Conselhos de um Sábio

Conselhos de um Sábio
Compartilhe

Certa vez, um sábio colocou seis perguntas a seus estudantes:


“O que está muito próximo de nós na duniya (neste mundo)?” E os alunos responderam várias coisas, como: pais, cônjuges, amigos, filhos… Mas, o sábio disse: “Sim, todas as respostas são corretas, entretanto, a resposta perfeita é a ‘morte’.Pois Allah, swt, nos revelou que quem vive, definitivamente, morrerá – referindo-se à surah Al Imran: 185.”

“Toda a alma provará o sabor da mortee, no Dia da Ressurreição, sereis recompensado integralmente pelos vossos atos; quem for afastado do fogo infernal e introduzido no Paraíso, triunfará. Que é a vida terrena, senão um prazer ilusório?”

  • “O que está mais distante de nós nesta vida?” E os alunos responderam várias coisas, como: o sol, a lua ou um país. O sábio, então disse: “Sim, todas as respostas estão certas, mas a resposta perfeita é ‘nosso passado’. Em quaisquer circunstâncias não podemos retornar ao passado. Portanto, temos sempre que cuidar do dia de hoje e dos que virão com obras boas e justas, como é ensinado pelo Islam.”
  • “O que é maior neste mundo?” E os alunos responderam várias coisas, como: montanhas, a terra, o sol, etc… O sábio respondeu: “Sim, essas respostas não deixam de ser corretas, mas ‘tentação’ (do nosso ego, nafs) é a resposta perfeita. Então, devemos sempre ser cautelosos com nosso ego, não permitindo que ele nos leve ao Jahannam (inferno) – referindo-se à surah al Araf: 179.”

“Temos criado para o inferno numerosos gênios e humanos com corações com os quais não compreendem, olhos com os quais não vêem, e ouvidos com os quais não ouvem. São como as bestas, quiçá pior, porque são displicentes.”

  • “O que é mais pesado neste mundo?” E os alunos responderam várias coisas, como: ferro, aço, elefante…O sábio disse: “Sim, estas respostas são corretas. Entretanto, a resposta perfeita é ‘amanah’ (confiabilidade).” E ele explicou: “as plantas, montanhas e árvores não poderiam aceitar a missão de ser o khalifa neste mundo. Já os humanos, com sua arrogância e vaidade, aceitaram a tarefa. Porém, muitos seres humanos estão sendo lançados no inferno por violarem a confiança que Allah, swt, depositou neles – remetendo à surah al Ahzab: 72”

“Por certo que apresentamos a custódia aos céus, à terra e às montanhas, que se negaram e temeram recebê-la; porém, o homem se encarregou disso, mas provou ser injusto e insipiente.”

  • “O que é mais leve neste mundo?” E os alunos responderam várias coisas, como: algodão, poeira, vento, etc… E o sábio disse: “as respostas estão corretas, mas a resposta perfeita é a ‘negligência ao salah’ (oração diária).” E sábio explicou que isso é especialmente verdade para aqueles que negligenciam suas orações por tão pouco como um encontro de negócios, trabalho…
  • “O que é mais afiado neste mundo?” E os alunos responderam várias coisas, como: uma faca amolada, uma espada… O sábio respondeu: “sim, estão certas estas respostas. Mas, a resposta perfeita é a ‘língua’. E ele explicou que com suas línguas os humanos, arrogantemente, ofendem e prejudicam os sentimentos alheios.

Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *