Sobre a Verdade

Sobre a Verdade
Compartilhe

Sheikh Muhammad bin Abdul-Wahhab, que Allah tenha misericórdia dele, escreveu:


“Saiba primeiramente que se a verdade resplandece e está clara, ela não é prejudicada pela maioria das pessoas que se opõem a ela e pelos pequenos números de pessoas que concordam com ela. Você sabe que alguns aspectos do Tawhid [monoteísmo puro] se tornaram estranhos, apesar de serem mais claros do que a oração e o jejum, e que essa [estranheza] não o prejudica de todo”. [Muallifaat al-Shaykh al-Imam Muhammad bin Abdul-Wahhab, vol. 3, seção Fatawa, p. 88]

O Sheikh do Islam Ibn Taymiyyah, que Allah tenha misericórdia dele, disse: “A religião inteira gira em torno de conhecer a verdade e agir sobre ela, e AGIR deve ser acompanhado por PACIÊNCIA”. [Majmu’ al-Fatawa, 10/38]


Pergunta: A minha queixa é que um sentimento de medo e pavor me vence quando eu quero remover um mal ou quando eu quero fazer uma pergunta para adquirir conhecimento. Qual é a cura para esta condição?

Resposta:

Este medo e pavor de que fala é do Shaytan, por isso seja alertado. Seja forte e não seja tímido, pois Allah Todo-Poderoso não se intimida com a verdade. Logo, você deve ser capaz de fazer uma pergunta a um sábio e impedir alguém de fazer o mal sem sentir a mais pequena porção de timidez.

A timidez que lhe impede de falar a verdade, não é timidez de todo, é só fraqueza. A timidez que é aprovada pela Shari’ah é a timidez que nos impede de cometer falsidade e mal. Esta é a timidez que o Profeta ? pretendia quando ele disse: “Al-Haya (timidez e modéstia) é parte da fé”[1]. Ou quando ele disse: “Al-Haya é boa – (é) tudo o que é bom”[2] .

A timidez, então, é legislada quando ela lhe impede de perpetuar fornicação, de beber álcool, de associar com os inimigos do Islam, e de tudo o que é mau. Este é o tipo de timidez prescrito.

[Sheikh `Abdul-`Aziz Bin Baz|Fatawa Islamiyah Vol. 8 Page 75]

Referências:

[1] Al-Bukhari, nº 24; e Muslim, nº36

[2] Muslim, nº 37



Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *