O Uso de Inibidores e Estimulantes Menstruais (Pílulas para atrasar e adiantar a menstruação)

O Uso de Inibidores e Estimulantes Menstruais (Pílulas para atrasar e adiantar a menstruação)
Compartilhe

Por Shaykh Ibn ‘Uthaymeen (rahimahullah)


O uso de inibidores menstruais é permitido sob duas condições:

PRIMEIRA: Que não haja nenhuma reação que cause danos para a mulher, porque Allah, subhana wa ta’aala disse:

“…e não lanceis vossas mãos à ruína.” (2:195)

“E não vos mateis. Por certo, Allah, para convosco, é Misericordiador.” (4:29)

SEGUNDA: Se o seu uso,  de uma forma ou de outra, afetar o marido,  então a sua permissão deve ser solicitada primeiro. Por exemplo, se a mulher estiver em iddah e o marido for obrigado a sustentá-la, então ela não pode prolongar o seu iddah (usando inibidores menstruais) a fim de receber mais dos gastos dele sobre ela. Ela deve pedir sua permissão. Da mesma forma, não é permitido o uso de tais inibidores sem a aprovação do marido se estes a impedirem de engravidar. O melhor é que estes inibidores não sejam usados a não ser sob as condições mencionadas acima e quando exista uma necessidade real para tal, porque deixar as coisas da maneira mais natural possível é melhor para o equilíbrio da saúde e segurança da mulher.

O uso de estimulantes menstruais é permitido sob duas condições:

PRIMEIRA: Que não haja abuso quanto ao seu uso. Por exemplo, para evitar o cumprimento de certos atos de adoração obrigatórios, como usá-los bem antes do mês do Ramadan, de forma a ter uma desculpa para não jejuar ou rezar.

SEGUNDA: O uso de estimulantes deve ser permitido pelo marido porque a sua presença impede-lhe o pleno gozo de sua esposa. Também, se existe o caso de divórcio, o uso desse remédio fará com que cesse rapidamente o direito que ele tem de reaver sua esposa, porque isso adiantará o fim de seu iddah.  Isso se aplica ao caso do divórcio revogável, no qual o marido tem o direito de retornar à sua esposa antes do fim do período de iddah.

Perguntas e Respostas

Inibidores Menstruais

[P1]: Qual é o veredito sobre o uso de pílulas inibidoras menstruais durante o Ramadan?

[R]: Com tanto que seu uso não cause danos e o marido permita, não há problema em usar essas pílulas.

No entanto, chegou ao meu conhecimento que essas medidas podem prejudicar a mulher, especialmente quando é sabido que a liberação de sangue através da menstruação é um processo natural. Prevenir este processo natural pode prejudicar a mulher.

Estas pílulas também podem afetar a regularização do próprio ciclo menstrual e isso faz com que ela se confunda com relação às orações ou se está apta ou não a ter relações sexuais com seu marido.

Por esta e outras razões associadas, não posso dizer que o uso dessas pílulas é ilícito, mas eu não gosto e nem encorajo o seu uso. Eu digo que a mulher deve aceitar o que Allah lhe ordenou [decretou] e deve considerar a reposta do profeta (sallalahu ‘alayhi wa salaam) à sua esposa ‘Aisha quando esta menstruou após ter feito Ihram para Umra. O Profeta (sallalahu ‘alayhi wa salaam) perguntou a ‘Aisha: “Pode ser que tenhas menstruado? ‘Aisha respondeu: “Sim”. Ele, (sallalahu ‘alayhi wa salaam) disse depois: “Isto é aquilo que Allah decretou para todas as filhas de Adam”[62].  A mulher deve então ter paciência e buscar as recompensas de Allah. Se estiver inapta a fazer o salat e jejuar por causa da menstruação, a porta ainda está aberta para que celebre os louvores de Allah, faça caridade e boas ações para as pessoas, e estes são grandes atos de adoração.

[62] Saheeh Al-Bukhari (Árabe-Inglês) v.1, p. 182, hadeeth #302

Publicado a partir [do livro]: [eBook] Natural Blood of Women- Shaykh Uthaymeen- Traduzido por Dr. Saleh As-Saleh, rahimahullah.

Fonte: Abdurrahman.Org


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *