O Valor da Taqwah e a Preguiça Espiritual no Ramadan

O Valor da Taqwah e a Preguiça Espiritual no Ramadan
Compartilhe

O Valor da Taqwah

Sempre que algum companheiro do Profeta, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, partia para Madinah para a jihad, para os negócios, como uma delegação para Daw’ah ou como um governador de um lugar, o Profeta, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, fazia questão de lembrá-lo de manter a taqwa (consciência de Allah). Este conselho foi dado a Abu Dhar Ghifari e também para Muad Bin Jabal , que Allah esteja satisfeito com os dois.


Quando os Sahabas (companheiros do Profeta) estavam em Madinah, eles estavam envoltos em um ambiente islâmico. Este ambiente é composto pela presença de boas pessoas ao seu redor, que observam a taqwa em Allah. Mas, quando uma pessoa se afasta um pouco deste ambiente, fica sob a ameaça de ser explorado ou tentado por Shaitaan. Assim, sempre que um sahaba deixava Madinah, era advertido a observar a taqwa.

Ubay Bin Ka’ab explicou a Umar bin al Khattab, que Allah esteja satisfeito com ambos:

Taqwa significa ser cuidadoso com seu din (religião), enquanto passa por coisas que podem prejudicar a sua religiosidade. Tu deves passar pelas tentações do jeito que atravessas um vale espinhoso: atento – protegendo a ti mesmo e, ao mesmo tempo, as tuas roupas.

‘Ali, que Allah esteja satisfeito com ele, explicou a presença de Taqwa quando se possui o seguinte:

  1. Medo de Allah em seu coração, que te proteja dos pecados.
  2. Regularidade na prática de boas ações, que são comandadas por Allah.
  3. Preparação para a própria morte.
  4. Satisfação com o que Allah lhe concedeu.

Ibn Massud, que Allah esteja satisfeito com ele, disse: “Taqwa é a melhor bênção que uma pessoa pode ter de Allah.”

Ele também disse: “Taqwa é essencial para uma pessoa a ganhar Hikmah (sabedoria).”

Um sahaba veio ao Profeta, saws, e solicitou algum alimento para a viagem que ele estava empreendendo. O Profeta, saws, enviou um homem a cada uma de suas esposas, para que obtivesse algo para este homem que não tinha qualquer provisão para sua jornada. O homem voltou e informou que nenhuma das esposas do Profeta tinha nada para dar, nem mesmo um pedaço de tâmara. Então, ele, saws, pediu a seus companheiros que estavam presentes. Mas, mesmo eles não tinham qualquer alimento.

Portanto, o Profeta, saws, olhou para o sahaba e disse: “Eu não tenho nada para dar-te para sua viagem, mas eu vou rezar por ti”. E ele, saws, rezou para que Allah concedesse taqwa sobre o seu companheiro. O homem estava feliz e não se importava de viajar sem qualquer provisão desde quando o Profeta, saws, rezou para que Allah lhe desse taqwa. Ele sabia que se ele tivesse taqwa, isso significava que Allah iria lhe fornecer seu sustento, vindo de lugares que ele não podia sequer imaginar, como é mencionado na Surata Talaq, 65:3: “E lhe dará sustento, por onde não suporá. E quem confia em Allah, Ele lhe bastará. Por certo, Allah atinge o que quer de Sua ordem, Allah fez para cada cousa uma medida.

Então, ele pediu ao Profeta, saws, que rezasse mais por ele. O Profeta, então, suplicou: “Que Allah perdoe todos os teus pecados passados e futuros”. O homem estava muito feliz, então pediu ao Profeta que rezasse por ele novamente e, desta vez, o Profeta, saws, suplicou: “Para onde quer que vá, Allah abrirá as portas das bênçãos neste mundo e no outro”. O homem partiu para sua viagem sabendo o valor de taqwa.

Se você está em necessidade de provisão, então, tenha taqwa. Taqwa não significa apenas fazer boas ações em grande quantidade, mas também inclui impedir-se de praticar as coisas ilícitas (haram). Nós todos sabemos o famoso versículo do Qur’an, onde Allah, Louvado seja, nos diz que foi prescrito para nós o jejum, para que possamos atingir a taqwa: “Ó vós que credes! É-vos prescrito o jejum, como foi prescrito aos que foram antes de vós, para serdes piedosos.

Mas a maioria de nós não consegue atingir esse objetivo. Vamos analisar o motivo para isso.

A preguiça espiritual no Ramadan

Algumas pessoas viram sua rotina diária completamente de cabeça para baixo no Ramadan. Elas passam o dia dormindo como se hibernassem. Bem, o Ramadan não é um mês de hibernação (para permanecer longe do trabalho o dia todo e achando que está ocupado demais em adorar Allah (louvado seja) mesmo que não esteja adorando-O efetivamente). Infelizmente, durante o Ramadan, dormir torna-se excessivo para muitos.

Se você analisar com cuidado, a maioria de nós só reserva uma hora extra para o Tarawih (oração noturna e voluntária do Ramadan), porque a maior parte das orações do Tarawih duram apenas uma hora, uma hora e meia. Então, nós recitamos o Qur’an durante, aproximadamente, uma hora por juz (1 das 30 partes do Qur’an). Então, temos apenas o máximo de duas horas de adoração extra!

Infelizmente, muitos de nós levam até horas extras para descansar. No entanto, a recitação do Qur’an é para descansarmos, para nos animar e entusiasmar a praticar mais boas ações. Entretanto, muitos de nós toma a recitação como uma atividade cansativa. Esta é a letargia espiritual. Essa é a razão por que, apesar de terminar várias vezes o Qur’an, muitos de nós permanecem espiritualmente cansados. Não ficamos motivados a realizar as boas ações que o Qur’an nos encoraja a praticar, e nem dominamos as tentações e pecados que o Qur’an nos proíbe.

Preguiça espiritual é ainda mais prejudicial do que a preguiça intelectual. Uma pessoa “mentalmente preguiçosa” pode ser muito boa em Matemática e outros assuntos, mas não consegue usar seu conhecimento em sua vida cotidiana. Deixe-me ajudá-lo com um exemplo simples. Você teve melhores notas em matemática, mas quando vai para a sua mercearia para comprar o necessário, você equipara os preços dos produtos com a conta final, conseguindo verificar o valor através da quantidade? Muitos de nós não conseguem! Provavelmente, por causa da preguiça mental, muitos de nós perdem dinheiro e oportunidades na vida.

Da mesma forma, se uma pessoa está espiritualmente preguiçosa, segue o Islam apenas ritualmente. Reza com os outros na primeira fila, mas não percebe o valor de rezar na primeira linha da congregação. Está ali na primeira fila apenas porque a mesquita estava vazia. Não se sente espiritualmente feliz e pensa: “Alhamdulillah (louvado seja Allah), hoje vou ter muita recompensa”. Conhece os benefícios do miswak (escova de dentes feita da árvore), mas evita usá-lo devido à preguiça espiritual. Não se impressiona com as virtudes de se escovar os dentes juntamente com wudhu (ablução).

Muitos de nós ignoram as tradições proféticas (sunnah) simples, que poderiam ser realizadas com facilidade, porque não estão motivados o suficiente. Se for esse o seu caso, então saiba que algo está errado com seu Iman (fé). É um sinal de fraqueza na fé, então seu coração não sente o desejo de fazer as coisas recomendadas e você se arrasta, com má vontade, para fazer os atos obrigatórios de adoração.

O que fazer para espantar a preguiça espiritual

Este é o momento em que o Ramadan começa a treiná-lo. O mês de Ramadan é um meio para que você possa sair de sua preguiça espiritual. Assim, no Ramadan, aumente seu nível de taqwa, através do esforço para elevar o seu nível espiritual. Ao mesmo tempo, coma menos e beba menos, reduza o seu sono também.

É assim que aumentamos nossa resistência: moderando comida, bebida e sono. O excesso de qualquer um destes irá conduzir a um desequilíbrio. Então, certifique-se que a sua nutrição e sono são moderados, para que você possa maximizar seus níveis de produtividade.

Sua recompensa por fazer qualquer boa ação é multiplicada, por isso não deixe o mês do Ramadan passar sem que você tenha exercitado a si mesmo. Você pode aumentar seus níveis de Taqwa implementando os seguintes exemplos:

  • Esforce-se para estender suas orações da noite.
  • Recite mais Qur’an durante a noite e tente ler o tafsir (exegese) do mesmo.
  • Reflita sobre os versos e se esforce para se aproximar de Allah, swt.
  • Não perca tempo em dormir demais durante o dia. Em vez disso, faça uso de seu tempo em praticar o dhikr ou ajudar alguém, dando caridade, por exemplo.
  • Aproveite esta oportunidade para ajudar os seus familiares, no sentido de praticar mais claramente o que tem aprendido com o Livro de Allah, swt.
  • Faça boas ações e incentive sua família a te acompanhar para ganhar mais recompensas.
  • Escolher um aspecto fraco em si mesmo e certificar-se de trabalhar para eliminá-lo totalmente, até o término do Ramadan.

Ao colocar tudo isso em prática, quando a Lailatul Qadr (A Noite do Decreto) chegar, você estará pronto para adorar a noite inteira com sinceridade e khushu’ (concentração). Que Allah (louvado seja) nos ajude a fazer atos de adoração no Ramadan que Lhe agrade e nos ajude a chegar mais perto d’Ele. Amin!

Fonte: The Value of Taqwa and Spiritual Laziness in Ramadan


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *