Dawud (que a paz esteja sobre ele)

Dawud (que a paz esteja sobre ele)
Compartilhe

O sábio Ibn Kathir, em seu livro, Histórias dos Profetas, traz a história do Profeta Dawud (Davi), um jovem de grande coragem e grande sabedoria, descendente de Judá, um dos doze filhos de Ya’qub – que também era conhecido como Israel. Dawud foi um dos muitos Profetas enviados à Tribo de Israel depois de Mussa, para manter seus ensinamentos vivos, que a paz esteja sobre todos eles.


A história de Davi e Golias

O rei Saul submeteu seu exército a uma série de testes para assegurar-se de que era composto de homens piedosos e determinados. De um recrutamento inicial de 80.000 homens, o exército que enfrentou Golias e os filisteus era de meros 300. Golias desafiou qualquer homem do exército do rei Saul para um combate único e mortal, mas o único voluntário foi um jovem pequeno e ágil chamado Dawud. Quando ficou claro para o rei Saul que nenhum outro homem estava disposto a ser voluntário, ele deu ao jovem Dawud a permissão para enfrentar o gigante Golias. Golias gargalhou ao ver o pequeno rapaz e até o próprio exército de Saul comportou-se com incredulidade.

O rei Saul queria dar a Dawud uma armadura e fornecer-lhe armas, mas o jovem recusou. Curvou-se, pegou um punhado de pedras e colocou-as na bolsa de couro que carregava em seu ombro. Dawud caminhou em direção a Golias armado apenas um com um estilingue. Saul estava preocupado, mas Dawud confortou-o dizendo que Allah lhe protegeu nas ocasiões anteriores dos ataques de um urso e um leão, enquanto tomava conta das ovelhas do pai. Dawud estava confiante que Allah o protegeria mais uma vez, agora que enfrentava um gigante.

Quando Golias colocou os olhos sobre o jovem armado apenas com um pequeno estilingue, gargalhou. Dawud calmamente pegou uma pedra de sua bolsa, colocou-a no estilingue e mirou. A pedra voou através da divisão entre eles com a velocidade e precisão de uma flecha. Atingiu Golias na cabeça com enorme força. O gigante atônito e com sangue jorrando da ferida, não teve nem tempo de desembainhar sua espada antes de cair morto no chão. O exército atrás de Golias gritou em um misto de horror e descrença e deu as costas para o campo de batalha. Os Filhos de Israel prosseguiram para reclamar a honra perdida para o exército dos filisteus anos antes.

“E com a vontade de Allah os derrotaram; Dawud matou Golias e Deus lhe outorgou o poder e a sabedoria e lhe ensinou tudo quanto Lhe aprouve. Se Allah não contivesse aos seres humanos, uns, em relação aos outros, a terra se corromperia;  porém, Ele é Agraciante para com a humanidade e tudo que existe.”  (Alcorão 2:251)

As Qualidades Milagrosas do Profeta Dawud

Na época da luta com Golias Dawud ainda não era um profeta, mas após as mortes do rei Saul e do profeta Samuel foi dotado com um reino e missão profética. Allah deu a Dawud a sabedoria e o conhecimento necessários para liderar um império e, mais importante, liderar seu povo, os Filhos de Israel, para a senda reta, adorando ao Deus Único. Allah deu a todos os Seus profetas atributos indicando sua missão profética e o profeta Dawud recebeu milagres e qualidades únicas. Dawud recebeu uma bela voz. Diz-se que quando recitava do livro dos Salmos (conhecido no Islam como o Zabur), a criação ao redor de Dawud glorificava Allah junto com ele. Uma das coisas únicas sobre o profeta Dawud era que compreendia a língua dos animais e pássaros.

“Em verdade, submetemos-lhe as montanhas, para que com ele Nos glorificassem ao anoitecer e ao amanhecer.  E também lhe congregamos todas as aves, as quais se voltavam a Ele.”  (Alcorão 38:18-19)

O profeta Dawud também recebeu outro milagre. O ferro tornava-se macio em suas mãos e ele podia moldá-lo na forma que desejasse. Os humanos da época conheciam o ferro, mas o processo para usá-lo e amaciá-lo era muito difícil. Allah ensinou Dawud uma nova forma de fazer escudos e armaduras. Antes da invenção de Dawud de unir o ferro em pequenos elos, os soldados tinham que usar pesadas chapas de ferro que restringiam seus movimentos.

“E lhe ensinamos a arte de faze couraças para vós, a fim de proteger-vos das vossas violências mútuas.   Não estais agradecidos?”  (Alcorão 21:80)

Dawud era conhecido por sua piedade e devoção na adoração do Deus Único e jejuava em dias alternados. O profeta Muhammad, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, disse aos seus companheiros que 

“o jejum mais amado por Allah era o jejum do profeta Dawud, que costumava jejuar em dias alternados. E a oração mais amada por Allah era a oração de Dawud, porque ele costumava dormir a primeira metade da noite e rezar por um terço dela, dormindo novamente por um sexto dela.” (Sahih Bukhari)

Dawud era um líder justo e correto que trouxe paz e prosperidade para os Filhos de Israel. Acredita-se que dividia seu dia de trabalho em quatro partes. Uma para ganhar o sustento e descanso. O profeta Dawud não vivia das riquezas de seu império. Era um armeiro habilidoso e fazia e vendia armas para sustentar a si mesmo e a sua família. A segunda parte do dia era para orar e passar o tempo contemplando a grandeza de Allah. A terceira parte era para fazer sermões e a parte final era devotada a ouvir os problemas e reclamações de seus súditos. Dawud também nomeou representantes para atenderem o povo em todos os cantos de seu império.

O profeta Dawud foi abençoado com um filho, Suleiman.  “E agraciamos Dawud com Suleiman. Que excelente servo! Eis que foi contrito!” (Alcorão 38:30). Ambos eram conhecidos por serem governantes justos e sábios. Dawud construiu um império para os Filhos de Israel e o profeta Suleiman os liderou para a Idade Dourada.

” Allah lhe outorgou (a Dawud) o poder e a sabedoria e lhe ensinou tudo quanto Lhe aprouve.” (Alcorão 2:251)

Nas histórias do Velho Testamento e na história bíblica o profeta Suleiman é geralmente chamado de Suleiman, o sábio. Entretanto, no Islam todos os profetas são conhecidos por terem sabedoria excepcional. De fato, a palavra árabe hikmah às vezes é traduzida como Missão Profética, significando todas as qualidades que associamos com sabedoria, incluindo bom julgamento e a habilidade de gerir os assuntos das pessoas e lidar com elas de forma justa. Allah prepara e molda o caráter de todos os Seus profetas, mas Dawud e seu filho Suleiman são conhecidos por serem homens excepcionalmente sábios. Suleiman exibia sabedoria ainda muito jovem e até aconselhou seu pai, mas o profeta Dawud passou o início de sua vida adulta adquirindo conhecimento e experiência de vida. Gradualmente Allah guiou o curso de suas vidas. Dawud cometeu erros, mas aprendeu com eles. O conhecimento e sabedoria desses dois homens continuam a ter um efeito no julgamento e aconselhamento islâmicos.

Embora Dawud tenha tido um estilo de vida difícil, sempre encontrou tempo para contemplação e oração. Todos os dias passava um tempo em uma área isolada relembrando Allah, rezando e suplicando. Os soldados de Dawud guardavam a área, mas um dia em particular dois homens apareceram do nada. Dawud ficou chocado e surpreso com suas presenças. Afastou-se, surpreso, mas os homens falaram calmamente e tranquilizaram Dawud; explicaram que eram litigantes em busca de julgamento.

“Conheces a história dos litigantes,   que escalaram o muro do oratório? Quando apareceram a Dawud, que os temeu? então lhe disseram: Não temas!  Somos dois litigantes; um de nós tem prejudicado o outro! Julga-nos, portanto, com equidade e imparcialidade, e indica-nos a senda justa!” (Alcorão 38:21-22)

Os dois homens ficaram de pé diante de Dawud e um apresentou seu caso. Dawud ficou chocado pelo que parecia ser um caso óbvio de opressão de uma pessoa sobre outra. Rapidamente deu seu julgamento e igualmente rápido os dois homens desapareceram. Naquele momento Dawud percebeu que os dois homens eram anjos enviados por Allah para testá-lo e que não havia passado no teste. Prostrou-se no chão e implorou a Allah que o perdoasse por seu julgamento precipitado. Dawud entendeu que não havia ouvido os dois lados da história. Havia julgado com apenas metade da informação que precisava. O Alcorão descreve a falta de paciência e impulsividade de Dawud e o benefício de voltar-se para Allah em arrependimento nos seguintes versículos:

“Este homem é meu irmão; tinha noventa e nove cordeiros e eu um só. E disse-me para confiá-lo a ele, convencendo-me com a sua verbosidade.  Dawud lhe disse (imediatamente, sem ouvir o oponente): Verdadeiramente, fraudou-te, com o pedido de acréscimo da tua ovelha;   muito sócios se prejudicam uns aos outros, salvo os crentes, que praticam o bem; porém, quão pouco são!  E Dawud percebeu que o havíamos submetido a uma prova e implorou o perdão de seu Senhor, caiu contrito em genuflexão.  E lhe perdoamos tal (falta), porque, ante Nós, goza de dignidade e excelente local de retorno (Paraíso).” (Alcorão 38:23-25)

O Aprendizado do Profeta Dawud

Dawud aprendeu lições valiosas a partir dessa experiência. Aprendeu que para fazer julgamentos sólidos é preciso ter toda a informação disponível. Também aprendeu o significado de reconhecer os pecados e erros voltar-se para Allah para o perdão.  O profeta Muhammad, que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele, disse a seus seguidores que saber algo não é o mesmo que ver.  Querendo dizer que se pode ter conhecimento de algo, mas não entendimento verdadeiro até que o tenhamos experimentado. Allah concedeu conhecimento a Dawud e deu a ele experiências de vida elaboradas para moldar e formar seu caráter. Dawud aprendeu com esse erro e tornou-se um homem melhor.

Allah enviou os anjos para ensinar Dawud sobre justiça e equidade e recompensou Dawud por seu arrependimento. Allah concedeu al-hikmah (sabedoria, missão profética) a Dawud e o nomeou para governar os Filhos de Israel com julgamento sábio e coração doce. Dawud reconheceu seu erro e arrependeu-se. Isso o modificou e até hoje o verdadeiro arrependimento e temor a Allah podem nos tornar pessoas melhores.

“Ó Dawud!  Verdadeiramente! Designamos-te como legatário na terra. Julga, pois entre os humanos com equidade e não te entregues à concupiscência, para que não te desvies da senda de Allah! Verdadeiramente! Sabei que aqueles que se desviam da senda de Allah sofrerão um severo castigo, por terem esquecido o Dia da Rendição de Contas.” (Alcorão 38:26)

Suleiman, o filho de Dawud, era inteligente e sábio mesmo quando criança. Ibn Kathir, o renomado e respeitado estudioso e exegeta islâmico do século 14, relata que um dia Dawud estava sentado resolvendo os problemas de seu povo quando dois homens, um dos quais tinha uma plantação, apresentaram-se a ele. O dono do campo disse: “Ó profeta! A ovelha desse homem foi à minha plantação à noite e comeu as uvas e venho pedir compensação.”  Dawud perguntou ao dono da ovelha: “Isso é verdade?” Quando ele respondeu que sim, Dawud disse: “Decidi que deve dar sua ovelha a ele, em compensação pela plantação. ”

Suleiman ofereceu uma opinião diferente. Sugeriu que o dono da ovelha cultivasse a plantação até as uvas crescerem, enquanto o outro homem devia cuidar da ovelha e fazer uso de sua lã e leite até que sua plantação fosse reparada.  Se as uvas crescessem e a plantação retornasse ao seu estado anterior, então o dono da plantação devia pegar sua plantação e devolver a ovelha ao seu dono. Dawud aceitou o sábio conselho do filho e, assim, desde muito jovem Suleiman recebeu o título de Suleiman, o Sábio. Entretanto, esse não é o único título que a história concedeu ao profeta Suleiman. Ele também é conhecido como Suleiman, o magnífico. Quando assumiu o império do pai, o rei Suleiman liderou os Filhos de Israel para a Idade Dourada.

Conclusão

Com a história de Dawud aprendemos a ter taqwah, a confiança consciente em Allah. Ao enfrentar um inimigo muito maior que ele e derrota-lo apenas com uma pedra, o Profeta Dawud nos mostra como a confiança em Allah nos leva à vitória.

Fonte: History of Prophets, Ibn Kathir
Leia também as histórias dos outros profetas: clique aqui


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *