Qual a Melhor Forma de se Proteger do Waswas (Sussurros do Shaitan)

Qual a Melhor Forma de se Proteger do Waswas (Sussurros do Shaitan)
Compartilhe

O Melhor conselho é não prestar atenção a esses sussurros, ignorá-los e a fazer o contrário do que eles o estão indicando a fazer. Pois esses sussurros (waswas) vêm do Shaitan com intuito de causar sofrimento aos que creem. A melhor maneira de lidar com eles é lembrar de Allah bastante (dhikr), buscar refúgio em Allah contra o maldito Shaitan, manter-se longe dos pecados e ações erradas, que são os meios pelos quais Iblis toma controle sobre os filhos de Adam. Allah diz (interpretação do significado):

“Por certo, ele não tem poder sobre os que creem e confiam em seu Senhor.” [Al-Nahl 16:99]


Vale a pena citar aqui o que Ibn Hajar al-Haitami (que Allah tenha misericórdia dele) disse sobre lidar com waswasah em seu livro al-Fatawa al-Fiqhiyyah al-Kubra, 1/149. Isto é o que ele disse:

“Ele foi questionado sobre o problema de waswasah (sussurros insinuantes do Shaitan), e se há um remédio para isso.
Ele respondeu dizendo que existe um remédio efetivo para isso, que é ignorá-los completamente, independentemente da frequência com que eles possam vir à mente. Quando esses sussurros são ignorados, eles não se estabelecem, pelo contrário, desaparecem depois de um curto período de tempo, como muitas pessoas já experimentaram. Mas para aqueles que prestam atenção a eles e agem conforme aquilo, eles aumentam até transformá-lo em um insano ou pior, como vemos entre muitos dos que sofreram e prestaram atenção a isto e ao demônio, cuja tarefa é insinuar esses sussurros, sobre quem o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), nos advertiu quando disse: “Cuidado com os sussurros em relação à água (ou seja, wudu/ablução) provocados por um demônio chamado al-Walhan” – porque isso faz com que uma pessoa chegue aos extremos em relação ao wudu, como explicado em Sharh Mishkat al-Anwar.

Em Al-Sahihein, há um relato que apoia o que foi mencionado acima, que é que quem sofre é que deve buscar refúgio em Allah e se afastar do waswas. Então, pense neste remédio efetivo que foi ensinado por aquele que não fala por seus próprios caprichos e desejos à sua ummah (nação), e entende que quem é privado disso é privado de toda bondade, porque waswasah vem do Shaitan, de acordo com o consenso acadêmico, e o maldito (o Shaitan) não tem outro desejo a não ser fazer com que os crentes se desviem, com que se confundam, tornar suas vidas miseráveis e causar-lhes sofrimento na medida em que deixam o Islam sem perceber.

“Por certo, Satã vos é inimigo; então, tomai-o por inimigo.” (Fatir, 35:6 – interpretação do significado)

De acordo com outro hadith, quem sofre de waswasah deve dizer: “Amantu Billahi wa bi rusulihi (eu creio em Allah e em Seus Mensageiros).” Sem dúvida, quem pensa nos caminhos dos mensageiros de Allah, especialmente nosso Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), perceberão que seu caminho é um e sua lei é fácil e clara, sem dificuldades.

“E não vos fez constrangimento algum, na religião” (al-Hajj 22:78 – interpretação do significado)

Quem pondera sobre isso e acredita sinceramente, o problema do waswasah e de ouvir Shaitan se afastará. No livro de Ibn al-Sunni, é narrado através de ‘Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela): “Quem sofre com este waswas que diga ‘Amantu Billahi wa bi rusulihi (eu creio em Allah e em Seus Mensageiros)’ , três vezes, e isto se afastará dele.”

Al-‘Izz ibn ‘Abd al-Salam e outros mencionaram algo semelhante ao dito acima. Eles disseram: o tratamento para waswasah é acreditar que esta é uma ideia do Shaitan e que Iblis é aquele que está trazendo esses pensamentos à sua mente, e a pessoa deve se esforçar para lutar contra ele. Então esta pessoa terá a recompensa do mujahid (guerreiro), porque está lutando contra o inimigo de Allah. Se ela fizer isso, então o Shaitan irá fugir dela. Com isto a humanidade foi testada desde o início dos tempos, e Allah o deu (a Iblis) algum poder sobre o homem como um teste para ele, para que Allah possa mostrar que a verdade é verdadeira e a falsidade é falsa, mesmo que os incrédulos possam odiar isso.

Em Muslim, hadith n° 2203, é narrado que ‘Uthman ibn Abi’l-‘As disse: “O Shaitan estava interferindo em minha oração e recitação do Alcorão. Ele [o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)] disse: ‘Esse é um demônio chamado Khanzab, então busque refúgio em Allah e cuspa à sua esquerda três vezes.’ Eu fiz isso e Allah o afastou de mim.”

Este hadith prova o que estamos pontuando, que é que o waswasah só pode dominar aquele que é ignorante e confuso e não sabe o que é o quê. Mas aquele que tem conhecimento e compreensão seguirá a Sunnah e se manterá longe da bid’ah (inovação). Os piores dos inovadores são aqueles que seguiram os waswas, e, portanto, Malik (que Allah tenha misericórdia dele) narrou que o seu shaikh al-Rabi’ – que era o imam das pessoas do seu tempo – era o mais rápido dentre o povo para se aliviar e fazer o wudu.

Ibn Hurmuz costumava ser lento ao se aliviar e ao fazer wudu, e costumava dizer: “Tenho um problema, não siga o meu exemplo”.

Al-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse que alguns estudiosos consideraram mustahab (recomendável) a quem houvesse sido afetado por waswasah em relação a seu wudu ou oração a dizer La ilaha il-Allah, pois quando o Shaitan ouve dhikr (lembrança de Allah) ele foge, e La ilaha il-Allah é o melhor dhikr, e o remédio mais efetivo para afastar o waswasah é lembrar de Allah bastante.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *