Calúnia, Fofoca, Inveja: Análise do Shaikh Ibn Baaz

Calúnia, Fofoca, Inveja: Análise do Shaikh Ibn Baaz
Compartilhe

Recomendação geral sobre Alguns dos principais Pecados 

De `Abdul-`Aziz ibn` Abdullah ibn Baz para aqueles que veem isto em meus irmãos muçulmanos, que Allah conceda-me e deem-lhes sucesso no cumprimento do que Lhe agrada, e mantenha-nos longe de desobedecê-Lo, Amém!


As-salamu `alaykum warahmatullah wabarakatuh (Que a Paz de Allah, misericórdia e as bênçãos estejam com você!), para continuar:

Eu aconselho que todo muçulmano tenha Taqwa (temor a Allah, tal como deve ser temido), em todas as circunstâncias e guardar a língua ao dizer qualquer coisa diferente do que é útil, porque Mubah (permitido) a conversa pode levar ao que é Haram (proibido) ou Makruh (reprovável), e isso é comum entre as pessoas, Allah, o Exaltado, diz: Nem uma palavra faz dele (ou dela) absoluta, mas há um observador pronto (para gravar isso). Allah (exaltado seja Ele) também diz: E não siga (O homem, isto é, diga não, não faça, ou não testemunhe) aquilo de que você não tem conhecimento. Certamente! A audição, a visão, e o coração, de cada um daqueles será interrogado (a Allah). O Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) também diz no Hadith compilado por Al-Bukhari e muslim e narrado por Abu Hurayrah (que Allah esteja satisfeito com ele): “Aquele que crê em Allah e no Dia do Juízo Final deverá proferir boas palavras ou ficar em silêncio…”.

Há coisas que podem ser um tema de palestras, mas não devem ser faladas e devem ser advertidas contra quem está falando sobre elas, podendo levar a grandes pecados, o que levaria a desagradar a Allah e à sua punição. Essas coisas tornaram-se frequentemente difundidas em algumas comunidades:

  1. A calúnia:

Que é falar sobre seu irmão ou irmã de uma forma que eles não gostariam, se eles ouvirem isso, seja falando sobre seu corpo, família, caráter, ações, palavras ou sobre sua religião ou a vida, ou até mesmo falando mal sobre as suas roupas, casa ou carro.

Abu Hurayrah (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Profeta (que a paz esteja com ele) disse: Você sabe o que é calúnia? Eles (os companheiros) disseram: Allah e Seu Mensageiro sabem melhor. Então, ele (o Profeta) disse: A calúnia é falar sobre seu irmão de uma forma que ele não gosta. Foi dito a ele: Qual é a sua opinião, se eu realmente encontrar (ou não) no meu irmão aquilo ao qual fiz uma menção? Ele disse: Se é realmente encontrado (nele) o que você afirma, então você de fato, está falando mal dele pelas costas, e se ele não está presente, é uma calúnia contra ele.” Relatado por Muslim.

A calúnia é Haram (proibido), não importa qual a razão por trás disso; se é para acalmar a raiva, ou para cumprimentar os presentes e estabelecer uma conversa com eles, ou conciliação ou cortesia de companheiros; ou para incentivar outras pessoas a invejarem os outros ou apenas para se divertirem, ou para perder tempo; ou se uma pessoa fala mal dos outros para fazer os presentes darem risadas. Allah, o Exaltado proibia isso, e advertiu seus escravos contra a calúnia, Ele o Altíssimo diz: Ó vós que credes! Evite a suspeita; na verdade, algumas suspeitas são pecados. Nem espiar, nem caluniar um ao outro. Será que um de vocês gostaria de comer a carne do seu irmão morto? Você poderia odiá-lo (assim odeio a condenação). Temei a Allah. Em verdade, Allah é Aquele que perdoa e aceita o arrependimento, o Misericordioso.

Em um Hadith por Abu Hurayrah (que Allah esteja satisfeito com ele), o Profeta (que a paz esteja com ele) disse: O muçulmano é inviolável por seu irmão muçulmano, no que diz respeito ao seu sangue, riqueza e honra Relatado por Muslim. Ele (a paz esteja com ele) disse em seu Khutbah (sermão) final, em sua despedida do Hajj (Peregrinação): O seu sangue, suas propriedades e suas honras são tão sagrados um ao outro como a santidade deste dia, deste mês na vossa cidade. (Ouça) Não fui eu quem vos transmitiu a mensagem de Allah? Relatado por Al-Bukhari e muçulmano. Ele também é narrado por Abu Hurayrah (que Allah esteja satisfeito com ele) que disse: O Mensageiro de Allah (que a paz esteja com ele) disse: O pior tipo de usura é entregar-se a falar mal sobre a honra de seu irmão muçulmano. Relatado por Al-Bazzar e Abu Dawud. Os Hadiths autênticos do Profeta (que a paz esteja com ele) que se referem à proibição de calúnias e de advertência contra a calúnia são vários.

2- Entre os vícios que devem ser evitados foi advertido também sobre a fofoca.

Refere-se ao ato de transferir conversas de uma pessoa para outra, ou de um grupo para outro, ou de uma tribo para outra com a intenção de causar a corrupção e afastar as pessoas umas das outras. Incluindo divulgar o que as pessoas não gostam, não importando se a pessoa relatou algo a outro ou não, ou mesmo aquilo que outros possam não gostar. Este ato de divulgação pode ser feito verbalmente, por escrito ou por meio de código, ou gestos, independentemente do assunto relatado se é um provérbio ou uma ação e se é um defeito ou imperfeição relatada ou não. A pessoa deve abster-se de falar sobre o que sabe ou vê nas pessoas, a menos que haja algum benefício para os muçulmanos na transferência de informação ou que ele irá eliminar o mal.

Os motivos por trás da fofoca são para causar o mal para a pessoa que está sendo falada ou para mostrar o amor à pessoa que está sendo informada, ou se engajar em algumas vantagens e desvantagens; tudo o que é proibido. Ninguém deve acreditar em boatos; porque uma pessoa fofoqueira é considerada um fasiq (alguém que viola, flagrantemente, a lei islâmica), cujo Shahada (testemunho de fé) é rejeitada. Allah, o Exaltado, diz: Ó vós que credes! Se um fasiq (mentiroso – pessoa do mal) chegar até você com qualquer notícia, confirme-a, para que você não prejudique as pessoas na ignorância, é preciso proibi-lo, aconselhá-lo, condenem o ato, por Allah (exaltado seja ele) diz: … intimar (as pessoas) Al-Ma’ruf – (islâmica Monoteísmo e tudo o que é bom), e proibir (as pessoas) de Al-Munkar (ou seja, a descrença na Unicidade de Allah, o politeísmo de todos os tipos e tudo o que é mau) deve-se não gostar disso, pelo amor a Allah e não se deve pensar negativamente sobre seu irmão, ao qual está sendo falado. Ele deve pensar bem sobre seu irmão, Allah (exaltado seja Ele) disse: Ó vós que credes! Evite muita suspeita; na verdade, algumas suspeitas são pecados. O Profeta (que a paz esteja com ele) disse: ‘Cuidado com desconfiança, pois é o pior das fofocas. Ou seja, concordando com sua autenticidade, relatado por Al-Bukhari e muçulmano.

Ele não deveria espionar a pessoa que estava sendo falada ou difamada, cometendo o mesmo ato proibido que o fofoqueiro comete ao repetir a fofoca que ele ouviu.

A evidência para a proibição da fofoca no Alcorão e na Sunnah (o que for relatado a partir do Profeta) são muitas; por exemplo, Allah (exaltado seja Ele) diz: E (O Muhammad) obedece-o, não todos os Hallaf Mahin (aquele que jura muito e é um mentiroso ou é inútil). [Tafsir At-Tabari] O caluniador, andando com calúnias, Allah (exaltado seja Ele) também diz: Ai de todo difamador e caluniador. É narrado por Hudhayfah (que Allah esteja satisfeito com ele) que disse: O Mensageiro de Allah (que a paz esteja com ele) disse: O contador de histórias não vai entrar no Paraíso (Relatado pelo Al-Bukhari e Muslim). Ibn Mas’ud (que Allah esteja satisfeito com ele) narrou que o Profeta (que a paz esteja com ele) disse: Devo informar-lhe o que é difamação? É um conto de transporte, o que gera discórdia entre as pessoas. Relatado por Muslim. A fofoca é uma das razões da punição na sepultura, para Ibn ‘Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele) narrou que o Profeta (que a paz esteja com ele) passou por duas sepulturas e disse: “Estas duas pessoas estão sendo torturadas não por um grande pecado (para evitar).” O Profeta (que a paz esteja com ele), em seguida, acrescentou:” Sim! (eles estão sendo torturado por um grande pecado). Na verdade, um deles nunca salvou-se de se sujar com sua urina, enquanto o outro costumava ir sobre com calúnias (para fazer inimizade entre amigos).” (Relatado pelo Al-Bukhari e Muslim)

Condenação e fofocas são proibidas devido ao dano que causam, a corrupção entre as pessoas e as divisões e caos que criam, acendendo o fogo do ódio, inveja e hipocrisia, e eliminando todo carinho e fatalidade. Também causa brigas e discórdias entre os irmãos que estavam uma vez perto. Envolve também a mentira, deslealdade, traição, decepção e acusações de inocentes, que nos levam a amaldiçoar, abuso e insulto. Eles são cantos de covardia, à mesquinhez e distorção. Além disso, os pecadores que fazem essas acusações arcarão com muitos pecados, o que levará à ira de Allah, indignação e doloroso castigo.

3- O que deve ser evitado e mantido afastado, característica condenável, que é conhecida como a inveja.

Ou seja, uma pessoa que deseje que certa generosidade e graça sejam removidas de seu irmão no Islam, se esta graça e generosidade estão relacionadas com a religião ou é mundana. Isto é contestar o que Allah tem destinado e concedeu aos seus escravos. Isso é uma injustiça pela pessoa invejosa e a si mesmo por sua Iman (fé) é diminuída devido a isso, fazendo com que as calamidades e preocupações cheguem a si mesmo, arruinando-o de uma forma grande. Allah (exaltado seja Ele) diz: Ou invejam os homens (Muhammad e seus seguidores) para o que Allah lhes concedeu a Sua graça?

Abu Hurayrah (que Allah esteja satisfeito com ele) narrou que o Profeta (que a paz esteja com ele) disse: Não tenhas inveja um do outro; não inflacionem artificialmente os preços uns contra os outros; não odeiem uns aos outros; não fujam um do outro; e não rebaixem o outro em transações comerciais; sejam companheiros, irmãos e servos de Allah. Relatado por Muslim. Abu Hurayrah (que Allah esteja satisfeito com ele) também narrou que o Profeta de Allah (que a paz esteja com ele) disse: Evite a inveja, pois a inveja devora boas ações assim como o fogo devora combustível. Narrado por Abu Dawud.

4- Uma pessoa também é obrigada a ficar longe da injustiça, que é um mau comportamento.

O maior deles é Shirk (associando outros na adoração a Allah) de Allah (Glorificado e exaltado seja Ele) por intermédio da violação e pecados. Allah (Glorificado e exaltado seja Ele) diz: E (lembre-se) quando Luqman disse ao seu filho quando estava aconselhando-lhe: “Ó meu filho! Junte-se não a outros, em adoração a Allah. Em verdade juntar-se outros na adoração a Allah é um grande zulm (erro) de fato. Allah (Glorificado e exaltado seja Ele) também diz: E são os incrédulos que estão a Zâlimûn (iníquos).

Isso também inclui a tomada de propriedade de outras pessoas, sem o direito de fazê-lo, ou tirando algo de sua terra ou atacar ou abusar delas, que também é um grande pecado e desobediência a Allah. Isto é – buscar refúgio em Allah – resultado das trevas de um coração, pois, se o coração estava iluminado com a luz da orientação, em seguida, ele teria reconsiderado, Allah (Glorificado e exaltado seja Ele) diz: Não haverá nenhum amigo, nem um intercessor para o Zâlimûn (politeístas e iníquos), que poderia ser dada atenção. Allah (exaltado seja Ele) também diz: … e para o Zâlimûn (iníquos, politeístas e descrentes na unicidade de Allah), não há nenhum ajudante. Allah (Glorificado e exaltado seja Ele) também diz: Considere que Allah não tem conhecimento de que os Zâlimûn (politeístas, iníquos) fazem, mas ele dá-lhes tolerância até um dia em que os olhos vão olhar com horror. Allah (exaltado seja Ele) também diz: E quem entre vós faz de errado (ou seja, definem-se rivais a Allah), Vamos fazê-lo provar um grande tormento. É relatado em Sahih (autêntico livro) Muslim, de Abu Dhar (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz esteja com ele) disse: Allah (o Exaltado) diz: “Ó meus servos, eu proibi a injustiça para mim mesmo e para você, por isso não cometam injustiças um ao outro … “Também é narrado por Jabir (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz esteja com ele) disse: tenha em sua guarda contra cometer opressão , pois a opressão é uma escuridão no Dia do Juízo da mesma forma, `Abdullah ibn Amr ibn` Al-`As (que Allah esteja satisfeito com eles) narrou que o Profeta (que a paz esteja com ele) disse: Muçulmano é aquele que evita que os muçulmanos prejudiquem-se com sua língua e mãos. E um Muhajir (emigrantes) é aquele que desiste (abandono) de tudo o que Allah proibiu. (Acordado pelo Al-Bukhari e Muslim). Estes Hadiths e outros com o mesmo significado são evidentes que um deve ser avisado de injustiça em assuntos relacionados às pessoas, sua honra e bens, devido à grande corrupção e suas consequências terríveis. Eles também indicam a obrigação de Tawbah (arrependimento a Allah) para Allah, o Altíssimo, dos pecados passados e aconselhar os outros a deixar tudo o que Allah proibiu de injustiça e de todos os outros pecados.

Que Allah conceda-me e a você boas atitudes e boas ações e nos mantenha longe de más ações e atitudes! Que Ele nos guie a Senda Reta, pois Ele é o Todo-gracioso e o Generoso.

Que a Paz e as Bênçãos de Allah esteja com o nosso Profeta Muhammad, sua família, e seus companheiros!

As-salamu `wabarakatuh alaykum warahmatullah (Que a Paz de Allah, misericórdia e as bênçãos estejam com você!).

http://alifta.net/Fatawa/FatawaChapters.aspx?View=Page&PageID=195&PageNo=1&BookID=14


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *