A Excelência da Oração Voluntária Durante o Ramadan

A Excelência da Oração Voluntária Durante o Ramadan
Compartilhe

Abu Hurairah (radiallahu ‘anhu) relatou que o Mensageiro de Allah (sallalahu ‘alayhi wa salaam) disse:

“Aquele que pratica a oração voluntária (Tarawih) durante o Ramadan, com fé sincera e na esperança de ser recompensado, terá os seus pecados anteriores perdoados”. [Al-Bukhari e Muslim]


Abu Hurairah (radiallahu ‘anhu) [também] relatou que o Mensageiro de Allah (sallalahu ‘alayhi wa salaam) costumava instar as pessoas a rezarem o Tarawih à noite durante o mês do Ramadan.  Ele não ordenou nem o tornou obrigatório sobre eles. Ele,  (sallalahu ‘alayhi wa salaam) disse:

“Quem quer que efetue orações (Tarawih opcional) à noite, durante o Ramadan, com fé e esperança sincera de receber a recompensa de Allah, terá seus pecados passados perdoados.” [Muslim]

Comentário

Este[s] [a]hadith destaca[m] os seguintes pontos:

1. Qiyam, no mês do Ramadan é um ato de imensa importância do ponto de vista da recompensa e do merecimento.

2. Os pecados perdoados através do Tarawih durante o Ramadan são os menores, pois os pecados maiores não são perdoados a menos que o indivíduo se arrependa sinceramente e compense a quem ele tenha injustiçado.

3. Que o Qiyam durante o mês do Ramadan era uma prática do Profeta (sallalahu ‘alayhi wa salaam).  Durante um Ramadan ele fez Qiyam por três noites consecutivas, isto é, fez este Salat Nafl  [não obrigatória, voluntátia] em congregação com os seus Companheiros. Na quarta noite, quando os seus Companheiros se reuniram com este propósito ele lhes disse: “Receio que se torne obrigatório para vós”. Portanto, apesar do seu desejo de se juntarem a ele nesta oração,  não liderou o salat naquela noite. Quanto ao número de rak’ah que fez em congregação durante essas três noites é realmente uma questão pertinente aqui. Segundo os ahadeeth, o total chega a onze, oito rak’ah mais três [rak’ah de] witr, assim o número Masnum[1] de rak’ah no Qiyam de Ramadan é onze.

4. Este Salat Nafl foi interpretado nos ahadeeth como Qiyam Ramadan. Mais tarde veio a ser chamado de Tarawih.  Tarawih é o plural de Tarwihah. Visto que os Companheiros do Profeta (sallalahu ‘alayhi wa salaam) e seus predecessores costumavam fazer um Qiyam muito extenso descansavam após fazerem [cada] quatro rak’ah. Foi assim que os nomearam de Tarawih (Oração do Descanso). (Quatro rak’ah são chamados de ‘Tarwihah’)

5. Tarawih é [ou são] na verdade orações Tahajjud[2]. Pelo bem da conveniência e benefício de um número maior de pessoas, o Tarawih é feito no mês do Ramadan logo após a oração ‘Isha’ juntamente com esta última, que é o tempo mais cedo para se rezar Tahajjud.

6. Que o Tarawih fosse efetuado em congregação foi estabelecido a partir da conduta do Profeta (sallalahu ‘alayhi wa salaam). Ele (sallalahu ‘alayhi wa salaam) liderou essa oração no 23°, 25° e 27° dias de Ramadan. Durante o seu califado,  ‘Umar (radiallahu ‘anhu) retomou-a e ordenou que Ubayy bin K’ab e Tamim Ad-dari a efetuassem em congregação. Ordenou-lhes realizar oito rak’ah Tarawih mais três de Witr. Desde então esta prática tem sido mantida.

7. Alguns dizem que rezar Tarawih em congregação é bid’ah[3] porque fora introduzido no califado de ‘Umar (radiallahu ‘anhu). Porém isso não é correto, já que ficou estabelecido que o Profeta (sallalahu ‘alaihy wa salaam) apenas não continuou rezando-o por medo de que a tomassem por obrigatória, caso contrário teria continuado.  Quando o temor que esta prática fosse tomada por obrigatória terminou, ‘Umar (radiallahu ‘anhu) deu a esta oração a forma de Nafl e reavivou o modo de fazê-la coletivamente, satisfazendo assim o desejo do Profeta (sallalahu ‘alayhi wa salaam). Apesar de todos estes fatos, ainda é permitido que o Tarawih seja realizado individualmente nas horas tardias da noite.  Uma vez que as pessoas comuns não são capazes de fazê-la individualmente, os passos dados por ‘Umar (radiallahu ‘anhu) estão perfeitamente corretos. Se isso não tivesse sido feito a maioria das pessoas teria sido privada das bênçãos e recompensas de Qiyam-ul-Lail, o que teria sido realmente, uma grande privação.

8. Não existe nenhuma confirmação autêntica sobre as vinte rak’ah de Tarawih, e tampouco a sua atribuição a Umar (radiallahu ‘anhu) foi comprovada por um hadith Muttasil (conetada) confiável.  Uma reivindicação foi feita em uma narração Munqati (desconetada), que nos dias de ‘Umar (radiallahu ‘anhu) as pessoas costumavam fazer vinte, trinta e seis e quarenta rak’ah de Tarawih, das quais o indivíduo pode melhor inferir a justificação para mais de oito rak`ah de oração Nafl. Mesmo assim, Tarawih Masnun seria de oito rak’ah apenas, e mais, ou menos que isso seria Ghair-Masnum.

9. No Tarawih, ou seja, Qiyam Ramadan, é Masnum realizar um longo Qiyam, mas deve-se ter em mente que o Qur’an deve ser recitado de acordo com os princípios de ‘Ilm-ut-Tajwid, com uma voz clara e distinta em ritmo lento. Muitos dos Qurra recitam tão rápido que é difícil de se entender, e muito menos se concentrar no que está sendo recitado.  Tal recitação é um modo de retribuição, em vez de recompensa.  Um novo sistema está agora em voga: de acordo com este costume, o Qur’an inteiro é terminado em alguns dias, e oito a dez, partes são recitadas diariamente no Tarawih. Existem centenas de milhares de pessoas na audiência. Depois de escutarem o Qur’an por alguns dias, essas pessoas se consolam que ouviram o Qur’an inteiro no Tarawih e que agora estão livres para cuidarem de suas vidas e negócios de forma a melhor aproveitarem a ocasião do ‘Eid, sem se importarem se o Qari está realmente recitando o Qur’an ou alguma outra coisa.


[1] Masnum- que é conhecido como sendo da sunnah

[2] Tahajjud e Qiyam al lail são a mesma coisa, o que difere é se a pessoa dormiu ou não. Qiyam al lail (que literalmente pode ser traduzido por “ficar acordado durante a noite para rezar” é o perído que começa depois da ish’a e vai até antes do fajr) , então se a pessoa foi do ish’a ao fajr sem dormir, rezando, ela praticou qiyam al lail, mas se ela dormiu um pouco e depois acordou para rezar neste período, ela fez tahajjud.

[3] Bid’ah- inovação nos assuntos religiosos

Título Original: [Riyad-us-Saliheen] The Excellence of Optional (Tawawih) Prayer during Ramadan- Riyad-us-Saliheen, de Imam Al-Nawawi, Chapter 213.

Fonte: Abdurrahman.Org


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *