Mantenha-o Halal

Por Abu Muawiyah Ismail Kamdar
Mantenha-o Halal
A Surah Al-Maa’idah foi a terceira última Surah a ter sido revelada, e a última longa Surah a ser enviada. Devido ao fato de ter sido revelada mesmo no final da era profética, o seu foco é nas primeiras leis do Islam.
Um assunto central ao longo desta Surah é o tema do Halal e Haram. A mensagem é clara: mantenha-o halal e evite o haram.
A Surah inicia-se com uma discussão sobre o alimento Halal e Haram. O conceito de alimentação Halal é a chave para a prática do Islam. É uma área do Islam que a maioria dos muçulmanos ao redor do mundo leva seriamente, mostrando o impacto destes versículos sobre a ummah inteira, Alhamdulillah.
Contudo, em relação a isso existe uma outra importante questão: os ganhos halal. Se os seus ganhos não forem Halal, então seja o que for que comprar com eles também não é halal. Isto faz com que o ganho de dinheiro Halal seja tão importante quanto a compra de carne Halal. Infelizmente, muitos muçulmanos hoje em dia não se importam se os seus ganhos são Halal ou Haram. Esta é uma tragédia para a ummah e a principal razão por que os duas não são atendidos.
Se quisermos que Allah atenda aos nossos duas, devemos levar seriamente em consideração todas as Suas Leis. Isto inclui as Leis Islâmicas que governam negócios e trabalhos. Devemos certificar-nos de que todo o trabalho que buscamos e todo o negócio que gerimos é puramente Halal.
Alguns pontos sobre manter um negócio Halal:
1. Certifique-se de que todos os produtos e serviços prestados são Halal.
2. Evite Ribaa (transações com base em juros) e todas as formas de jogos de azar.
3. Certifique-se de que ninguém é oprimido pelo trabalho que faz.
4. Não venda nada prejudicial.
5. Pergunte a um Shaykh quando inseguro se uma específica profissão ou negócio é Halal ou Haraam.
A regra específica é que tudo é Halal exceto o que Allah e o Seu Mensageiro (salallahu ‘alayhi wa salam) proibiram. É por este motivo que a Surah Al-Maa’idah tem listas de coisas haraam, no entanto, quanto ao Halal, Allah diz:
“Perguntam-te, Muhammad, o que lhes é lícito. Dize: “São-vos lícitas as cousas benignas…” (5:4)
“Hoje, são-vos lícitas as cousas benignas.” (5:5)
A mensagem é evidente. Allah proibiu apenas aquilo que é prejudicial para nós e outros, e permitiu todas as coisas boas. Quer seja se trate de alimentação ou negócio, mantenha-o puro, mantenha-o Halal!
Fonte: AbuMuawiyah.Com