Yahia (que a paz esteja sobre ele)

Yahia (que a paz esteja sobre ele)
Compartilhe

Issa (Jesus), Mariam, Zacaria e seu filho Yahia (João Batista) são todos membros da família de Imran, descendentes da família de Dawud (Davi, clique aqui para ler sobre o Profeta Dawud). Aprendemos das palavras Allah, no Alcorão Sagrado, que todos eles eram virtuosos e adoravam a Allah com verdadeira submissão (que a paz esteja sobre todos).


“E a Zacarias e a Yahia, João-Batista, e a Jesus e a Elias – todos eram dos íntegros.” (Surat na-An’am, 6:85)

“…e menciona Nosso servo Davi, dotado de vigor. Por certo, ele era devotado a Allah.” (Surat Sad, 38:17)

“O Messias, filho de Maria, não é senão um Mensageiro; antes dele, com efeito, os outros Mensageiros passaram. E sua mãe era veracíssima.” (Surat al-Maida, 5:75)

Yahia é o profeta conhecido pelos cristãos como “João Batista.” Entretanto, nem o Alcorão nem as tradições autênticas do profeta Muhammad falam de Yahia batizando ou sendo batizado. A missão de Yahia era lembrar os Filhos de Israel de que tinham feito uma aliança com Allah. Ele repetiu as mesmas palavras de todos os Profetas de Allah – adorem o Deus Único com total submissão.

Uma criança milagrosa

Em sua idade avançada, quando todas as esperanças de ter um filho já tinham acabado, Allah proveu o profeta Zacaria e sua esposa com uma criança milagrosa. Um filho, a primeira criança no mundo chamada Yahia, nome escolhido por Allah.

“Allah alvissara-te o nascimento de Yahia, João Batista, confirmador de um Verbo de Allah; e será senhor, e casto, e profeta entre os íntegros.” (Surat Al-Imran, 3:39)

Sabemos através do Alcorão que o profeta Yahia recebeu sabedoria quando criança, e as fontes islâmicas falam dele como sendo uma criança quieta e gentil, que amava aprender e estar entre os animais (Ibn Kathir). Yahia cresceu e se tornou um homem devoto e nobre. Diz-se que viveu uma vida simples no deserto, passando maior parte de seu tempo rezando e lembrando de Allah. Tinha muita compaixão e misericórdia por aqueles ao seu redor e por toda a humanidade. Os sábios do Islam disseram que Yahia chorou de temor e amor por Allah, e que suas lágrimas deixaram marcas em sua face.

Yahia e Issa (que a paz esteja sobre eles)

Yahia recebeu firmeza e resistência de Allah e era forte o suficiente para controlar seus desejos mundanos. Trabalhava incessantemente, conclamando as pessoas ao retorno das leis da Torá e endossando a missão de seu primo, Issa, Mensageiro de Allah. Parte da missão de Yahia era acreditar e apoiar a mensagem de Jesus; “… confirmador do Verbo de Allah…” (surat al-Imran, 3:39).  Yahia se refere ao seu primo Isso como o “Espírito de Allah” e o faz para enfatizar a criação milagrosa do Messias.

Nas tradições autênticas do Profeta Muhammad (como em Sahih Ahmad, Tirmidi e outras) existem histórias relacionadas aos profetas Yahia e Issa se encontrando e discutindo suas missões para guiar os Filhos de Israel de volta à senda reta. O Profeta Muhammad nos conta que Yahia reuniu os Filhos de Israel e implorou que seguissem os mandamentos de Allah. Que adorassem apenas a Allah; que orassem, jejuassem, fizessem caridade e passassem o tempo lembrando de Allah.

Allah concedeu uma bênção especial a Seu profeta Yahia. “E que a paz esteja sobre ele, o dia que ele nasceu, o dia que morrer, e o dia que será ressuscitado para a vida novamente!” Essa é a maior bênção que pode ser concedida a um ser humano. Paz – proteção, segurança, contentamento. Esse é o resultado inevitável que se segue à orientação enviada a nós por Allah.

O Alcorão e as tradições autênticas do Profeta Muhammad não revelam os detalhes da morte de Yahia. Sabemos, entretanto, que ele foi insultado e perseguido por causa de sua forte insistência em seguir a lei de Allah como revelada na Torá, e que isso finalmente o levou à morte. A vida de Yahia foi de luta e empenho, mas se apegou firmemente à religião de Allah (para adorar o Deus Único) e morreu por suas crenças.

Uma família especial

A família de Imran é uma luz de orientação para a humanidade. Sua devoção a Allah foi sem paralelos e sua forma de lidar uns com os outros serve como um lembrete para nós. Cada pai está preocupado com a vida futura de seu filho, ao invés de pensar nos prazeres desse mundo. Cada criança respeita e lida com seus idosos e pais com afeição e dedicação ordenadas por Allah. Os membros dessa família abençoada serviram a Allah com verdadeira devoção e colocaram Suas leis acima de todas as outras. E Allah disse:

“Então, quanto aos que creem e fazem as boas obras, Ele os compensará, com seus prêmios, e lhes acrescentará algo de Seu favor. E, quanto aos que desdenham Sua adoração e se ensoberbecem, Ele os castigará com doloroso castigo, e não encontrarão, para si, além de Allah, protetor nem socorredor.” (Surat na-Nissa, 4:173)

Mariam era sincera, Issa era o verbo de Allah, Yahia não era nem arrogante nem desobediente e Zacaria glorificava seu Senhor.  Juntos esses descendentes do profeta Dawud são a abençoada família de Imran e são um exemplo para a humanidade. Se lutarmos como eles lutaram, acreditarmos com firmeza como acreditaram, e se servirmos a Allah com submissão total, como eles serviram, no Dia do Juízo, pela Graça de Allah, nos contaremos entre os virtuosos.

Fonte: Ibn Kathir, Histórias dos Profetas e islam religion

Leia também as histórias dos outros profetas e mensageiros: clique aqui


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *