Dia Treze: Das Etiquetas de Recitação do Alcorão

Dia Treze: Das Etiquetas de Recitação do Alcorão
Compartilhe

Versão áudio:

Meus irmãos: deveras este Alcorão que está entre as vossas mãos, que leem, recitam, e escrevem, são as palavras de Allah. Foi dado a Jibril (alaihiis salaam), um dos nobres anjos, que o revelou ao coração de Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), para que seja um admoestador na clara língua Árabe. Allah descreveu o Alcorão com muitas grandes e nobres descrições, a fim de o mantermos em alto estatuto e de o respeitarmos.


[O Shaikh menciona alguns versículos do Alcorão que não foram incluídos pelo tradutor original do artigo]

Portanto todos estes nobres versículos, os que foram e os que não foram mencionados, mostram o quão nobre é o Alcorão, e a nossa obrigação de o termos em alto estatuto, e mostrar boas maneiras quando se lhe recita e abster-se de zombar ou brincar com ele.

Sinceridade

De entre as etiquetas, está fazer a intenção sinceramente para Allah (louvado seja), pois recitar o Alcorão é um dos grandes atos de adoração, conforme Allah diz,

“Então, invocai a Allah, sendo sinceros com Ele, na devoção,…” [Alcorão 40:14]

e,

“E não lhes fora ordenado senão adorar a Allah, sendo sinceros com Ele na devoção, sendo monoteístas,…” [Alcorão 98:5]

Ter Khushu’

Ademais, deve-se ler o Alcorão com a mente presente, e contemplar o que se está a ler, assim como também compreender. Deve-se ter khushu’ no coração, e sentir-se como se Allah estivesse a abordá-nos diretamente, já que o Alcorão são as palavras de Allah (louvado seja).

Ter o Wudhu’ de Preferência

Uma das etiquetas é que deve-se recitar enquanto se está puro. Porque é uma forma de respeito para com Allah (louvado seja). Um indivíduo que esteja impuro deve purificar-se antes de recitar o Alcorão. [Contudo] o indivíduo impuro pode fazer athkar [palavras de lembrança de Allah] ou du’aas [suplicas].

Recitar num Lugar Descontraído

O Alcorão não deve ser recitado num lugar onde as pessoas não estão calmas e [atentas] a escutar. Nem deve ser recitado num lugar designado para responder ao chamado da natureza. Quando uma pessoa tem o desejo de recitar o Alcorão deve começar por buscar o refúgio contra Shaitan, como Allah diz,

“E, quando leres o Alcorão, suplica a proteção de Allah contra o maldito Satã.” [Alcorão 16:98]

Quanto a recitar a Basmalah [as palavras Árabe Bismillaah il-Rahmaan il-Rahim (Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso)], isto pode apenas ser feito no início da Surah. Com a excepção da Surah At-Taubah, que não tem Basmalah, pois os Sahaba diferiram se era ou não uma continuação da Surah Al-Anfal e portanto deixaram de lado a Basmalah. Se a Surah devesse a ter, então a teria, porque Allah diz,

“Por certo, Nós fizemos descer o Alcorão e, por certo, dele somos Custódios.” [Alcorão 15:9]

Recitar Melodiosamente

O indivíduo que recita também deve fazer a sua voz agradável. No Sahihein, foi narrado por Jabir bin Mut’am, “Eu ouvi o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) recitar a Surah At-Tur na oração de Maghrib, e eu nunca tinha ouvido uma melhor voz ou uma recitação melhor que aquela do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).” Se houver algumas pessoas ao lado do recitador que podem ficar prejudicadas, como uma pessoa que esteja a dormir ou uma pessoa a rezar, então o recitador deve usar uma voz baixa.

A pessoa deve também recitar num tom de voz marcado, como Allah (louvado seja) diz,

“E recita o Alcorão, lenta e claramente.” [Alcorão 73:4]

Quando uma pessoa recita lentamente, isso irá ajudá-la a ponderar sobe o que está a recitar. Umm Salamah (radiAllahu ‘anha) foi questionada sobre a recitação do Profeta e ela disse que ele costumava recitar ayah por ayah.

Sajda Tilaawah

Também deve-se fazer sujud quando se chega àquele ponto na Surah. Independentemente de onde se encontra ou de qual for o tempo, pode-se fazer takbir, sajdah, dizer ‘subhana rabi al’Ala, fazer du’aa, e depois levantar-se sem voltar a fazer takbir ou taslim.

Estas são algumas das etiquetas de recitação do Alcorão, então certifique-se de que presta atenção e de que tenta praticá-los [os versículos do Alcorão], buscando as recompensas do seu Senhor.

Continua amanhã…


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *