sua adesão estrita aos princípios do Islam. Ele aplicou penalidades severas para crimes como roubo e adultério e garantiu que os direitos das minorias e dos não-muçulmanos fossem protegidos. Ele também foi um grande patrono do aprendizado e fundou várias escolas e instituições para a disseminação do conhecimento.

Os muçulmanos naquela época destruíram os impérios romano e persa, e as conquistas se expandiram nas mãos de seus exércitos de acordo com os princípios de justiça e misericórdia. Entre as mais importantes dessas conquistas estavam as conquistas do Levante; como a conquista de Damasco, Jordânia, Iraque; assim como a Batalha de Al-Jisr, a Batalha de Al-Buwaib, a Batalha de Al-Qadisiyah, a Conquista de Al-Madain e outras conquistas.

‘Umar Ibn Al-Khattab se interessava muito pela comunidade, então saía à noite para verificar a condição das pessoas, sem que ninguém percebesse que ele fazia uma ronda. Certa vez, ele encontrou uma mulher que estava em trabalho de parto e ela não tinha ninguém para ajudá-la, então ele buscou sua esposa, Umm Kulthum, filha de Ali bin Abi Talib, e retornou carregando comida nas costas. Fizeram o que era necessário para ajudar, sem que o povo da casa soubesse que ele era o Chefe dos Fiéis até terminarem. Também foi relatado que ele encontrou uma mulher cozinhando à noite para seus filhos enquanto eles choravam. Ela fervia água para iludir as crianças de que estava cozinhando até elas dormirem. ‘Umar saiu chorando, e voltou carregando farinha e carne, cozinhou, e alimentou as crianças.

Foi mencionado que em uma noite chuvosa ele estava andando pela cidade quando ouviu uma mulher pedindo à filha para misturar água com leite, a filha recusou, lembrando-lhe que o Chefe dos Fiéis havia proibido as pessoas de fazerem isso. A mãe respondeu que ‘Umar não veria aquele ato, mas a menina insistiu em não fazer, e ela disse: “Se o Chefe dos Fiéis não nos vê, o Chefe Supremo dos Fiéis pode nos ver”. ‘Umar se alegrou com o que ouviu e, posteriormente casou seu filho, Asim, com aquela garota.

Uma das maiores conquistas de ‘Umar foi a expansão do império islâmico durante seu khilafa, o exército muçulmano conquistou vários territórios, incluindo Síria, Egito e Iraque. ‘Umar também estabeleceu um sistema de tributação, que ajudou a financiar a expansão do império e o desenvolvimento do estado islâmico.

‘Umar também era conhecido por seu rígido código moral e integridade pessoal. Ele viveu uma vida simples e austera e deu um exemplo para os outros seguirem. Ele também foi um grande patrono das artes e ciências e incentivou o desenvolvimento da literatura, poesia e arquitetura.

Morte de ‘Umar

Foi relatado que Al-Faruq ‘Umar Ibn Al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com ele) foi esfaqueado por Abu Lulu’ah na quarta-feira, três dias antes do final do mês de Dhul-Hijjah. ‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) tomou a mão de Abd al-Rahman bin Auf e o encarregou das orações, e depois que ele soube que quem o esfaqueou foi Abu Lulu’ah, ele agradeceu a Deus – o Todo-Poderoso – que não havia sido morto por um muçulmano. Ele também enviou seu filho Abdullah à mãe dos crentes, Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) pedindo permissão a ela para ser enterrado ao lado do Mensageiro de Allah e Abu Bakr Al- Siddiq, e ela lhe deu permissão para fazê-lo.

Conclusão

O papel de ‘Umar Ibn al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com ele) durante a vida do Profeta Muhammad foi significativo, e suas contribuições para a comunidade muçulmana não podem ser mensuradas. A conversão de ‘Umar ao Islam marcou uma virada no início da história do Islam e abriu caminho para o eventual estabelecimento do império muçulmano. O compromisso inabalável de ‘Umar com a causa do Islam e seu firme apoio ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) estabeleceram um exemplo para as futuras gerações de muçulmanos seguirem.

Tradução e adaptação a partir de Arabian Tongue

Leia também os artigos sobre a História completa do Islam: Breve História do Islam


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *