Conduta e Etiqueta na Da’wah

Pelo Shaykh Salih Ibn Fawzan Al-Fawzan (que Allah o preserve)
Todos os louvores são para Allah, o Senhor dos mundos e que paz e bênçãos estejam sobre Seu servo e Seu Mensageiro, nosso Profeta e Mensageiro, Muhammad, e sua família e companheiros e sobre aqueles que o seguem até o Dia do Julgamento.
Prosseguindo:
O assunto de chamar para Allah é muito importante. O chamado para Allah significa convidar (outros) para entrar na religião de Allah. Ele criou as criaturas para Sua adoração. Allah diz:
“E não criei os jinns e os humanos senão para Me adorarem. Não desejo deles sustento algum, e não desejo que Me alimentem. Por certo, Allah é O Sustentador, O Possuidor da força, O Fortíssimo.”
[Al-Qur’an 51:56-57]
O benefício daqueles adorando Allah volta para eles, pois são eles os que precisam adorar Allah. Quanto a Ele, o Altíssimo, Allah não precisa deles e Ele é suficiente a si mesmo de suas adorações.
Allah diz:
“’Se renegais a Fé, vós e todos os que estão na terra, por certo, Allah é Bastante a Si mesmo, Louvável.’”
[Al-Qur’an 14:8]
Em um Hadith Qudsi Allah diz:
“Ó, meus servos, se o primeiro e o último de vós, os Homens dentre vós e os Jinn dentre vós fosse o mais piedoso (coração de) um homem, então isso não aumentaria o Meu reino em nada. Ó meus servos, se o primeiro de vós e o último de vós, os Homens dentre vós e os Jinn dentre vós fossem o pior (coração de) um homem dentre vós isso não diminuiria nada do Meu reino. Ó, meus servos, são por vossas ações que vos responsabilizo, depois mostrar-vos-ei, assim, quem quer ache o bem, que louve a Allah e quem achar algo além disso, que não culpe ninguém, mas a ele mesmo.”
[Sahih Muslim, 4/1994 relatado por Abu Dharr].
Então, os adoradores são aqueles em necessidade de adorar Allah, de forma a adquirir Sua satisfação, Seu perdão e misericórdia. Para que assim entrem no Seu paraíso e os salve de Sua punição. Por isso Allah os criou. No entanto, foi decretado de Sua sabedoria que Ele os testará, e os testará para que haja uma distinção entre o povo da obediência e o povo do pecado.
Iblis (Satanás) e seu grupo chamam as pessoas para longe da adoração de Allah, para Sua desobediência e para o seguir dos desejos e luxúrias. Foi por isso que Allah enviou mensageiros convidando as pessoas para o que é bom. Os demônios os chamam para o mal.
“…Allah convoca, com Sua permissão, ao Paraíso e ao perdão. E Ele torna evidentes Seus sinais, para os homens, a de meditarem.”
[Al-Qur’an 2:221]
E Allah convida ao dar as-salam [morada da paz] e Ele guia a quem quer que Ele deseje ao Caminho Reto.
Ele te convida para que Ele possa te perdoar os pecados e Ele o adia até a hora determinada.
Assim, Allah convida Seus servos a adorá-Lo, que se arrependam a Ele, que Lhe peçam perdão. Ele enviou os Mensageiros convidando as pessoas a isso e Ele deu aos sábios (herdeiros dos Profetas) a responsabilidade de chamar a Ele para o benefício e vantagem de Seus servos.
O chamado a Allah foi estabelecido desde o que aconteceu entre Adam e Iblis, e quando Iblis incumbiu-se de atrair a quem quer que ele estivesse apto de entre os filhos de Adam e desviá-los.
“Por certo, Satã vos é inimigo; então, tomai-o por inimigo. Ele, apenas, convoca os de seu partido, para que sejam dos companheiros do Fogo ardente.”
[Al-Qur’an 35:6]
Não há dúvidas de que existem chamadores àquilo que é bom e chamadores para o que há de errado, dos demônios dentre os jinn e os homens. Esta é a sabedoria de Allah, o Altíssimo, uma prova e um teste para Seus servos, desde o momento que Ele criou a criação até ao fim do mundo. O conflito continua entre a verdade e falsidade e entre os que convidam para o bem e os que convidam para o mal. Allah enalteceu os que convidam a Ele.
Allah diz:
“E quem melhor, em dito, que aquele que convoca os homens a Allah [diz: Meu Senhor é Allah – acredita em Sua Unicidade] e faz o bem e diz: ‘Por certo, sou dos moslimes?’ E o bom e o mau não se igualam. Revida o mal com o que é melhor (…).”
[Al-Qur’an 41:33-34]
Então, Allah mencionou que os que convidam a Ele são as melhores pessoas no discurso. Ele também descreveu os que fazem o convite como aqueles que praticam aquilo para o que chamam as pessoas. Assim, o que faz o convite deve primeiro praticar aquilo ao que ele está convidando, em termos de obediência e adoração até que ele se torne um bom exemplo, tal que suas palavras e ações são verdadeiras. É por isso que o Profeta Shu’ayb disse:
“E não desejo fazer, longe de vós, o de que vos estou coibindo. Não desejo senão a reconciliação, tanto quanto possa. E meu êxito não é senão pela ajuda de Allah. Nele confio e para Ele me volto contrito.”
[Al-Qur’an 11:88]
Fonte: SunnahOnline.Com