Significado de “La ilaha ila Allah”

Significado de “La ilaha ila Allah”
Compartilhe

Quem quer que morra crendo neste testemunho será do povo do Paraíso, exatamente como disse o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele): “Aquele que morrer sabendo o que é la ilaha illa Allah entrará no Paraíso” (Ahmad, 464).


Por isso mesmo, deve-se conhecer o que realmente significa “la ilaha illa Allah”, dado que é uma das maiores e mais importantes das obrigações.

O significado de la ilaha illa Allah:

Não há verdadeiramente nada, nem ninguém merecedor de adoração exceto Allah. Esta declaração proibi que atribuamos divindade a qualquer coisa, em exceção de Allah, louvado e enaltecido seja. Reafirmando e declarando tudo isso, apenas e unicamente a Allah, Aquele que não tem sócios.


A divindade: significa aquele que merece adoração. Em consequência, quem adora algo, significa que não toma como divindade nada que não seja Allah. Todas as divindades são falsas, com exceção de Allah, o Único, Ele é o Senhor, Criador, louvado e enaltecido seja.
Somente Ele, glorificado seja, é o verdadeiro merecedor da adoração. Ele é a Quem adoram os corações, amando-O, venerando-O, louvando-O com humildade, entrega, temor, pedindo e implorando Seu apoio. E não se implora a ninguém exceto Allah, não se pede ajuda senão a Allah, nem se espera apoio exceto d’Ele, não se faz uma oração exceto para Ele e não se realiza um sacrifício exceto para Ele. Por isso, é obrigatório que haja sinceridade na nossa adoração para com Ele, glorificado e louvado seja, assim como disse Allah, o Altíssimo, em Seu livro:

“E não lhes foi ordenado senão que adorassem a Allah com sinceridade” (Alcorão, Bayinah 98:4)

Quem adora a Allah, o Altíssimo, com sinceridade, realmente colocou em prática o significado de “la ilaha illa Allah”, para poder desfrutar da maior felicidade, tranquilidade e alegria de uma vida digna e boa. Não existe uma verdadeira companhia para os corações, nem tranquilidade, nem descanso para a mente senão por meio da adoração dirigida unicamente a Allah, o Altíssimo, tal como Ele disse no Alcorão:

“Ao crente que trabalhe de forma reta, seja homem ou mulher, concederemos uma boa vida” (Alcorão, Nahl 16:97).

Os pilares de “la ilaha illa Allah”:

Estas grandiosas palavras se sustentam em dois dos pilares fundamentais que devem ser conhecidos para, assim, esclarecer seu significado e objetivo:


Primeiro pilar: “Não há divindade”, é uma negação a toda e qualquer divindade, exceto Allah, o Altíssimo, invalidando a idolatria, evidenciando a incredulidade em tudo o que seja adorado afora Allah, seja ser humano, ídolo, astro ou outra coisa.

Segundo pilar: somente Allah é merecedor da adoração, em suas diferentes formas, como a oração, a súplica e a confiança n’Ele.
Todas as formas de adoração são somente e unicamente para Allah, porque quem quer que dirija, voluntariamente, alguma forma de adoração a outro em vez de Allah, descreu da fé islâmica.

Tal como disse Allah, o Altíssimo:

“(Sabei que) Quem atribui sócios (em adoração) a Allah, sem fundamentos válidos, terá que render contas disto ante seu Senhor. Em verdade, os incrédulos (no Dia do Juízo) não triunfarão” (Alcorão, Mu’minun 23:117)

O significado de “la ilaha illa Allah” e seus fundamentos são citados no versículo:

“Quem se afasta do taghut (tudo aquilo que é adorado afora Allah) e crê em Allah ter-se-á a pegado a um firme sustentáculo (o Islam), que jamais se romperá. E Allah é Oniouvinte e Onisciente” (Alcorão, Baqara 2:256)

E, no versículo “quem se afasta do taghut” é o significado do primeiro fundamento “la ilaha”. A parte subsequente “e crê em Allah” é o significado do segundo fundamento “illa Allah”.


Compartilhe

O Islam

8 comentários sobre “Significado de “La ilaha ila Allah”

    1. Bom dia, Maria Antonieta. Você consegue um exemplar do Alcorão gratuitamente na mesquita mais próxima da sua casa. Se você estiver no Brasil, pode entrar em contato com o CDIAL, pelo website da Mesquita Abu Baker Assadik (localize no google), que eles enviam livros e Alcorão para dentro do Brasil. Sinta-se à vontade para fazer qualquer pergunta dentro de nosso site, se não soubermos a resposta, enviaremos a um shaikh para responder. Seja bem vinda!

  1. Testemunho que não há verdadeiramente nada nem ninguém merecedor de adoração exceto ALLAH, também testemunha que Muhamemd É seu ultimo profeta. ( isso meu foi profundo e foi a chave da porta que me levou a luz de ALLAH.
    AllahArkiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *