A Sabedoria por trás do Jejum

A Sabedoria por trás do Jejum
Compartilhe

O objetivo por trás do jejum é conter a alma de (seus) desejos e para evitar que essas coisas, que não são amadas por Ele.

Seu objetivo é controlar a força da alma, para que ela possa estar preparada para alcançar o que é encontrado nele (o jejum) de sucesso e alegria para a alma.


Através do jejum, inibe – se a fome e a sede e se é lembrado da condição dos estômagos famintos de pessoas carentes.

Com o jejum, estreita as passagens do diabo tem dentro do servo (de Allah), estreitando as passagens de comida e bebida. Além disso, jejum impede que as forças dos membros de ficarem muito acostumados às coisas que são prejudiciais a si neste mundo e no outro. E cada um dos membros e energias do corpo da alma pode deixar sua rebeldia (Allah) e ser aproveitada pelo seu freio.

Assim, portanto, o jejum é o freio daqueles que temem e obedecem à Allah e o escudo daqueles guerreiam salário (contra os desejos). E é um jardim para os servos justos e dedicados de Allah. E é para o Senhor do Universo, sobre todas as outras ações (feito para agradar à Allah). Isto é, desde que a pessoa que jejua, na verdade não faz nada.  Só o abandono do seu desejo de sua comida para o bem d’Aquele a quem adora.

Assim, o jejum é um abandono daquelas coisas que a alma ama e deseja, preferindo amor e contentamento de Allah. E é um segredo guardado entre o servo e o seu Senhor – ninguém mais está ciente disso.

O jejum tem um efeito surpreendente na preservação de um dos membros exteriores e capacidades internas, bem como proteger a alma de ser ultrapassado por componentes destrutivos, que podem arruinar e destruí-lo. E tem um efeito notável em causar todas as coisas prejudiciais que impedem a alma de ser saudável para ser escoada. Assim jejum guarda e protege a saúde do coração, corpo e pernas da pessoa. E ele retorna a alma tudo o que as mãos dos desejos  tomou a partir dele.

Por isso, é das melhores maneiras de melhorar um Taqwaa, como diz Allah: “Ó vós que credes! . O jejum é prescrito para você como ele foi receitado para aqueles que vos precederam, a fim de que você atingir Taqwaa “[Surah Al-Baqarah: 185]

O Profeta (sallallaahu ‘saw) disse: “O jejum é um escudo.” E mandou aqueles que tinham desejos intensos para o casamento, mas não foram capazes de se casar, para observar o jejum, tornando-se um escudo contra esses desejos (de casamento).

Quando os benefícios do jejum nascem testemunha por mentes sensatas e intenções retas, venha a perceber que Allah prescreveu como misericórdia para a humanidade, bondade para com eles e uma proteção e blindagem para eles. O  (sallallaahu ‘alaihi Sallam) orientações sobre ele do Profeta era a mais perfeita de orientação, e o melhor para alcançar o objetivo desejado e o mais fácil na alma.

Desde restringindo a alma do que ela ama e deseja é do mais difícil e mais difícil das coisas, sua obrigação foi adiada até meados do Islão, depois da Hégira. Este foi no momento em que o Tawhid e da Oração havia se tornado firmemente estabelecida nas almas dos muçulmanos e quando eles amavam os comandos de Allah. Assim, suas almas  levaram a sua obrigação em passos graduais. Tornou-se obrigatória no segundo ano da Hégira.

Quando o Mensageiro de Allah (sallallaahu ‘alaihi Sallam) morreu, ele tinha jejuado nove Ramadaans no total. Originalmente, ele foi obrigado como uma opção para a esquerda para as pessoas a escolher se queriam ou jejuar para alimentar pessoas carentes para cada dia. Em seguida, essa opção foi transferida para o jejum obrigatório final. E a questão de alimentar as pessoas foi deixada apenas para os antigos homens e mulheres que não têm a capacidade de jejuar.

O jejum teve três fases. A primeira etapa foi a sua obrigação com a opção de jejum ou alimentar uma pessoa necessitada. Na segunda etapa, apenas o jejum era permitido, mas se a pessoa em jejum dormiu antes de quebrar o jejum, ele foi proibido de comer e beber até a noite seguinte. Este foi anulada na terceira fase. E esta é a fase em que a religião se estabeleceu com até o Dia do Juízo Final.

Autor: Imam Ibn Qayyim Al-Jawziyyah

Fonte: Resumido de seu livro Zaad al-Ma’aad [Al-Muntaqaa Boletim informativo: 1/9]


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *