Abandonar Algo por Allah

Abandonar Algo por Allah
Compartilhe

Ibn al-Qayyim (rahimahullaah) disse: “A base do capítulo e seu princípio é: Que quem abandona algo para o bem de Deus, então, Deus o irá ressarcir com algo melhor”.


Assim como Yusuf – As-Siddiq (‘alaihi salam) deixou a esposa de ‘Azeez (o governante) por razão de Allaah e escolheu a prisão em troca da fornicação. Allaah concedeu-lhe o que ele gostava, nesta vida – dotando-lhe de poder e controle. Posteriormente, a própria mulher apresentada a ele; diminuída – em um estado vergonhoso– desejosa da associação a ele, mesmo nessas condições ele se casou com ela, e então quando, em conjunção carnal com ela, disse: “isto é melhor do que aquilo que você procurou”.

Observe como Deus, o Glorioso, recompensou-o confinado-o sob a restrição da prisão: capacitando-o e concedendo-lhe plena autoridade na terra para ocupá-la onde quer que ele quisesse. E humilhou o Azeez (governante) e sua esposa antes dele. Esta mulher, além disso, ela mesma bem como as outras mulheres reconheceram  ser ele livre de culpa – e esta é a Sua Sunnah (a prática) do Altíssimo, para com Seus servos no passado e no presente – até o dia do julgamento.

Da mesma forma quando Sulaimaan bin Dawood (alaihi as-salaam) tornou-se distraído com os cavalos preocupado desde o ASR (oração) até o pôr do sol – e assim irritado pela causa de Allah  foi substituído por Allah com o vento sobre a qual, juntamente com sua força militar que teria posteriormente saído em viagem por via aérea – onde quer que ele então desejasse ir.

Da mesma forma quando os Muhaajiroon (os companheiros migraram) deixaram suas casas e moradias para o bem de Deus, eles deixaram suas pátrias que eram as coisas mais amadas para eles. “Allah os compensou, abrindo todo um mundo de conquistas e sancionado por eles a capacitação do leste da terra, bem como ao oeste.”

Quando se fala em como corretamente uma pessoa deixa algo para o bem de Deus e da veracidade de uma pessoa, Ibn al-Qayyim disse:

“De Fato, pode-se encontrar dificuldade em estar abandonando as coisas que são habituais, bem como os hábitos , que o ser quando os abandona para além de Deus. Como para a pessoa que abandoná-lo verdadeiramente e sinceramente do seu coração; então  não terá nenhuma dificuldade em abandoná-lo exceto no instante inicial, então passa a ser testado se seu abandono é verdadeiro ou falso. Se há dificuldade  por um período curto, isto se transforma em algo agradável”.

Ibn Sireen disse: “Eu ouvi Shuraih, juro por Allah, dizer: que um servo que nunca abandonou qualquer coisa por amor a Deus, posteriormente encontrará o luto sobre ele.”

Quanto ao seu ditado: “quem abandona algo por Deus, então Deus irá provê-lo com algo melhor do que tinha anteriormente” isto é verdade e a substituição pode ser de vários tipos. O mais notável naquilo que pode ser concedida a substituição é a de: familiaridade com Deus e de ter amor por Ele, a tranquilidade do coração com relação a Allah junto com a sua força, seu entusiasmo, seu deleite e prazer ao seu Senhor, O Altíssimo.

“O mais tolo dentre as pessoas é aquele que se desvia no final de sua jornada – ainda que estivesse próximo à sua morada (destino).”

(Retirado de: Rawdhatul Muhibbeen p.600-601 & Al-Fawaa-id p.250)


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *