Como as Muçulmanas podem atingir o Paraíso

Como as Muçulmanas podem atingir o Paraíso
Compartilhe

Nós ouvimos várias vezes discursos na Sexta-feira ou avisos que falam do Paraíso e todos nós encontramos os nossos corações, mentes e pensamentos em sintonia nessa “frequência”. No entanto, a maioria dos oradores fala do Paraíso como se este fosse só para homens. Essa não é a realidade. O Paraíso é para os crentes e para as crentes. O único preço para isso é a crença verdadeira em Allah, amor por Allah e pelo Seu Mensageiro ﷺ e obediência a Allah e ao Seu Mensageiro (que a paz e as bênção de Allah estejam sobre ele).


 O que se segue são boas novas dadas pelo Mensageiro de Allah (que a paz e as bênção de Allah estejam sobre ele) a algumas das mulheres dentre os seus companheiros.

Narrou ‘A’isha (que Allah esteja satisfeito com ela): “Eu nunca senti tanto ciúme de nenhuma das esposas do Profeta como senti por Khadijah, mesmo que ela tenha falecido antes de ele se casar comigo, porque eu ouvia-o mencioná-la frequentemente, e Allah tinha dito para lhe dar as boas novas de que ela teria um palácio de Qasab (cilindros de pedras preciosas e pérolas no Paraíso), e sempre que ele abatia uma ovelha, ele enviava uma boa porção às amigas dela”. [Sahih Al-Bukhari]

Anas relatou que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênção de Allah estejam sobre ele) disse: “As melhores mulheres da humanidade são quatro: Mariam, filha de ‘Imran; Assiya, esposa do Faraó; Khadijah, filha de Khuwailid e Fatima, filha do Mensageiro de Allah.” [Bukhari e Muslim]

Narrou Abu Hurairah: “Jibril (Gabriel) veio ao Profeta e disse: ‘Ó Mensageiro de Allah! Khadijah virá a ti com um prato de caldo de carne (ou comida ou bebida). Quando ela te encontrar, cumprimenta-a por conta do Senhor dela (ou seja, Allah) e por minha conta, e dá-lhe as boas novas de que ela terá um Qasab (palácio no Paraíso) no qual não haverá barulho nem fatiga (problemas).’” [Al-Bukhari]

Narrou ‘Ata Ibn Abi Rabah: “Ibn ‘Abbas disse-me: ‘Deverei mostrar-te uma mulher dentre o povo do Paraíso?’. Eu disse: ‘Sim’. Ele disse: ‘Uma mulher negra veio ao Profeta e disse: ‘Eu tenho ataques de epilépsia e o meu corpo fica descoberto. Por favor suplique a Allah por mim”. O Profeta disse: ‘Se desejares, sê paciente e terás (entrado no) Paraíso. Ou se desejares, suplicarei a Allah para te curar’. Ela disse: ‘Permanecerei paciente’ e acrescentou ‘mas eu fico descoberta, então por favor suplique a Allah por mim para que não fique descoberta’. Então ele suplicou por ela.’” [Al-Bukhari]

Os ahadith acima mencionam claramente o estatuto de algumas mulheres a quem foram dadas as boas novas da Jannah (Paraíso). O que podem as mulheres de hoje fazer para atingir esse pico de sucesso (Paraíso)?

Para poder fazer isso, a mulher tem de aprender sobre como estas mulheres viviam, como se comportavam, como falavam, como se vestiam, como andavam, etc.

Iremos então aprender da mulher negra mencionada no último hadith, inshaAllah: Esta mulher nem é conhecida pelo seu nome, ou origem exata, pelo contrário, ela é conhecida pelas suas ações, fé, modéstia e castidade, e por lhe ser prometido o Paraíso. E, no final, isso é o que mais importa. Quando ‘Abdullah Ibn ‘Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse “uma mulher negra”, ele não apontou para a sua raça ou a degradou de alguma forma. De facto, ele só quis ensinar as pessoas à sua volta um grande princípio do Islam que é mencionado no verso:

“Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros. Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Allah, é o mais temente.” [Qur’an 49:13]

O mesmo princípio é mencionado no hadith: “Allah não olha para as vossas imagens (formas) e corpos, mas Ele olha para os vossos corações (e acções)”. [Muslim]

Ela (a mulher negra) era fisicamente doente, no entanto, ela procurou cura na súplica do Mensageiro de Allah ?. Ela sabia que Aquele que cura, Ash-Shafi, é Allah, e Allah responderia à súplica do Seu Mensageiro ?. Concluímos disto que a súplica a Allah é um meio para a cura de todas as doenças, sejam estas do corpo ou do coração. Ao comentar neste hadith, Al-Hafidh Ibn Hajar disse:

‘É implícito neste hadith que a cura de doenças por meio de súplicas a Allah é a maneira mais bem sucedida de cura, mas esta não pode ser cumprida a não ser que duas condições sejam satisfeitas: intenção pura e confiança sincera na eficácia da súplica, e piedade e total confiança em, e dependência de, Allah”.

O facto de que o Profeta ? disse: “Se desejares, sê paciente e terás (entrado no) Paraíso” é uma prova da virtude e recompensa para a paciência durante a enfermidade. Noutro hadith, ele ? diz: “Sempre que uma dificuldade afecta o muçulmano, ele será perdoado através dela, mesmo se ele for picado por um espinho”. [Muslim]

E noutro Hadith, também narrado por Muslim, Umm as-Sa’ib amaldiçoou a febre, ao qual o Profeta ? lhe disse: “Não amaldiçoe a febre, pois esta tira os pecados, como o incêndio [fogo] tira as impurezas do ferro”.

A mulher negra preferiu o sofrimento deste mundo para obter a recompensa eterna do Paraíso! Ela sofria de doença, mas a sua dor e desconforto não a forçaram a renunciar o prazer de Allah! E não importa quem você é, se está no caminho de Allah, vai encontrar dificuldades, porque o Paraíso é cercado por dificuldades. Se as coisas são fáceis e a vida é cor-de-rosa, então deve se verificar: está a seguir o verdadeiro Islam?

Especialmente no ambiente ocidental, pode ser difícil para uma mulher jovem usar a vestimenta da modéstia, o Hijab (mesmo que seja obrigatório), e não falar com homens desnecessariamente e manter-se longe deles (que também é obrigatório), excepto se necessário.

Tudo isto pode ser difícil de conseguir para alguns no início, mas quando você se supera a si mesma por amor a Allah, então todos os outros obstáculos tornam-se infundados. Então, como se pode superar a si mesma? Conhecendo Allah pelos Seus nomes e atributos; amando e obedecendo a Allah e ao Seu Mensageiro ?; e depois a ajuda de Allah virá, inshaAllah.

Ela (a mulher negra) preferiu ser paciente, mas não podia tolerar que a sua honra, a sua modéstia e a sua castidade fossem danificadas ou mesmo tocadas, nem que qualquer parte do seu corpo fosse descoberta, embora ela não tivesse controlo sobre isso. Na verdade, ela era uma verdadeira serva de Allah, ela era uma fiel, uma crente, uma Muslimah, uma mulher virtuosa e piedosa, uma mulher verdadeira, e ela era leal a Allah e ao Seu Mensageiro (que a paz e as bênção de Allah estejam sobre ele). Não só tinha estas qualidades inspiradoras, ela também era sábia e uma grande mulher, como as suas palavras memoráveis disseram: “… mas eu fico descoberta, então por favor suplique a Allah por mim para que não fique descoberta”.

Se as palavras pudessem ser escritas em ouro, estas palavras deveriam ser escritas em ouro… Lembre-se desta equação simples:

Continua:


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *