A Alma Deixa o Corpo Durante o Sono?

A Alma Deixa o Corpo Durante o Sono?
Compartilhe

Pergunta: Gostaria de saber se a alma deixa o corpo quando se está dormindo, porque às vezes um pouco antes de ir dormir eu sinto isso e não ouço, vejo ou sinto nada por alguns segundos, então eu sinto isso novamente acordo e estou ciente.


       Resposta: São os louvores são para Allah!

     Há evidências claras no Alcorão e na Sunnah que indica que Deus toma a alma enquanto se dorme  e que o sono tem algum nível de semelhança com a morte. Nessas provas incluem:

      1 – Allah, exaltado seja, diz:

  “Allah leva as almas [dos homens] no momento da morte e durante o sono daqueles que ainda não chegaram a sua  hora. Mantém aos de que decretou a morte retorna aos outros para [que cumpra] o tempo pré-determinado [a morte]. Na verdade, há sinais para aqueles que refletem “(Az-Zumar, 39:42).

      2 – Allah também diz :

 “É Ele quem toma as vossas almas por noite [quando você dorme] e retorna para acordar e saber o que você faz [durante o dia]” (Al- An’aam, 6:60).

   3 – Foi narrado a partir Abu Qatadah (que Allah tenha misericórdia dele) que quando adormecido e oração perdida, o Profeta Muhammad (que a paz e bênçãos de Deus estejam sobre ele) disse: “Verdadeiramente, Deus leva suas almas quando Ele quer e  as devolve quando ele quer”. (Narrado por al-Bukhari, 7474).

     4 – Foi narrado que Abu Yuhaifah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “O Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Deus estejam sobre ele) estava viajando e dormiu até o sol nascer. Quando ele acordou, disse: “Em verdade, estávamos mortos (inconsciente) e Deus nos devolveu a alma; Qual de vós, adormecer e perder uma oração que a ofereça ao acordar”. E quem se esquecer de uma oração, que a oferte quando se lembrar. ” (Narrado por Abu Al-Musnad Ya’lah, 2/192; classificado como saheeh por al-Albani em Irwaa al-Galil, 1/293).

    5 – Foi narrado a partir Hudhayfah (que Allah esteja satisfeito com ele) que quando o Profeta (que a paz e bênçãos de Deus estejam sobre ele) acordei, disse: “Al-hamdu al-alladhi Lillaahi abre ba’da wa ma amátanaa ilayhi an-Nushur” (Louvado seja Deus que nos deu a vida depois que eles foram mortos, pois a Ele pertence a ressurreição). Narrado por al-Bukhari, 6312. Ele também foi narrado por Muslim em seu Sahih, 2711, Al-Bara (que Allah esteja satisfeito com ele).

       Esta prova foi citada por Al-Haafiz Ibn Rajab (que Allah tenha misericórdia dele), que disse:

  “O verso indica que o sono tem alguma semelhança com a morte e o relatório indica que quando uma pessoa dorme Deus leva a sua alma. Ambos indicam que a alma é levada em morte e durante o sono”.  (Fim citação de Fath Al-Bari por Ibn Hajar, 3/325)

     Mas Deus ao levar a alma da pessoa durante o sono não significa necessariamente deixar o corpo ou completamente separado dele, como a morte;  o fato de que a vida permanece no corpo durante o sono indica que a alma ainda está ali, embora a ligação seja menor ou de outra natureza da qual quando a pessoa está acordada. Isso significa que um item da alma  e do corpo provoca a morte,  ao que parece isso depende do tipo de ligação ou separação.

      Ibn Rajab (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

  “Que Allah tome a alma do dorminhoco não significa, necessariamente que o corpo tenha sido abandonado, entretanto, existe ainda alguma conexão entre o corpo  e a alma, como no caso do sono”. (Fim de citação do Fath Al-Bari, por Ibn Rajab, 3/326)

Para outros comentários dos estudiosos sobre o assunto, consulte o trabalho: Al-Jami ‘Al-Qur’an Al-Ahkaam por Al-Qurtubi, 15/261; Fath Al-Bari, por Ibn Hajar, 11/114.

     Em qualquer caso, a busca da sua pergunta é que  está  estritamente  ligada com isso, porque a alma ao desconectar somente acontece quando você está realmente dormindo e não antes de dormir, como você mencionou. O que você conta são  efeitos psicológicos como se tivesse uma preocupação com a morte, etc.

       Pedimos a Allah para mantê-lo a salvo de problemas.

       E Allah sabe mais.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *