“Quem quer que Alivie um Crente de Alguma Angústia Mundana…”

“Quem quer que Alivie um Crente de Alguma Angústia Mundana…”
Compartilhe

Foi narrado sob a autoridade de Abu Hurairah, que Allah esteja satisfeito com ele, que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:

“Quem quer que alivie um crente de alguma angústia mundana, Allah o aliviará de algumas das angústias do Dia da Ressurreição. Quem quer que alivie as dificuldades de um devedor insolvente (ou seja, conceda-lhe uma trégua ou cancele sua dívida), Allah aliviará suas dificuldades na vida terrena e na outra. Quem quer que esconda as faltas de um muçulmano, Allah ocultará suas faltas na vida mundana e na outra. Allah continua a ajudar um servo enquanto ele estiver ajudando seu irmão. Quem quer que trilhe um caminho em busca de conhecimento, Allah o direcionará para um caminho que o conduza facilmente ao Paraíso. Sempre que um grupo de pessoas se reunir em uma Casa de Allah (mesquita) para recitar e estudar o Alcorão, a tranquilidade descerá sobre elas, a misericórdia as envolverá, os anjos as cercarão e Allah fará menção delas àqueles (anjos) em Sua proximidade. Aquele que fica aquém nas boas ações (ou seja, por causa de suas más ações), sua nobre linhagem lhe será inútil (no Dia do Juízo).” [Muslim]


O Islam promove uma moral nobre, encoraja-a, mantém-na em um status refinado e designa grandes e abundantes recompensas por aderir a ela, conforme sublinhado neste Hadith citado no Sahih Muslim.

No início de sua diretriz, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos exortou a aliviar a angústia dos crentes. Não há dúvida de que esta é uma boa ação grandiosa aos olhos de Allah, exaltado seja, e é muito apreciada pelas pessoas. A vida é cheia de privações e dificuldades, e estamos destinados a enfrentar diversos sofrimentos e tristezas. A aflição e angústia podem oprimir tanto um crente que seu coração e mente ficariam nublados com a confusão e permaneceriam incapazes de encontrar uma saída!

Em tempos tão difíceis é excelente para um muçulmano apressar-se a ajudar seu irmão, estender a mão para auxiliá-lo e se esforçar para aliviar ou mitigar sua angústia. Esta graciosa expressão de simpatia tem um profundo impacto no coração da pessoa angustiada e, portanto, é apropriado que sua recompensa seja que Allah, louvado seja, alivie do executor uma angústia ainda mais severa e grave (no Dia do Juízo); ou seja, a angústia de estar diante d’Ele para acertar as contas, ser responsabilizado por suas ações, e receber a punição devida. Quão grande e generosa é essa recompensa!

Entre os mais nobres valores morais está o perdão das dívidas de devedores insolventes. O Islam incentiva os credores a darem trégua aos devedores insolventes em circunstâncias difíceis até que a situação deles melhore. Allah, glorificado seja, diz (interpretação do significado):

“E, se um devedor estiver em dificuldade, concedei-lhe espera, até que tenha facilidade”. E fazerdes caridade vos é melhor. Se soubésseis!” [Surah al Baqara, 2:280]

Ainda mais recompensador para um credor é abrir mão de alguns de seus direitos e perdoar parte da dívida que lhe é devida. Isso é evidenciado pelo que foi narrado sob a autoridade de Abu Hurairah, que Allah esteja satisfeito com ele, que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:

“Um homem costumava conceder empréstimos ao povo, e dizia ao seu servo: ‘Se o devedor estiver em dificuldades, alivie-o da dívida para que talvez Allah possa nos aliviar (isto é, nos perdoar).’ Então, quando ele encontrou Allah (ou seja, quando morreu), Allah o aliviou (perdoou).” [Al-Bukhari e Muslim]

O Hadith, então, incentiva esconder as falhas dos muçulmanos, evitar procurar suas falhas e perseguir seus erros e lapsos. Este é outro exemplo da moral refinada com a qual nossa gloriosa Shari’ah é adornada. Na verdade, a pessoa infalível é aquela a quem Allah concede infalibilidade. Não importa o quão piedoso e justo um muçulmano possa ser, ele ainda está sujeito ao erro. Ele pode cometer um pecado; no entanto, ele não se alegra com sua negligência em cumprir os direitos de Allah e odeia que as pessoas estejam cientes de seu erro e negligência. Portanto, se um muçulmano vê ou fica sabendo das falhas de seus companheiros muçulmanos, deve ocultá-las em vez de expô-las, sem negligenciar o dever de oferecer às pessoas conselhos sinceros e lembra-las de Allah.

A virtude dessa ocultação de falhas foi relatada na Sunnah, narrado sob a autoridade de ‘Abdullah ibn ‘Abbas, que Allah esteja satisfeito com ele, que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem esconder a falha de seu irmão muçulmano, Allah ocultará sua falha no Dia do Juízo” [Ibn Maajah]. Enquanto isso, procurar os defeitos das pessoas é repulsivo para a natureza humana saudável, bem como proibido pela Shari’ah. Advertências severas contra isso foram relatadas nos textos da Shari’ah. Foi narrado sob a autoridade de Ibn ‘Umar, que Allah esteja satisfeito com ele, que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) certa vez subiu ao púlpito e disse, com uma voz elevada: “Ó vós que abraçastes o Islam com vossas línguas, enquanto a fé não atingiu vossos corações! Não prejudicai os muçulmanos, nem os desgraçai, nem os espiai para expor seus segredos. Pois, de fato, quem quer que persiga as falhas de seu irmão muçulmano, Allah perseguirá suas falhas e expo-las-á, mesmo que ele estivesse nas profundezas de sua casa” [At-Tirmithi].

Dada a posição elevada e o status refinado do conhecimento no Islam, o Hadith enfatizou sua virtude e significado. Este é o caminho que leva a pessoa ao Paraíso. Aqueles que se dedicam ao conhecimento são os faróis que iluminam o caminho da nação muçulmana e dos herdeiros dos Profetas e Mensageiros de Allah. Portanto, Allah, exaltado seja, honra-os com este status refinado e posição elevada. Foi narrado sob a autoridade de Abu Ad-Darda’, que Allah esteja satisfeito com ele, que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Os anjos baixam suas asas em aprovação ao estudante do conhecimento, e todos nos céus e na terra buscam perdão para o estudioso, até mesmo os peixes no mar. A superioridade de um erudito sobre um adorador é como a superioridade da lua sobre todos os outros corpos celestes” [Ahmad]. Eles são o povo do dhikr (lembrança de Allah) e da piedade; quão vasto é o fosso entre uma pessoa instruída e uma pessoa ignorante!

O melhor campo de conhecimento ao qual um muçulmano deve devotar seu tempo é aprender o Alcorão e promover suas ciências, como afirma o Hadith autêntico: “Os melhores dentre vós são aqueles que aprendem e ensinam o Alcorão”. Esta superioridade é derivada da relação de tal conhecimento com o discurso de Allah, exaltado seja; a distinção de um determinado campo do conhecimento é proporcional à distinção de seu objeto de estudo.

Agora contemple as recompensas que Allah, exaltado seja, prometeu àqueles que se reúnem em uma mesquita, recitando o Alcorão e refletindo sobre seus significados. Ele prometeu quatro coisas: a tranquilidade descerá sobre eles, a misericórdia divina os acolherá, os nobres anjos os cercarão, e a quarta e maior recompensa de todas é que Allah fará menção deles àqueles (os anjos) em Sua proximidade, louvando-os diante de Seus anjos. Se esta fosse a única recompensa recebida por recitar dhikr, seria absolutamente suficiente!

No entanto, essas grandes recompensas só são obtidas por meio de diligência e esforço, e não têm nada a ver com o status (social) e o prestígio de uma pessoa. Ninguém deve ser tentado por sua nobre descendência e status, porque o único critério de superioridade entre as pessoas – aos olhos de Allah – são as ações justas. Não há consideração pelo status social ou prestígio de de alguém que negligencia a realização de boas ações, e é por isso que Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“E, quando se soprar na Trombeta, não haverá parentesco entre eles, nesse dia, nem se interrogarão.” [Surah al Mu’minum, 23:101]

Mesmo o Mensageiro de Allah não aprovará nada em relação a seu tio Abu Taalib diante de Allah! Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) sublinhou este significado em sua declaração abrangente: “Aquele que fica aquém nas boas ações (ou seja, por causa de suas más ações), sua nobre linhagem lhe será inútil (no Dia do Juízo)”.

Fonte: islamweb.net


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *