Jihad Contra a Alma

Jihad Contra a Alma
Compartilhe

Jihad [esforço] contra a alma tem quatro etapas:


Primeira: Esforço na aprendizagem da orientação e da religião da verdade, sem a qual não haverá nenhum sucesso. Decerto, não pode haver verdadeira felicidade, nem qualquer prazer neste mundo e na Outra Vida, exceto através dela.

Segunda: Esforço em agir sobre o que se aprendeu, uma vez que conhecimento sem ação não beneficiará, ao invês causará prejuízo.

Terceira: Esforço em convidar outros à ela e ensinar àqueles que não sabem, caso contrário o indivíduo poderá ser considerado daqueles que escondem o que Allah revelou de guia e clara explicação. Tal conhecimento não beneficiará, nem salvará o indivíduo do castigo de Allah.

Quarta: Esforço em ser paciente e perseverante contra aqueles que se opõem a esta da’wah [chamamento] a Allah e aqueles que bucam causar dano – suportando pacientemente todas essas dificuldade pela causa de Allah.

Quando estas quatro etapas são completas, então o indivíduo é considerado como sendo dentre os Rabbaniyyun. Os Salaf eram de acordo de que um Sábio não merece o título de Rabbani até que ele reconheça e saiba a verdade, age sobre ela, e a ensina aos outros. Assim, quem quer que possua conhecimento, age sobre ela, e ensina esse conhecimento aos outros, é considerado como sendo dos Rabbaniyyun.”

Imam Ibn Al-Qayyim

[Zadul-Ma’ad fi Hadi Khayril-’Ibad (pp. 9-11)]

Fonte: Purification of the Souls: Fawaaa’id – Points of Benefit, pelo Imam – o Shaykh do Islam – Ibn al-Qayyim al-Jawziyyah, Revista Al-Ibaanah, Edição Nº 3 – Dhul-Qa’dah 1416H/Abril de 1996

Fonte: Abdurrahman.Org


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *