O Caminho Para Aumentar a Fé e Purificar a Alma

O Caminho Para Aumentar a Fé e Purificar a Alma
Compartilhe

O caminho indicado pelo Qur’an e a Sunnah para purificar a alma é incrivelmente claro e fácil de seguir para todas as pessoas que tenham intenção pura. De fato, é um caminho que está aberto para qualquer pessoa seguir. Basicamente, é composto por três elementos:


1) A purificação de nossas crenças

2) A aproximação a Allah – o que é alcançado através dos atos obrigatórios 

3) A aproximação – ainda maior – a Allah que é obtida através dos atos voluntários.

A crença correta em Allah é alcançada a partir da ausência de dúvidas a respeito do primeiro aspecto do caminho à auto purificação e a chave do verdadeiro êxito e a verdadeira felicidade nesta vida e na próxima. Allah disse:

“Bem aventurado aquele que se purificar.” (87: 14).

Os exegetas do Qur’an ressaltam que isso faz referência, em primeiro lugar, à purificação da pessoa em relação ao shirk (atribuição de parceiros a Allah) e ao kufr (incredulidade). Segundo foi narrado, Ibn Abbas explicou este versículo com as seguintes palavras: “Toda pessoa que se purifique do shirk.”

Com efeito, foram os desvios na crença em Allah que levaram a humanidade ao mau caminho.

Em outras palavras, para grande parte da humanidade de hoje, não é que não creiam em Allah, senão que a forma em que crêem, baseada em suas próprias paixões e caprichos, ou na opção de seguir cegamente outras pessoas, está distorcida e não está baseada em nenhuma fonte autêntica de conhecimento acerca de Allah. Por exemplo, nos dias atuais, muitas pessoas crêem que, enquanto alguém é bom e não prejudica os demais, Allah vai gostar dele e, portanto, poderá entrar no Paraíso ou receber algum tipo de bênção.

Então, nem se preocupam em crer em Allah, desde que se comportem bem. Na realidade, uma pessoa pode ser adoradora do diabo ou crer em centenas de ídolos que isso não parece ser levado em consideração. É muito comum escutar este tipo de idéias, todos estes conceitos não são mais que as próprias suposições das pessoas acerca de Allah. Estão equivocadas e não estão embasadas em nenhuma prova.

A aceitação deste fato – que o único digno de adoração é Allah, é o primeiro enunciado do testemunho de fé – é o primeiro passo para se converter muçulmano e para trilhar o caminho da purificação da alma, das nossas crenças e nossos corações e a libertação de qualquer forma de shirk ou de atribuição de parceiros a Allah na adoração.

A atribuição de companheiros a Allah é uma das principais formas de pecado.

Em particular, quando alguém adora e se submete a seres que não merecem adoração de nenhum tipo, está incorrendo em um pecado (na alma e na dignidade).

Allah expressou no Qur’an, ao citar Luqman:

“Recorda-te de quando Luqman disse ao seu filho, exortando-o: Ó filho meu, não atribuas parceiros a Allah, porque a idolatria é grave iniquidade.” (31:13).

No outro extremo, encontra-se a perpetuação do shirk, que inclui todas as demais crenças que dominam o mundo atual. Isso inclui as outras crenças “monoteístas”, como o judaísmo e o cristianismo.

Aqueles que cometem shirk chegam num extremo onde não há nenhuma desculpa que justifique. Suas próprias almas e seres sabem que o shirk é algo absolutamente desviado e que só caem nele para satisfazer seus mais baixos desejos.

Por conseguinte, Allah perdoará qualquer tipo de pecado, exceto este. Allah disse no Qur’an:

“Allah jamais perdoará a quem Lhe atribuir parceiros; porém, fora disso, perdoa a quem Lhe apraz. Quem atribuir parceiros a Allah cometerá um pecado ignominioso.” (4:48, ver também 4: 116).

Aqueles que cometem shirk são merecedores de uma condenação eterna, posto que sua intenção foi a de permanecer no caminho das falsas crenças. Desta forma, Allah negou Sua complacência e a entrada ao Paraíso àqueles que cometem este pecado e, assim foi expresso com as seguintes palavras:

“…A quem atribuir parceiros a Allah, ser-lhe-á vedada a entrada no Paraíso e sua morada será o fogo infernal! Os iníquos jamais terão quem os socorra.” (5:72).

Portanto, sem o primeiro passo da purificação – a purificação das crenças, ao menos naquilo que diz respeito à purificação de todas as formas de shirk – todo o resto não terá valor.

Primeiro, deve se purificar o coração com o tauhid antes que se possa seguir adiante. Se isto não é feito, todos os demais passos serão em vão.

Qualquer ação que não se realize pura e exclusivamente pela causa de Allah será em vão e será rechaçada por Allah. Há um hadith qudsi onde se menciona que Allah disse:

“Sou o auto suficiente e não necessito de companheiros. Quando alguém realiza uma ação em Minha causa, mas nela Me associa a outro, esta ação será recusada por Mim.” (Muslim).


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *