Obedecer à Lei

Obedecer à Lei
Compartilhe

Por Abu Muawiyah Ismail Kamdar

Obedecer a lei

A Surah Al-Baqarah é a mais longa Surah do Qur’an e também a mais abrangente em termos de leis. Surah Al-Baqarah contém detalhes sobre diversos aspetos da Lei Islâmica incluindo Salah, Jejum, Jihad, Matrimónio, Divórcio, Negócios, dívidas, e herança. O tema desta Surah são as leis do Islam e a importância de obedecer à lei.


Para além da explicação detalhada de todas essas leis, uma larga porção da Surah é dedicada à história de Bani Israel e a sua constante desobediência à lei. Uma lição chave destas histórias é que a lei deve ser levada seriamente.

Muito no início da Surah, Allah diz,

“Ordenais a bondade às outras pessoas e vos esqueceis de vós mesmos, enquanto recitais o Livro? Então, não razoais?” (2:44).

Este versículo é um sério alarme para todos nós. No mês de Ramadan, cada um de nós recita o Qur’an e diz aos outros para serem bons, porém quanto disso nós realmente praticamos?

Obeying the law

A Surah Al-Baqarah termina com um dos mais fortes versículos do Qur’an, o qual também desempenha um grande papel na Lei Islâmica.

O versículo final afirma que,

“Allah não impõe a alma alguma senão o que é de sua capacidade”, (2:286),

o que significa que qualquer teste que enfrentemos, bem lá no fundo temos a capacidade de o superar.

Também significa que as leis do Islam são concebidas de tal forma que nos proveem para dificuldade extrema. Isto pode ser notado cedo na Surah, quando Allah aborda a lei do jejum. Neste versículo, Allah afirma,

“e quem estiver enfermo ou em viagem, que jejue o mesmo número de outros dias. Allah vos deseja a facilidade, e não vos deseja a dificuldade.” (2:185)

Os versículos 185 a 286 ambos dão ênfase ao mesmo princípio de Fiqh, isto, é, a religião é prática por natureza e leva em consideração dificuldades extremas e situações excecionais.

Com uma Shariah tão prática e benéfica, por que é que um crente escolheria seguir as leis feitas pelo homem sobre as leis do Criador?

Mais fatos sobre Surah Al-Baqarah:

1. É a mais extensa Surah no Qur’an.

2. Contém o mais longo versículo do Qur’an. (2: 282)

3. Contém o maior versículo do Qur’an – Ayat Al-Kursi. (2:255)

4. Foi revelada em Madinah.

5. Contém descrições detalhadas das qualidades dos hipócritas.

6. A primeira ordem no Qur’an vem próximo do início da Surah Al-Baqarah e é,

“Ó humanos! Adorai vosso Senhor,” (2:21)

enfatizando Tawheed como a fundação da nossa fé.

7. Recitar Surah Al-Baqarah afasta os demônios da casa do indivíduo. (Saheeh Muslim)

Fonte: AbuMuawiyah.Com


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *