Culpar-nos ou Responsabilizar os Governantes?

Culpar-nos ou Responsabilizar os Governantes?
Compartilhe

Culpar a nós mesmos ou responsabilizar os governantes – Imaam Ibnul Qayyim – por Dr Saleh as- Saleh

Imaam Ibnul Qayyim (rahimahullah) falou sobre o que as pessoas pensam que é a fitnah do “nosso tempo”, ou seja, a de seu próprio tempo, mas isso se aplica também à fitnah contemporânea, esta vivida em nossos tempos.


Sobre as formas de Allah (Azza wa Jal) nesta criação vis-a-vis os governantes e os governados, ele disse:

“E contemple A sabedoria de Allah (Azza wa Jal) quando Ele fez as pessoas de autoridade, fazendo-os um reflexo do governado. É como se as obras do governado aparecessem na forma e nos atos de seus governantes: Se os governados são retos, então seus governantes serão retos. Se os governados estão longe da retidão, então seus governantes também estarão fora da retidão, se os governados transgridem e oprimem, seus governantes vão fazer o mesmo com eles, se houver ludibriação e conspiração dos governados, então será o mesmo de seus governantes, se os governados tirarem os direitos das pessoas e tornarem-se avarento quanto aos direitos dos outros, seus governantes vão fazer o mesmo a eles e irão privá-los de seus direitos, se o governado tira dos oprimidos/ fracos entre eles o que não tem direito a tomar em suas transações, seus governantes vão fazer o mesmo com relação às suas riquezas (dos governados) e tomarão o que não é de direito deles, e lhes imporão impostos e tarefas, e sempre que os governados tomam do oprimido/fraco injustamente, seus governantes vão fazer o mesmo com eles, e lhes tirarão à força. Assim, as ações dos governados aparecem nas ações dos governantes e não é na Sabedoria Divina que Allah (Azza wa Jal) atribui autoridade sobre os iníquos e os maus, a não ser para os que são de sua própria espécie. Como a primeira geração foi a melhor geração e dos mais justos, … seus líderes também eram justos. Não é condizente com sabedoria de Allah que em “nosso tempo” [tempos de Ibnul Qayyim] aqueles a quem a autoridade sobre nós foi atribuída, sejam semelhantes ao Muawwiya e ‘Umar bin’ Abdul ‘Aziz, para não falar de Abu Bakr e Umar. Os líderes daqueles antes de nós estavam de acordo com suas próprias condições e ranks. Nossos líderes estão em conformidade com a nossa própria condição e rank. Em ambos os casos, isto acontece pela Sabedoria de Allah (Azza wa Jal).”

Essa é a conclusão do Imaam Ibnul Qayyim (rahimahullah) sobre seu tempo, ou seja, o século 8 AH, então o que você pensa sobre os nossos tempos?

A sabedoria de Allah (Azza wa Jal) refere-se a Seus atributos. Ele coloca as coisas de acordo com Seu Hikmah[Sabedoria] e coloca-as em seus devidos lugares, com o que se encaixam. A sabedoria de Allah (Azza wa Jal) tem um objetivo nobre e mais que perfeito.

Quanto àqueles que se apressam em fazer essas estradas para “libertação” e veem o se livrar dos governantes como a solução para os seus problemas, apenas estão confundindo sintoma e doença. A verdadeira doença está dentro do governado. Por isso, todos os esforços para encontrar uma solução deveriam centrar-se sobre os próprios governados.

As obras dos governados estão refletidas nas obras dos que têm autoridade sobre eles. Quando as pessoas não estão prontas e estão longe do din [religião] de Allah, quem você acha que eles merecem como governantes?

Contemplem isso com muito cuidado!

Imaam Ibnul Qayyim – por Dr. Saleh As-Saleh (rahimahumallaah – que Allah tenha misericórdia deles dois)


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *