Dhul-Kifl (que a paz esteja sobre ele)

Dhul-Kifl (que a paz esteja sobre ele)
Compartilhe

Imam Ibn Jarir faz um relato de Dhul-Kifl que fornece algumas dicas sobre a vida deste Profeta: quando Al-Yassa’ (Eliseu) envelheceu, ele buscava um sucessor que pudesse ajudar a guiar os israelitas e precisava de alguém com comportamento calmo e mente clara. Ele reuniu um grupo de companheiros e estabeleceu três condições que acreditava serem requisitos de grande líder:


“a pessoa que será considerada minha substituta é aquela que jejua o ano todo durante o dia, lembra-se de Allah em oração durante a noite e nunca perde a paciência.”

Uma pessoa relativamente desconhecida, desprezada pelo povo, se levantou e se ofereceu ao cargo. O Profeta Yassa’ perguntou a ele se essas três condições haviam sido atendidas. O homem respondeu sim a todas três, mas por alguma razão Yassa’ não acreditou em sua afirmação e o rejeitou.

Depois de mais alguns dias, Yassa’ reuniu o grupo novamente e enumerou as mesmas condições. Todos permaneceram sentados além do mesmo homem. Yassa’, vendo sua persistência, nomeou o homem para servir como seu vice.

Mas, para testar verdadeiramente a disposição daquele homem, ele pediu a algumas pessoas que tentassem persuadi-lo a fazer algo que resultaria na destituição de seu cargo de vice.

Todos tentaram e todos falharam.

Dhul-Kifl e Iblis

Então Iblis (Satanás) ofereceu seus serviços a Al-Yassa’: “Deixe-o comigo. Eu cuidarei dele.”

O homem tinha uma rotina que envolvia jejuar durante o dia e oferecer orações lembrando de Allah durante a noite. À tarde, tirava um cochilo para descansar.

Iblis decidiu perturbar o homem logo antes de seu cochilo à tarde, batendo na porta e implorando para entrar, dizendo: “Eu sou um velho torturado.”

Iblis foi recebido e começou a divagar sobre a crueldade e injustiça que sofria. Ele esticou tanto a história que não sobrou tempo para a soneca diária do homem. O homem ofereceu a Iblis que o visitasse na corte (tribunal) no dia seguinte, para que a justiça fosse feita.

O homem esperou por Iblis no dia seguinte, mas ele não apareceu. Na próxima manhã, ele esperou que Iblis voltasse, mas não voltou. Finalmente, à tarde, logo antes de o homem tirar sua soneca, Iblis veio e bateu na porta. O homem, ainda calmo, questionou-o: “Eu não disse para você vir ao meu tribunal ontem, mas você não apareceu, nem veio esta manhã?”

Iblis respondeu, “Senhor, meus inimigos são pessoas muito perversas; quando souberam que você estava sentado em seu tribunal e os forçaria a me devolver o que era devido, eles concordaram em resolver a questão fora do tribunal. Mas, assim que você deixou a corte, eles voltaram atrás na promessa.”

A conversa continuou por um longo tempo, então, o homem novamente perdeu sua soneca habitual, assim, ele pediu a Iblis que visitasse sua corte novamente para resolver as questões. Mais uma vez, o homem esperou pacientemente no tribunal, mas Iblis não o visitou. Quando voltou para casa naquele dia, sentia-se muito cansado por causa da falta de sono. Pediu aos familiares que não deixassem ninguém bater à porta.

Iblis, mais uma vez, tentou perturbar seu sono para que ele não pudesse jejuar ou rezar e esperava que ele ficasse com raiva, mas quando ele tentou bater na porta, os familiares do homem o impediram. Iblis estava determinado, forçou outro caminho para a casa do homem e começou a bater na porta de seu quarto.

O homem viu que Iblis entrou na casa enquanto a porta estava fechada. Então, de repente, ele percebeu que o homem diante dele era Iblis e perguntou-lhe: “Você é o inimigo de Allah?”

Ele admitiu que era Iblis e comentou: “Você frustrou todos os meus planos e frustrou todos os meus esforços para seduzi-lo em meu projeto. Minha intenção era deixá-lo com raiva de alguma forma, para que uma de suas reivindicações perante Yassa’ pudesse ser provada como falsa.

Foi por causa desse episódio que este homem recebeu o título de Dhul-Kifl, um título que significa “possuidor de (ou dando) uma dupla retribuição ou porção”.

Leia também a história dos outros profetas: clique aqui


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *