Eu sou como o Meu servo espera que Eu seja

Eu sou como o Meu servo espera que Eu seja
Compartilhe

Foi narrado sob a autoridade de Abu Hurayrah, que Allah esteja satisfeito com ele, que o Profeta sallallaahu `alayhi wa sallam disse: “Allah, O Exalto, Diz, ‘Eu sou como Meu servo espera que Eu seja, e estou com ele sempre que ele se lembra de Mim. Se ele se lembra de Mim, eu lembro-Me dele, e se ele se lembra de Mim numa congregação, lembro-Me dele numa congregação melhor (ou seja, a congregação dos anjos). Se ele se aproxima de Mim por um palmo, Eu Me aproximo dele pelo comprimento de um braço. Se ele se aproxima de Mim pelo comprimento de um braço, Eu Me aproximo dele pelo comprimento de uma braça. E quem vem até Mim caminhando, Eu vou até ele em grande velocidade.’” [Al-Bukhari e Muslim]


Estatuto deste Hadith

Este é um dos grandes Ahadith de esperança que exorta os muçulmanos a ter boas expectativas de Allah, o Exalto, e a se lembrar d’Ele abundantemente. Também destaca como Allah, o Exalto, se aproxima de Seus servos sempre que eles se aproximam d’Ele por meio da realização de vários atos de obediência.

Ter boas expectativas de Allah

O hadith começa exortando o servo de Allah a ter boas expectativas de seu Senhor em todos os momentos e em todos os estados. No hadith, Allah, o Exalto, explicou que Ele é como Seu servo espera que Ele seja, o que significa que Ele o trata de acordo com sua própria expectativa de Seu Senhor e faz por ele o que ele espera d’Ele, seja isso bom ou mau. Se uma pessoa tem boas expectativas de Allah e espera por Sua Recompensa, Allah não a deixará nem fará com que suas ações sejam perdidas. Sempre que ela suplica a Allah, ela espera que Allah responda às suas súplicas. Se ela comete um pecado e se arrepende e busca perdão, ela espera que Allah aceite seu arrependimento, perdoe sua culpa e perdoe seu pecado. Se ela realizar uma boa ação, ela espera que Allah aceite sua ação e a recompense generosamente. Todos esses são exemplos de boas expectativas em relação a Allah, o Exalto. O Profeta sallallaahu `alayhi wa sallam disse: “Suplica a Allah tendo a certeza de que a tua súplica será atendida”. [At-Tirmithi]

Assim, um servo de Allah continua a ter boas expectativas de seu Senhor e a aspirar à Sua Recompensa em todas as situações, como disse o poeta árabe Ibn Wahib (tradução do significado):

“Eu suplico a Allah e, ​​em verdade, em virtude de ter boas expectativas sobre Ele, é como se eu pudesse ver a Sua Resposta às minhas súplicas com meus próprios olhos!”

Ter boas expectativas de Allah está, portanto, entre as implicações e requisitos do Tawhid (monoteísmo islâmico) porque é baseado no conhecimento da misericórdia de Allah, Seu Poder, Bondade, Onipotência e verdadeira confiança n’Ele. Quando uma pessoa atinge o conhecimento perfeito dessas verdades, o fruto que esse conhecimento produz é ter boas expectativas em relação ao seu Senhor.

No Alcorão, Allah, o Exalto, desaprova um grupo de pessoas que tinha más expectativas sobre Ele e sublinha que suas expectativas doentias eram na verdade um dos principais sinais da sua hipocrisia e maldade encoberta. Ele fala sobre os hipócritas quando eles fugiram (do campo de batalha) e abandonaram o Profeta sallallaahu `alayhi wa sallam e seus companheiros durante a batalha de Uhud (o que significa):

“…enquanto uma outra facção, com efeito, se preocupava com si mesma, conjeturando, inveridicamente, acerca de Allah, conjeturas do tempo da ignorância.” [Alcorão 3: 154]

Ele também fala sobre os hipócritas e politeístas (o que significa):

“… os hipócritas e as hipócritas e os idólatras e as idólatras pensantes de maus pensamentos, acerca de Allah. – Que sobre eles recaia o revés do mal…” [Alcorão 48: 6]

O hadith exorta-nos a dar prioridade a ter esperança em Allah (sobre ter consciência d’Ele), porque qualquer pessoa sã que receba este convite de Allah, o Exalto, não escolheria voluntariamente para si as expectativas que infligirão a ela o castigo prometido. Em vez disso, ela escolherá ter boas expectativas, que é que Allah a abençoará com Sua recompensa e perdão e que ela receberá a recompensa prometida (ou seja, Allah a tratará de acordo com suas boas expectativas sobre Ele). Esta é a esperança em Allah prescrita (que é exigida de um muçulmano), especialmente em momentos de fraqueza e necessidade d’Ele, como na situação de uma pessoa moribunda. Ela deve ter boas expectativas de Allah mais do que qualquer outra pessoa, e com maior razão, e é por isso que o Profeta sallallaahu `alayhi wa sallam disse: “Que nenhum de vós morra sem ter boas expectativas de Allah.” [Muslim; conforme relatado por Jaabir, que Allah esteja satisfeito com ele]

Portanto, a pessoa deve esforçar-se por cumprir os seus deveres, crendo com certeza que Allah, o Exalto, aceitará as suas ações e a perdoará porque Ele prometeu fazer isso e nunca falha na Sua promessa. Se ela espera que Allah a rejeite ou que seu arrependimento seja inútil, então isso é desespero da misericórdia de Allah, e é um pecado grave. Quem quer que morra desesperado da Sua misericórdia, Allah fará com que as suas más expectativas se tornem realidade. É por isso que algumas versões do Hadith discutidas neste artigo têm o seguinte acréscimo no final: “… então, deixem-no esperar de Mim o que quiser”. [Ahmad e outros, com uma autêntica cadeia de narração]

Entre o Desespero e a Auto-Ilusão

É preciso notar que ter boas expectativas de Allah, O Exalto, implica fazer o bem e não significa ceder à ociosidade, (falsa) esperança de perdão de Allah ou autoengano. Portanto, um servo de Allah deve evitar duas atitudes condenáveis ​​a este respeito: desesperar da misericórdia de Allah e sentir-se seguro de Seu Makr (esquemas e planos). Ele não deve confiar apenas em ter esperança em Allah e ter boas expectativas sobre Ele sem realizar devidamente atos de obediência, porque isso seria tolice, e também implica em se sentir seguro do Seu Makr. Por outro lado, ele não deve dar predominância ao temor a Allah sobre a esperança n’Ele, para que não o leve a ter más expectativas em relação ao seu Senhor e, consequentemente, cair no desespero de Sua misericórdia, e ambas as atitudes são condenáveis. Em vez disso, é obrigatório para ele ter boas expectativas de Allah, além de realizar diligentemente atos de obediência. Alguns dos predecessores justos costumavam dizer: “A tua esperança pela misericórdia d’Aquele a quem desobedeces indica desilusão e tolice!”

Recompensas para aqueles que se lembram de Allah

No hadith, Allah, o Exalto, sublinhou as virtudes da Sua lembrança e as recompensas para aqueles que se lembram d’Ele. Ele afirmou que está com o Seu servo sempre que este se lembra d’Ele. Estar “com” Allah é um tipo especial de “estar” que envolve ter a Sua Proteção e receber as bênçãos de constância e sucesso, conforme indicado no que Ele disse a Mussa (Moisés) e Harun (Araão) (que significa): “Ele disse: “Não temais. ‘Por certo, sou convosco: ouço e vejo.” [Alcorão 20:46]

A melhor maneira de lembrar de Allah, O Exalto, é lembrar d’Ele com um coração e mente atentos, ponderando sobre os significados do Dhikr (expressões de lembrança de Allah) sendo recitado, e a melhor forma de lembrança é aderir às Suas Obrigações e evitando Suas Proibições.

A recompensa de se aproximar de Allah

Allah, O Exalto, então sublinhou a vastidão da Sua Graça e Generosidade, bem como a Sua proximidade com o Seu servo. Ele afirmou que quanto mais perto o Seu servo se aproxima d’Ele, mais perto Ele se aproxima dele em troca. No Alcorão, Allah, O Exalto, afirmou que Ele está perto de Seu servo, dizendo (o que significa): “E, quando Meus servos te perguntarem, por Mim, por certo, estou próximo, atendo a súplica do suplicante, quando Me suplica. Que eles Me atendam, então, e creiam em Mim, na esperança de serem assisados.” [Alcorão 2: 186]

O Profeta sallallaahu `alayhi wa sallam disse: “O servo de Allah está mais próximo de seu Senhor quando ele está prostrado a Ele, então façam muitas súplicas (enquanto prostrados).” [Muslim]

As três últimas frases do hadith, em que Allah, o Exalto, diz: “Se ele se aproxima de Mim por um palmo, Eu Me aproximo dele pelo comprimento de um braço. Se ele se aproxima de Mim pelo comprimento de um braço, Eu Me aproximo dele pelo comprimento de uma braça. E quem vem até Mim caminhando, Eu vou até ele em grande velocidade”, indica este grande significado: que a graça de Allah e Sua Recompensa são muito maiores do que as boas ações e esforços que Seu servo exerce e, portanto, Ele concede a Seu servo mais do que o Seu servo fez por Ele. Glorificado seja Allah! Quão abundante é a Sua generosidade e quão excelente é a Sua Graça!

Fonte: IslamWeb.net


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *