Assuntos Prejudiciais à Alma

Assuntos Prejudiciais à Alma
Compartilhe

Todo muçulmano deve conhecer os maiores impedimentos e perigos para a purificação espiritual. É preciso se conscientizar sobre estes perigos para poder se proteger contra eles. Resumindo alguns deles, insha’Allah, o muçulmano será capaz de identificá-lo e extingui-lo de sua vida,


imediatamente à sua identificação. Por isso, devemos ler com atenção todos eles e tentar nos precaver, afinal de contas a vida mundana é um teste único, se perdermos a oportunidade não haverá outra:

Os desejos, a injúria e as paixões. Estes são os impulsos que surgem da alma e que levam a pessoa a cometer atos que Allah abomina. A menos que se trabalhe para controlar e superar estes desejos, é possível que haja um desastre no esforço para a purificação espiritual. De fato, podem sobrepor a tudo e passar a significar algo divino, ou seja, tornar-se um “deus” na vida da pessoa.

A ignorância, as dúvidas e os mal-entendidos. Através da ignorância perde-se o caminho correto. Quando uma pessoa não tem consciência de sua própria ignorância, pensa que está fazendo o certo, enquanto, na realidade, prejudica-se. Afora isso, a ignorância pode nos conduzir às dúvidas e à incerteza. Por sua vez, as dúvidas e a incerteza afetam a determinação e a vontade das pessoas em se sacrificar para se manter no caminho da purificação.

As inovações e as heresias constituem um perigo extremo para a purificação da alma. Em essência, podem conduzir a pessoa por um caminho que leva à perdição, ao passo que ela crê estar seguindo o caminho da verdade. Apenas através de um sólido conhecimento e mantendo-se no caminho que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) indicou é que se pode evitar cair nesta terrível armadilha.

Os pecados. A pessoa se aproxima de Allah através dos atos de obediência e se distancia d’Ele por meio dos pecados e dos atos de desobediência. Sem se importar se é grande ou pequeno, o pecado implica, em certa medida, em um retrocesso em nossa viagem à purificação.

Ser conquistado por este mundo e seu brilho. Um dos maiores perigos, especialmente nos dias de hoje, é se ver preso pelos “prazeres e estímulos” que este mundo oferece. Esta vida mundana pode fazer com que a pessoa perca o foco. Em vez de se concentrar na próxima vida, começa a trabalhar para acumular bens neste mundo. A situação pode chegar a ser tão má que o indivíduo sacrifica a próxima vida por esta. Isto é uma grande derrota no processo da purificação.

Maus companheiros ou ambientes (aos quais freqüenta) podem ter uma péssima influência na pessoa. No mínimo, as más companhias podem sugerir ações e idéias que não são agradáveis aos olhos de Allah e prejudiciais à alma. Afora isso, podem induzir e, talvez, ajudar a realizar esses atos. Estas amizades e o entorno podem chegar a ser um claro obstáculo no caminho da purificação.

Satanás e seus soldados. Quando Allah criou o homem, já havia criado um inimigo que colocaria à prova sua devoção e submissão a Allah. Quando a humanidade se rende a Satanás, certamente este a conduzirá ao Fogo do Inferno. Para se proteger no caminho da purificação, o crente deve sempre estar atento a Satanás e seu modo de fazer as coisas.

Os inimigos de Allah (aqueles que mereceram a Sua ira e os que se desviaram). Ou seja, as pessoas que, consciente ou inconscientemente, saíram do caminho da purificação. Sempre se deve estar atento a eles, já que podem, de forma intencional, afastar as pessoas da senda reta, ou podem, inadvertidamente, aconselhar um muçulmano de forma equivocada, fazendo com que este saia do caminho certo.

Fonte: adaptação Dalil al Muslim al Jadid


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *