O Profeta Muhammad ﷺ Realizava Várias Atividades ao Mesmo Tempo?

O Profeta Muhammad ﷺ Realizava Várias Atividades ao Mesmo Tempo?
Compartilhe

Sempre que ouvimos falar da vida do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), ficamos espantados com sua produtividade. Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) era profeta, mensageiro, professor, governador, pai, marido, amigo e ser humano. Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele tinha vários papéis em sua vida, e se destacou em cada um deles, sem exceção.

Isso me fez pensar, o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) realizava uma atividade de cada vez ou várias atividades ao mesmo tempo?


A maioria de nós cresceu na era “multitarefas”, onde você não é considerado produtivo se não for capaz de desenvolver várias habilidades simultaneamente. Esperam que você faça 10 coisas ao mesmo tempo, e é assim que temos que sobreviver ao século XXI. Mas será que isso faz sentido? Afinal uma “multitarefas” é menos eficiente (devido à necessidade de trocar as ferramentas (marchas) a cada nova tarefa, e logo voltar novamente), é complicado, propenso ao stress e erros, é simplesmente uma loucura!

Vejamos a Sirah e como a pessoa mais ocupada e produtiva (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) na história costumava trabalhar:

Observando a Seerah e pesquisando exemplos, não foi possível encontrar uma única evidência de que o Profeta Muhammad (que a paz esteja com ele) adotava o estilo “multitarefas” (o que pode estar errado, por favor, corrija-nos se tiver evidências). Ele sempre parecia se concentrar totalmente no “projeto” ou pessoa em questão dispensando-lhe toda a sua atenção. Quando orava, se concentrava totalmente no Salah, quando estava com sua família, estava sempre com eles (fisicamente e mentalmente), quando estava no campo de batalha, permanecia totalmente engajado. Nunca estava distraído ou desconcentrado.

Na minha entrevista com Sheikh Tawfique Chowdhury no verão passado, ele disse algo que realmente mexeu comigo: Ele disse, você já ouviu dizer que as esposas do Profeta reclamavam de que o Profeta não passava tempo suficiente com elas? Por que elas não reclamavam? Porque ele costumava passar tempo de qualidade com elas. Mesmo tendo sido um homem muito ocupado e com vários papéis a desempenhar, sempre se concentrava em cada atividade, individualmente, no momento presente, e não se distraia.

Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) tinha prioridades, sabia quais eram suas prioridades, e era guiado com as bênçãos de Allah (louvado seja) para cumpri-las com o melhor de sua capacidade humana, servindo, assim, de exemplo a todos nós. 

Você pode argumentar que era possível naquele tempo, e agora no século 21, é quase impossível sobreviver se não o for “multitarefas”. Eu peço desculpa, mas não concordo. O sistema “multitarefas” resulta em nada mais do que stress e trabalho de má qualidade de todos nós, e nunca nos permite aplicar todo nosso potencial no que estamos fazendo. Em vez disso, o modo “multitarefas” é o motivo de nunca sermos capazes de completar satisfatoriamente uma única tarefa! É hora de abandonar este estilo de vida maluco e adotar uma forma mais natural de viver.

Então, o que é o modo “unitarefas” e como você pode desenvolver o hábito “unitarefas”? O modo “unitarefas” é fazer o seu trabalho, uma coisa de cada vez, com concentração e total dedicação a cada tarefa. Os 5 passos seguintes foram retirados do livro de Leo Babatua, Focus (Foco), do qual recomendo a leitura:

1. Comece consciente

Quando você começar a fazer algo, esteja mais consciente de que está começando determinada atividade. À medida que o faz, se conscientize de que deve realmente realizá-lo, e do desejo de mudar para outra atividade. Prestar atenção é o primeiro passo importante.

2. Se livre das distrações

Se for ler, fique longe de todo o resto, é só você e o livro. Se for passar um e-mail, feche todos os outros programas e todas as abas do navegador, exceto a guia do e-mail, e o faça. Se for fazer uma tarefa do trabalho, não abra mais nada, desligue o telefone. Se for comer, largue o computador e outros dispositivos e desligue a televisão.

3. Escolha sabiamente

Não comece simplesmente a fazer algo, pense um pouco sobre o que vai fazer. Você realmente quer assistir TV? Você realmente quer enviar um e-mail agora? Esta tarefa é o trabalho mais importante a ser feito?

4. Se entregue ao que vai fazer

Se for fazer dhikr, faça-o com concentração total, dedicação completa. Coloque toda a sua atenção nessa atividade. Se for ter uma conversa com alguém, escute realmente, esteja realmente presente. Se for arrumar sua cama, faça-o com toda a atenção e com o melhor de suas habilidades.

5. Pratique 

Você não aprende nada da noite para o dia. Você pode começar agora mesmo, mas não espere ser bom no que faz logo na primeira vez. Seja constante. Pratique diariamente, durante todo o dia. Não faça mais nada, apenas pratique.

Pense no melhor exemplo dado por nosso último Profeta (que a paz esteja com ele), e pergunte-se: Você acha que pode fazer melhor do que ele (que a paz esteja com ele)?

Fonte: ProductiveMuslim.com

Leia também sobre as histórias dos outros profetas mencionados no Alcorão: clique aqui


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *