Sujo x Saudável

Sujo x Saudável
Compartilhe

Na parte final desta passagem (Surah al-Ma’idah, 100), Allah nos fornece um padrão para que possamos julgar corretamente todas as coisas. Nessas escalas, apenas o que é bom e saudável é pesado, enquanto aquilo que é imundo e mau não tem peso algum. Isso impede que um muçulmano seja enganado ou iludido quando descobre que a falha é abundante e o mal numeroso.


Dize, Muhammad: “Não se igualam o maligno e o benigno, ainda que te admire a abundância do maligno. Então, temei a Allah, ó dotados de discernimento, na esperança de serdes bem-aventurados.” (Versículo 100, surah al Ma’idah)

O mal e o bem são mencionados aqui, no contexto da elaboração de quais alimentos e caça são permitidos e quais são proibidos. O que é proibido é mau, enquanto tudo o que é permitido é bom. Certamente o bem e o mal não podem ser iguais, mesmo que o mal possa chegar a tal ponto que atraia e tente as pessoas. O que é bom proporciona prazer e não é seguido por consequências sujas, como: arrependimento, desperdício, dor ou doença. O prazer obtido com coisas más não pode ser comparado, nem mesmo com um mínimo de coisas boas da vida. E mais, com as coisas boas, o homem desfruta de segurança nesta vida e na vindoura. Quando a mente humana está livre dos grilhões do desejo, como resultado de seu temor a Allah e quando tiver atingido uma vigilância atenta, inevitavelmente preferirá o bem ao mal. Isso deve culminar em sucesso e triunfo, tanto neste mundo quanto no próximo: “Então, temei a Allah, ó dotados de discernimento, na esperança de serdes bem-aventurados.”

Este versículo combina especialmente com a ocasião atual da sociedade moderna, mas possui uma implicação muito mais abrangente. Isto indica um horizonte amplo, que engloba a vida em sua totalidade. 

Allah, que criou esta comunidade como o melhor modelo para a humanidade, quer que ela suporte a grande confiança de estabelecer Seu sistema e constituição na terra, para que os mantenha na vida prática como nenhuma comunidade anterior jamais fez. Portanto, esta comunidade precisa de um treinamento longo e sustentado que a livre de todos os traços de ignorância do passado e a tome pela mão contra a mediocridade e pequenez da vida material, ao longo da inclinação de uma vida, de fato, islâmica. O treinamento nunca cessa de purificar os conceitos, hábitos, práticas e sentimentos da comunidade muçulmana, fortalecendo sua vontade e determinação em advogar apenas a verdade. Afora isso, isto tudo ocorre em meio a quaisquer adversidades que se deva enfrentar e responsabilidades que se devam assumir. O estágio final é que a comunidade muçulmana precisa moldar e amalgamar toda a sua vida de acordo com os valores islâmicos. Isso, verdadeiramente, coloca a comunidade muçulmana na posição ao lado de Allah. Dá a esta comunidade a forma mais justa de humanidade, mantendo um padrão que nunca irá equiparar o mal ao bem, mesmo que o mal seja abundante e repleto de tentações. A capacidade de distinguir o mal do bem e de dar a cada um deles o seu valor adequado – como mostrado na metodologia de Allah – torna o mal muito leve na escala de Allah e o bem muito mais pesado, mesmo que seja em menor quantidade. Quando a comunidade muçulmana atinge tal padrão, torna-se digna de assumir a confiança de Allah, fornecendo liderança para a humanidade, pesando as coisas de acordo com a balança de Allah, escolhendo o que é bom para a humanidade e recusando-se a cair em tentação através da abundância do mal.

Outra situação em que esse padrão é considerado mais adequado é quando a falsidade coloca ares e graças para que as pessoas a considerem poderosa, abundante e frutífera. Mas um crente olha para essa falsidade com um olhar firme, permanecendo inalterado diante de sua força aparente e escolhendo, em detrimento a ela, a verdade que não mostra força aparente e não comanda outras forças disponíveis. Ele a prefere apenas porque é a verdade, pura e simples, sem nenhum peso ou autoridade além de ser verdade na medida de Allah. 

Allah, louvado seja, submeteu a primeira comunidade muçulmana ao sistema Alcorânico de educação, sob a supervisão de Seu Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), até atingir o padrão que Ele determinou ser necessário para o seu papel de administradora da fé Divina. Este padrão não se aplica apenas à consciência e crença interior, mas também às práticas e assuntos da vida. Este sistema analisa todos os desejos, atrações, aspirações e interesses conflitantes – aos quais a vida humana é abundante – se pertencem aos indivíduos ou à comunidade como um todo, e os avalia pelos padrões de Allah. Isso torna esta comunidade digna de assumir a pesada responsabilidade da curadoria sobre a vida humana como um todo. 

Em Sua educação da comunidade muçulmana, Allah usou todos os tipos de diretivas, influências, testes, provações e legislação, colocando-os todos juntos para desempenhar uma única função, ou seja, a preparação dessa comunidade para seu papel de guardiã da fé de Allah na terra. Essa preparação exigiu equipá-la com os conceitos corretos, formulando as reações e respostas certas, adotando a moralidade adequada, código e sistema legais, e seguindo as práticas corretas, etc. Quando essa preparação foi concluída, Allah alcançou com esta comunidade o que queria. Allah certamente é capaz de realizar Seu propósito em todos os momentos. Assim, a terra testemunhou um modelo sublime da fé divina na prática. A humanidade sempre pode emular esse modelo, desde que perceba que precisa se esforçar bastante nesse fim. Quando a humanidade estiver determinada a prosseguir com essa luta, Allah lhe dará Sua ajuda e apoio.
 

Este é um trecho adaptado pela tradutora do tafsir do versículo 100 da surat Al-Ma’idah


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *