Virtudes e Bençãos do Ramadan

Virtudes e Bençãos do Ramadan
Compartilhe

O Ramadan tem significados diferentes para pessoas diferentes. Para alguns é uma festa nas horas da noite e controle da dieta nas horas do dia. Para outros, esta pode ser uma oportunidade excelente para reuniões familiares. Nos países Asiáticos, alguns tendem a focar mais na comida e festas luxosas de Iftaar neste mês, enquanto outros passam a noite jogando cricket e dormem durante o dia.

Isso acontece quando as pessoas culturalmente seguem as regras e regulamentos do Ramadan sem conhecer as bênçãos imensas e virtudes que este mês carrega. Quando exploramos e viajamos através dos textos autênticos do Alcorão e Sunnah, começamos a conhecer do que se trata realmente o Ramadam. Isso pode nos ajudar a ficarmos motivados, impedindo-nos de passar o mês de forma mecânica. Em vez disso, vamos valorizar cada minuto deste mês abençoado e saborear a doçura da fé.

Se você quiser ter um Ramadan diferente desta vez, muito melhor do que seus anteriores, e sentir uma imensa arremetida espiritual, este artigo é para você.


O que exatamente é este mês do Ramadan e como ele é significativo? Vamos começar –

O Ramadan é o mês da misericórdia e das bênçãos de Allah (subhanahu wa taa’la), um mês para manter o jejum obrigatório e um treinamento para os muçulmanos aumentarem seus níveis de Taqwa.

Por que é uma Misericórdia?

“Chegou-vos o mês de Ramadan, um mês abençoado. Foi-vos instituído jejuar durante ele. Nele as portas do céu se abrirão e as portas do Inferno são encerradas e os demônios são acorrentados. Durante ele há uma noite equivalente a mil meses. Quem for privado de seus bens, será privado de todos os bens.” “1

Como é que este mês nos ajuda na aproximação de Allah (subhanahu wa taa’la) espiritualmente?

Em uma palavra: jejum.

Allah (subhanahu wa taa’la) fez o propósito do jejum claro como cristal em seu livro:

    “Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Deus.” 2

E quando jejuamos com este objetivo em mente, saímos nos sentindo espiritualmente rejuvenescidos, e este sentimento é maravilhoso! O jejum é uma experiência espiritual absolutamente única. É um ato de adoração que testemunha a nossa submissão a Allah (subhanahu wa taa’la); normalmente não podemos ficar sem água ou comida, mas por Allah (subhanahu wa taa’la) – nós podemos, mil vezes mais.

O jejum ajuda-nos a desenvolver personalidade forte e caráter. Não ceder à tentação de tomar um gole de água gelada quando ninguém está por perto, realmente diz muito sobre o auto-controle de uma pessoa. Ele infunde outras grandes qualidades em nós, como paciência, força de vontade e determinação, o que precisamos em nossas vidas. O jejum ajuda-nos a conseguir exatamente isso. Ele também instila humildade em nós, dando-nos um sentimento de privação que os ricos normalmente nunca enfrentam. Nós aprendemos que a vida não é sempre perfeita e isso nos leva a desenvolver uma outra importante característica: a generosidade. Aprendemos a dar, porque sabemos exatamente como é não ter nada.

Quais são as coisas nas quais eu posso me concentrar mais para sentir a doçura deste mês e colher suas recompensas exclusivas?

Certo, esta é a parte mais interessante do artigo, então lembre-se de cada dica dada aqui e certifique-se de implementá-las tanto quanto  puder.

1. Jejue cada dia com este belo hadith em mente:

“Quem jejuar no Ramadan com fé e na esperança de recompensa, seus pecados anteriores serão perdoados. “3

2. Ore todas as noites com este hadith ecoando de vez em quando na sua cabeça:

Narrado de Abu Hurayrah (Radhiallahu ‘anhu), que Allah (subhanahu wa taa’la) tenha misericórdia dele, que o Profeta Muhammad (sallalahu ‘alayhi wa salaam) disse:

“Quem quer que passe as noites de Ramadan em oração com fé e na esperança de recompensa, seus pecados anteriores serão perdoados”4

E,

“Quem quer que faça o qiyaam com o imam até que ele termine, será gravado em seu favor, que ele passou a noite em oração”5

3. Quebre o jejum e ofereça iftaar a outros

“Quem quer que der iftaar àquele que está jejuando terá a mesma recompensando do jejuador, sem sub  trair nada da recompensa do jejum deste  6

4. Faça dua (súplica) e derrame seu coração:

A combinação de Ramadan mais o último terço da noite faz com que seja um tempo super incrível para a aceitação das nossas Duas.

Esse é o momento em que Allah (subhanahu wa taa’la) desce para conceder Sua Munificência sobre os Seus Servos, para satisfazer as suas necessidades e para aliviar suas angústias. Neste momento da noite, Ele diz:

Quem me invocará, para que eu possa responder-lhe? Quem vai perguntar de mim, para que eu possa dar-lhe? Quem vai buscar o Meu perdão, para que eu lhe perdoe? “7

5. Faça dua ao quebrar o seu jejum e tente não desperdiçar esses momentos preciosos admirando sua comida. Deixe isso para depois.

“A cada quebra de jejum, Allah (subhanahu wa taala) redime alguém.” 8

A noite que pode mudar nossas vidas também  vem no Ramadan, o que o torna ainda mais especial!

“Em verdade, Te enviamos o Qur’an na noite de Al-Qadr (Decreto) e o que te fará saber o que é a noite de Al-Qadr (a noite do decreto)?” (97:1)

A noite do Decreto é melhor do que mil meses (adorar a Allah (subhanahu wa taa’la) naquela noite é melhor do que adorá-Lo mil meses ou seja, 83 anos e 4 meses.)

É nela que descem os anjos e o Rooh (Jibreel (Gabriel)), pela permissão de Allah (subhanahu wa taa’la), com todos os decretos, (todos naquela noite), há paz (e bondade de Allah (subhanahu wa taa’la) para Seus Servos crentes) até o alvorecer”.9

E

“Quem quer que passe a noite de Layla al-Qadr rezando com fé e na esperança da recompensa, seus pecados anteriores serão perdoados” 10

Virtudes Exclusivas para Aqueles que Agarram Estas Oportunidades

  1. O Profeta Muhammad (sallalahu ‘alayhi wa salaam) disse: “Quando o Ramadam vier, vá para Umrah, pois a Umrah no Ramadam é equivalente ao Hajj” – De acordo com um relato narrado por Muslim “é equivalente a fazer o hajj comigo” 11
  1. Foi narrado em um hadith que o Profeta Muhammad (sallalahu ‘alayhi wa salaam), costumava passar 10 dias do Ramadan em i’tikaaf até que o dia em que morreu, então suas esposas também observaram i’tikaaf depois dele” 12
  1. Narrado de Abu Ayyoob al- Ansaari (Radhiallahu ‘anhu),: “Quem quer que jejue no Ramadam e o suceda com seis dias de Shawwaal, será como ter jejuado por toda a vida” 13

Este é mês no qual o máximo de recompensas é dado aos crentes em termos de seus esforços. É como se suas recompensas fossem aumentadas. Quando um muçulmano se vende ao Melhor Pagador (Allah (subhanahu wa taa’la) Todo Poderoso) neste mês, as chances dele ir para o Paraíso são intensificadas. Então vá em frente! Quem sabe se poderemos desfrutar e colher os frutos do próximo Ramadan?

Do hadeeth de Abu Hurayray (Radhiallahu ‘anhu), que disse que o Mensageiro de Allah (sallalahu ‘alayhi wa salaam) disse:

“Quando Ramadam chega os portões do Paraíso se abrem e os portões do Inferno se fecham, e os demônios estão acorrentados” 14

Então, certifique-se de fazer o máximo (do que é requerido se fazer) deste mês abençoado, in shaa Allah.

Notas:

  1. Narrado poral-Nasaa’i de 2106; Ahmad,classificado como saheeh poral-Albani emSaheehal-Targheeb, 999.
  2. AlBaqarah, 2:183
  3. al-Bukhari (2008)
  4. Muslim174
  5. Classificado como saheeh poral-Albani emSalaatal-Taraaweeh, p. 15
  6. Narrado poral-Tirmidhi, 807; IbnMaajah, 1746; classificado como saheeh poral-Albani emSaheehal-Tirmidhi, 647
  7. Narrado poral-Bukhari, 1145
  8. Al-Mundhiri disse: não há nadade errado comsuaisnaad; e foiclassificado como saheeh poral-Albani emSaheehal-Targheeb, 987
  9. al-Qadar 97: 1-5
  10. Narrado poral-Bukhari, 1910; Muslim, 760
  11. Muslim1020
  12. Narrado poral-Bukhari, 1922; Muslim, 1172
  13. Saheeh Muslim1164
  14. al-Saheehayn al-Bukhari, 1898; Muslim, 1079

Fonte: http://blog.islamiconlineuniversity.com/virtues-and-blessings-of-ramadan/


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *