Os Pilares da Fé

Os Pilares da Fé
Compartilhe

Por Abu Muawiyah Ismail Kamdar

Os Pilares da Fé


Depois de quatro Surahs Madinan que se concentram profundamente nas Leis Islâmicas, seguem-se agora duas Surahs Makkan: Al-An’aam e Al-A’raaf. Estas duas Surahs focam-se no tema central da Revelação Makkan, que é a Aqeedah. Os pilares da fé (Iman) são o tema fundamental ao longo destas duas Surahs.

Surah Al-An’aam centraliza-se mais nos sinais da existência de Allah, e na necessidade da revelação. Enquanto que a Surah Al-Araaf, por sua vez, centraliza-se principalmente na Vida após a Morte e nas histórias dos profetas.

Estas compõem quatro dos seis pilares da fé: Crença em Allah, nos Seus Mensageiros, nos Seus Livros, e na Vida após a Morte. Os outros dois são Qadar e a crença nos anjos, que são também mencionados nestas Surahs, mas analisadas com mais detalhes em outras Surahs.

Como estas Surahs foram reveladas desde muito cedo em Makkah, foi essencial que elas se focassem nos próprios fundamentos do Islam. Os fundamentos do Islam são as crenças. Estas veem ainda antes mesmo das leis, uma vez que a crença é uma condição necessária para a aceitação das ações.

Estas Surahs indicam a necessidade da revelação. A única forma de conhecermos o nosso Criador é através da revelação. A única forma de saber o que Ele requer de nós é através da revelação. A única forma de saber o que Lhe desagrada é através da revelação. A única forma de saber sobre a Vida após a Morte é através da revelação.

Isto faz com que revelação e a profecia sejam conceitos centrais no Islam. Na Surah Al-Anaam, Allah também refuta os principais argumentos suscitados pelo povo de Makkah contra o conceito da profecia e revelação.

Para ajudar a compreender os temas correntes ao longo destas Surahs, imagine o cenário de vida em Makkah. A maioria das pessoas eram adoradores de ídolos, e o Profeta Muhammad (sallallahu ‘alayhi wa sallam) tinha apenas começado a chamá-los a todos para a crença num Deus Único e a crença na Outra Vida.

Imagine as questões que eles fizeram. Imagine as objeções que levantaram. Imagine os argumentos que fizeram contra o Islam. Agora leia estas duas Surahs e encontrará Allah respondendo diretamente a todas estas questões, objeções e argumentos.

Neste contexto. Estes versículos formam uma fascinante perspetiva do diálogo entre o Profeta Muhammad (sallallahu ‘alayhi wa sallam) e a sua comunidade. Para cada objeção levantada contra o Islam, Allah respondeu com os mais simples e irrefutáveis argumentos.

Foram estas incomparáveis qualidades ao responder às questões dos Quraysh, e a explicação das crenças centrais do Islam que compõem os temas da revelação Makkan, e estas duas Surahs são excelentes exemplos disso.

Fonte: AbuMuawiyah.Com


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *